Poemas de Amizade de Autores Brasileiros
Dizem que com o tempo a amizade esfria...
Que é impossível durar para sempre...
Eu olho no fundo dos seus olhos todo dia...
E vejo esta menina sorridente...
Que sempre está aqui para a minha alegria.
Amizade é um sentimento que nunca morre...
Uma virtude que muitos sabem que existe...
A maioria das pessoas sabem disso...
Mas são poucas que reconhecem.
A minha amizade, e importância é relevante para algumas pessoas, enquanto estão levando vantagem e tirando proveito dela. Eita mundão velho sem porteiras e fronteiras é um entra e sai de hipócritas.
E com tudo isso, o ganhador e glorioso sou eu.
Tô nem aí proceis....que nem cavalo puxando carroça, cagando e andando.
Para desmistificar o amor
e o estado de amizade
que carregamos no peito
a poesia sentou praça:
para falar de quem
forage de si mesmo
e por ambição está
querendo ignorar
quem merece valor.
Pois neste mundo
que não há mais
tantas distâncias.
Quem se exime
de dar satisfação
de uma vida que
está em suas mãos,
não tem condição
de reger uma Nação,
E não pode nem um pouco
se queixar de rejeição.
Brilha Graciosa
Em sua roda de amizades,
Era querida e engraçada,
Realizava varias bondades,
Sua presença era prezada,
Compreensiva, encantadora,
Esperta, investigadora,
Queria ser médica,
Ginasta e cantora.
Bem mais madura que as outras meninas,
A vida foi dura e a fez menos manhas, Se propunha a ousar e auxiliava,
Estendia a mão onde estava,
Prestativa, precavida, delicada,
Nunca mais seria forçada a nada.
Ajudava a mamãe no bordado,
Segurava o rolo de linha,
Ficava atenta a cada traçado,
Da rede ao rendado até a barrinha.
Pintava o bordado, ornava a borda,
Combinava sua roupa com a da bonequinha,
A pequena brincava, cantava, pulava,
Imaginava e sabia, nada mais a detinha.
Nada mais a deteria.
Brilha Graciosa !
Brilha o quanto quiseres brilhar.
Pequena Preciosa !
Motivo maior prum pai se orgulhar.
Em sua roda de amizades,
Era querida e engraçada,
Realizava varias bondades,
Sua presença era prezada,
Ilustríssima Karine,
Em nenhuma circunstância
Foi amor ou amizade.
Ilustríssima Karine,
Fomos brevemente
Uma questão de eternidade.
"Amizade é Laço que não Aperta"
Amizade é um sopro divino que nos encontra no meio da travessia. Não exige promessas nem contratos. Ela apenas é — como o nascer do sol, que não pergunta se queremos a luz. Surge serena e, quando é verdadeira, instala-se na alma como morada sagrada.
Está no olhar que compreende antes mesmo da palavra, no gesto simples que alcança sem invadir. É quando a ausência não fere, porque o coração sabe que há presença mesmo no silêncio. É quando o tempo pode passar com sua pressa e urgência, mas o afeto permanece intacto — como um jardim que floresce, mesmo sem testemunhas.
Amizade é laço que não se desfaz com a distância, não se rompe com as mudanças. Ela se molda, se refaz, se reinventa — mas nunca deixa de ser. É o ombro que acolhe, a palavra que acalma, o riso que divide o peso do mundo. É o espaço onde podemos ser inteiros — ou mesmo em pedaços — sem medo da rejeição.
Amigo é quem vê o invisível em nós. Quem conhece nossos bastidores e, ainda assim, escolhe ficar. É quem atravessa as noites da nossa dor com uma lanterna acesa de esperança. E, quando todos se vão, é quem permanece: silencioso, presente, eterno.
Porque amizade é isso: um amor sem pressa, sem cobranças, sem explicações. É afeto que se traduz em liberdade. É raiz que firma, asa que impulsiona, porto que acolhe e mar que leva adiante.
Amizade é amor que não precisa de rótulo. É vínculo que não se mede. É alma que reconhece alma, num pacto invisível de eternidade. E isso... ah, isso é raro. É sagrado. É infinito.
Relembrando
a amizade
com um filho
de Caxias,
Para acordar
que na Pátria
vizinha
tem gente
padecendo
a noite brumosa,
e a tropa
sofrendo
da mesma forma.
A devastação
do regime
do meu país
deixou mais
rastros nele
do que em
qualquer outro;
E se vivo aqui
ele estivesse
estaria em
desgosto só
de saber que
a história se
repete até
em outro país.
Desapareceram
com o General
e que estão
ocultando
isso há 73 dias,
e que todos
sabem que
ele foi preso
injustamente
e jamais fugiria;
A liberdade ainda
não chegou
para a juíza,
o jornalista,
os médicos
e tantos outros
que por motivos
diferentes
são vítimas
da mesma sina.
Guerras terminam e tiranos
caem quando entendemos que
só com a união que a amizade
pode trazer a possibilidade
de todos reerguerem as suas vidas.
O pacto de amizade entre
Grozny e Mariupol
não gerará esquecimento,
porque neste bastidor
de letras tem o suficiente
para que não haja
nunca mais apagamento.
Ondeia o trigo das estepes
e o azul da Soberania na Bandeira
para lembrar onde começa
e onde se celebra a Independência.
Enfeitei os meus cabelos
com girassóis e fiz um
canteiro com camomilas
porque ainda não vou
parar de escrever poesias.
As minhas poesias
imparáveis serão espalhadas
de boca em boca
porque são indomáveis,
esta poética imparável
é Motanka giratória.
Se por acaso conseguirem
fazer com que eu pare
de escrever: as minhas
poesias continuarão
sendo escritas sozinhas.
Os mercenários muito tarde
tomaram posse da realidade
e foram pelos ares,
e eu ainda testemunho
povos querendo conquistar
as suas liberdades.
Para cada um que chora
os seus mortos aceno
o meu respeito e entrego
este poema como quem
planta um lírio pacífico
e profundo para que findem
de uma vez com a guerra do destino.
Acaju
Fazer amizade
com o tempo
para que ele
passe devagar,
Te receber sem
nenhum medo,
Passar a mão
no seu cabelo
desfrutando
da sombra
de um Acaju,
Ser feliz não
tem segredo.
Quem não fez questão
do seu amor ou da sua
amizade não é agora
que vai de fato fazer,
As lições da Natureza
foram dadas
para quem sabe ler,
Dê igual importância
que um dia foi
dada para você,
O vento sopra as flores
e o Ipê-do-cerrado
não volta para recolher.
Tenho a Lua como amiga
Porque prefiro as amizades
Que sempre aparecem
Exatamente na hora
em que a gente precisa
E eu gosto muito
da maneira silenciosa
Que a Lua conversa
Tenho a Lua como amiga
Porque ela não demonstra
pressa pra que eu apareça
E se eu não vier às vezes
Ela não desconversa e nem briga
Tenho a Lua como amiga
Porque eu a conheço
desde a infância
E apesar de tamanha distancia
Ela nunca me esquece
E essa é uma qualidade verdadeira
das amizades antigas e sinceras
Tenho a Lua como amiga
Porque apesar da idade
A Lua sempre se renova
E nunca me deu as costas
Mesmo quando eu percebo
Que a Lua está cheia
Apesar de tanto tempo juntos
A nossa amizade é constante
e crescente
Amizade básica
Atração mágica
E eu sempre procurei compreender
Que ela tem lá, as suas fases
E assim, a nossa amizade nunca míngua
Tenho a Lua como amiga
Porque a Lua é mais velha
E sempre me aconselha
E sabe dizer em silêncio
E com brilho
As coisas que eu preciso saber
E ela sabe que eu sei como ouví-la
Tenho a Lua como amiga
Porque a lua
Sabe se calar na hora certa
Pois as melhores amizades
São aquelas
Que sempre aparecem
Pelo prazer de estarem juntas da gente
A Lua também nunca mente
Nem fica fazendo perguntas
Fica ali, me olhando, calada
Eu não troco essa amizade
Por nada.
Edson Ricardo Paiva
Guarde o teu amor
no coração
Encare as amizades
que a vida lhe trouxer
Sempre com aquele
mais profundo
e imperdoável sorriso
Talvez hoje não precises
de ninguém
A resposta da vida vem
Quando não precisarem
de você também
A luz do Sol
Não é tão amável todo dia
Até o dia
Em que você abre as cortinas
E percebe que naquele dia
O Sol não ilumina
Guarde no abrigo do coração
tenha guardado consigo
Todos os amores
e todos os amigos
Mesmo aqueles que às vezes
lhe provoquem
mais dores que alegria
Todo amigo e todo amor
há de lhe causar
Alguma espécie de dor um dia
Se você não der abrigo a essa dor
Você, fatalmente
Não pode ser chamado de amigo
E também não descobriu
O que é amor.
Hoje eu fiz café
E desfiz a amizade
da saudade que eu sentia
de mim mesmo
Parece a semana passada
Mas faz muito tempo...
Eu sentia um perfume
Que até hoje eu não sei ao certo
A vida não era
Um caminho de estrelas
A vida era o nada
Onde a trilha era delas
Meus pés vão pisando outro chão
Onde o brilho são vagalumes
Hoje eu fiz café só pra mim
Hoje eu vi que tinha
Borboletas coloridas
Bordadas
Na única xícara que não quebrou
A vida ilude
Mas não faz feliz
Acordo outra vez
Agora não sou mais
Um menino de giz
Desenhado num muro
Novamente me vi de pé
Transbordando o café na pia
Acordo de novo
Dessa vez
No mesmo dia
Percebo que nunca mais
Quero estar perdido
O poema de hoje
Ainda nem foi escrito
O dia de ontem
Escurece no esquecimento
Borboleta que pousa na minha mão
Minha única xícara
Linda... e última vida.
Edson Ricardo Paiva.
A verdadeira amizade , não considera vantagens.
Não se aproxima por interesses....
Um verdadeiro amigo , cria elos que estão acima de qualquer vantagem , não lucra nem espera reconhecimentos.
A verdadeira amizade e tolerante não aceita o egoísmo nem submete o outro a seis serviços como exploração.
Amizade é sincera pura e igual ....
