Poemas da Pátria

Cerca de 11723 poemas da Pátria

Tem um passarinho azul cantando o sol que apareceu bem cedinho
a poesia se fez
... sem rima!

Inserida por filipemacedo

Quando faltam 24 horas para amar, o coração multiplica os minutos com os segundos, tornando imensurável o espaço de tempo entre um dia e outro.
Logo, viro professor de matemática, para ensinar ao sapequinha
que em assuntos de distância, a melhor operação é subtração!

Inserida por filipemacedo

LULA MOLUSCO DA SILVA
Lula cefalópode
Não aquele que tudo pode
Aquele de pés na cabeça
Como o náutilo, choco e polvo
Com muitos braços
O da Silva tem dois
Mas é como se tivesse oito
Molusco carnívoro
Mandíbulas em forma de bico
Corta, rasga e tritura
Não sobra nada
Só herança maldita
Molusco contagioso
Doença viral
Se espalha, contamina
Mesadinha, mensalão
Olho grande e petrolão
Bandidagem que dá rima
Fez da esperteza
Não mais inteligência
E sim corrupção
Hino de guerra
Lula lá
Lá longe
Nesse mar de marolinha
Tomara que venha
Um tubarão bem grande
Para comer esse molusco
Boi-gordo gigante
Com alma de lulinha
Mas coitado do tubarão
Mesmo com tanto apetite
Ainda vai ter que Deus o livre
Uma baita indigestão

Inserida por FernandaRomeu

Desabafo
Hoje, 15 de novembro, parei um pouco para refletir sobre diferentes momentos vividos pelo e no Brasil: independência? Ditadura/democracia/ditadura; corrupção, impunidade, moradia popular, saúde e educação de má qualidade; “boicote” à liberdade de expressão, devastação do meio ambiente, entre outros, acompanhados ou não de revolta popular.
Como tem sido difícil ver o povo brasileiro “encurralado” em toda a sua história: da alegria para a opressão e vice versa, esperando uma “gota” para se lançar na “chuva”!
Mudo eu, muda o Brasil, pois é uma ilusão pensar em mudar um país gigante sem a mudança de cada um de nós! Vivemos em um país cuja Bandeira traz o lema do Positivismo: "Ordem e Progresso", mas esta marca não é capaz de expropriar dos brasileiros a sua capacidade de amar e lutar por este país, que é o nosso “lar” provisório.
Cada brasileiro precisa se revisitar e tirar de si o melhor. É difícil mas não é impossível. São outros tempos, outras cabeças, outras estratégias, mas sempre vale à pena sair da inércia.

Inserida por DelvaBrito

Durante o governo de um estado, não existe uma regra ideal para a sociedade. Mesmo na incerteza dos acontecimentos, todos os conceitos ideológicos partidáristas existentes, são aceitáveis e aplicáveis à qualquer povo, desde que sejam pensados para o bem de todos. Seja para direita ou para à esquerda, qualquer uma dessas curvas é caminho e levam para um objetivo, por mais que sejam métodos distintos um do outro. O que garante isso, é o caráter, honestidade e inteligência dos homens que iram exercitar suas idéias perante uma população.
O sociedade ao se auto-questionar para qual lado se inclinará, precisará analisar as propostas de cada partido/candidato e absorver os pontos positivos e os que darão mais resultados, para assim implantar tais regras com as ferramentas da democracia.
Para que seja oferecida uma estabilidade de um todo, a democracia é muito importante, e ainda garante a liberdade de decisão da maioria, que por sinal, é o que consiste a engrenagem de um país.
Hoje, para nós que vivemos tempos avançados comparado ao surgimento dos pensamentos ideológicos do homem político, essa teoria "democracia" se tornou patrimônio da história do mundo, e é hoje lembrada como uma lei artificial solucionadora para qualquer cultura.
Portanto, no quesito ideológico e moral, não é benéfico para uma população se acomodar há idéias de um só partido. A solução para se esquivar do mal intencionado, é sempre se manter atento e acatar ás idéias do lado oposto quando forem melhores do que as do partido que está sendo seguido. Essa é a melhor e essencial maneira de praticar politica para o bem e a evolução social.

Inserida por DavidEder

mesmo no meu canto sentado e sozinho mas não tão só.
longe de todos mas não tao distante,
com o silencio presente e um acalanto contante,
me aprendo em um canto que tudo vejo e velejo com intenso carinho e afinidade, revendo amigos dos quais já teve o prazer de conviver em poucos momentos lado alado mesmo que criança, e outro que nunca esteve perto,mas com amor e devoção a uma só paixão de que todos somos irmãos ,,eu agradeço sempre obrigado por sua atenção....

Inserida por solracsejo

Poder de desencontro
Passou por tantos planos
Que acabou-se em tão pouco

Travado em batalhas
O capital se afundou
Procurando as causas
De quem não se importou

Tornou da pobreza, sua vivência
Que ao seu lado, situou
Já não tardava, sua influência
Às garras de quem reinou

Estrangeiros se apossaram
Daquilo que não tinham direito
Governaram e organizaram
À fim de se colocar defeitos

A música desleixada
Pouco se ouvia
Com o doce de seu investimento
Tudo se esvaía.

Inserida por ditandonolimite

Seus olhos já não são os mesmos
Minha vida também não
No fundo eu vejo meu espelho
Na verdade eu vejo evolução

A vida não é tua e nem minha, a vida é do tempo que faz a arte, na vida todo mundo faz parte , na vida todo mundo tem a arte.
Eu vivo bem, eu vivo bem aqui sozinho, não atrapalho mais ninguém, deixe me sozinho
=== Que mundo é esse que eu não posso falar / Que mundo é esse que eu não posso cantar
Que mundo é esse que eu não posso dizer./ Que a constituição é a mesma bosta, eleita e imposta, por você !
=== Ei , escute essa canção que eu digo é de coração ,a vida continua e você faz o que meu irmão !
Que paga imposto sim, que paga taxa sim, o mundo vive assim e a corrupção te mata ?
E você ainda insiste em me chamar de parça
A constituição te mata, e ainda insiste em me chamar de parça
Mente pra catraia e eu sei por que, a vida te ensinou a nunca transparecer.
Sei que a vida muda e todo mundo é um artista
E se você Brilha? Qual é a sua trilha? Qual é a sua conduta ? Quem é você?
******** Que mundo é esse que eu não posso falar / Que mundo é esse que eu não posso cantar
Que mundo é esse que eu não posso dizer./ Que a constituição é a mesma bosta, eleita e imposta, por você !
Que mundo é esse que ninguem quer mais falar , que mundo é esse que ninguem quer mais cantar , que mundo esse que ninguem quer dizer / Que a constituição é a mesma bosta, eleita e imposta, por você !

Inserida por Zakia

A corrupção

A corrupção chega atrasada no ponto de ônibus, corta a fila, passa pelo motorista, da o dinheiro da passagem contado e pega o troco do passageiro da frente, passa a roleta e senta no assento preferêncial.
A velhinha que ficou para trás, entra no ônibus e não encontra lugar para sentar, a corrupção se encolhe, fecha os olhos e finge dormir.
A velhinha olha para os lados e ninguém parece se importar, levanta uma grávida e dispõe-se do seu lugar.
O motorista freia bruscamente, havia um cachorro logo à frente. A corrupção então começa a reclamar: - Seu "motô" você leva é gente, não é porco e nem galinha. Se tem cachorro na frete, passa logo em cima.
A grávida passa mal e logo um tumulto provoca o pessoal, o motorista para o ônibus e espera a ambulância chegar.
Novamente a corrupção volta a reclamar: - Oh "motô", eu to indo trabalhar e vou me atrasar. Liga logo essa joça e vamos embora, porque do meu salário eles vão descontar.
O motorista fingiu que não ouviu, a corrupção levantou e pelo corredor caminhou. A bolsa da grávida estourou.
Por ela a corrupção passou, ignorou e esnobou, desceu do ônibus e partiu. Nasceu um menino que vai se chamar Brasil.

Aquele dia ficou marcado pela corrupção, que passa, ignora e esnoba o Brasil!

Inserida por nicolassouto

SISTEMA PECUARISTA..
Eu sou um PECUARISTA,que se orgulha do que têm. Nóis,domina o Sistema e não tem pra mais Ninguém.

Nois domina o rebanho,conquista a Mulherada.Pecuarista é cabra Macho e eu vou tomar uma gelada.

Eu convidei uma moça,fiz um churrasco pra ela , ela comeu toda carne e eu segurando vela.

O moça vou te contar ,coma o quanto quiser, eu sou o Rei do Gado e também pranto café.

O moça vou te contar, pode ser boa ou má noticia, eu domino a boiada e isso aqui é minha vida.

O moça,tudo que tenho não foi da noite pro dia , trabalhei de sol a sol no lombo de um arredio.

Eu sou o numero 1,aqui tenho minhas conquistas. Eu vou te apresentar O SISTEMA PECUARISTA...

Inserida por Paolakarime

Nunca na história desse país se falou tanto em liberdade de expressão e democracia. E olha que plataforma pra isso é o que não falta. Se antes nos limitávamos ao boca a boca e as saudosas cartas, hoje temos redes sociais dos mais variados tipos.

Em contrapartida, nunca na história desse país se oprimiu tanto quem pensa diferente do outro.
Não entendo isso.

A questão é que alguns não querem apenas expor suas opiniões e defender o que acreditam. Eles querem que você concorde, aplauda e assine embaixo. Nem que for na marra.

Querem inclusive que você defenda os ideais alheios, mesmo que não sejam os seus. E que se dane sua opinião, suas experiências, temperamento, educação, valores: você sempre será um idiota, ignorante e inferior se não entrar na dança.

Num mundo de pessoas com egos inflados e donos de verdades absolutas baseadas em opiniões pessoais (e links de reportagens), felizes são aqueles que não se sentem constrangidos em pensar com a própria cabeça até o fim.

Respeitar é uma coisa. Concordar é outra.
E educação cabe nos dois casos.

Inserida por tainahferreira

Infelizmente de acordo com os fatos do passado e do presente não tenho muitas esperanças quanto ao futuro. O país vai ficar mal de qualquer jeito, com PT, PSDB, PMDB, PV, PABCDEFGHIJ.

E o motivo todo mundo já conhece: é que o de cima sobe e o debaixo desce. Bom xibom xibom bom bom.

Inserida por tainahferreira

Acima do bem e do mal, tadinho.

É o próprio das nações esperar um salvador
Seja ele Jesus Cristo ou lulinha paz e amor
Mas o mito se alimenta de proezas e que tais
Que fazer quando o mito vive em notas policiais?

Um bordão o acompanha “nunca antes no Brasil”
Já cansou a lenga lenga, julga o povo imbecil?
No entanto ele organiza em sua volta uma festa
Tem motivo para isso: ele é alma mais honesta

Contra ele se levanta a Zelite, os golpistas.
Os burgueses, os banqueiros, fazendeiros e dentistas
Querem derrubar o mito, o gigante, o herói
Ele fica amuado, indignado, com dodói.

Há suspeitas, coisa pouca, culpa da oposição
E da mídia subserviente, inimiga da nação
E em meio a tudo isso, verdadeiro bombardeio
Ele já tem a resposta. EU ESTOU DE SACO CHEIO

Falam sobre o tal do sítio, o tríplex, o pedalinho
Eles querem dar o golpe, golpe baixo e mesquinho
Mas não há nenhum problema, oh, gentinha mais malvada
Ele é inimputável, ele não sabe de nada.

Prometeu que doravante assaria coelhinho
Dá palpites, está louco fazer um comiciozinho
Mas já que de nada sabe, vale a pena perguntar
Vindo do mundo da lua ele pode governar?

Inocente ou bandido, há justiça para isso,
Não existe o tal golpe não existe compromisso
De fazer dele um mártir, uma vítima, um santo
Resta só a impostura, o eterno desencanto.

Inserida por celsocolunista

Hora da Mudança?

Certo sítio em Atibaia amanhece alvoroçado
Não é o sítio do Lula, já que ele não tem nada
Mas agora é preciso embalar, mandar de volta
Algumas quinquilharias, evidente, com escolta.

Pois agora, oh , milagre, ou devido a um ardil
Esse pobre retirante, vai para Casa Civil.
Nada pra causar espécie, uma mera circunstância
E apenas uma fuga dessa tal primeira instância.

O futuro é risonho, pois perdendo o prefixo
Nosso ex irá agora devolver o crucifixo.
Com guinada à esquerda, evitando o Juíz
Poderá tranquilamente inventar NOVA MATRIZ

Com seu cargo importante torna-se o mandachuva
A função, é evidente cabe-lhe como uma luva.
Perscrutando o horizonte, degustando acarajé
Poderá pedir, agora, Dilma, sirva um café.

Inserida por celsocolunista

Essa “revolução” ou “guerra pela esperança” que o país vive hoje é liderada pela juventude. Foi mais uma vez, os jovens que tomaram a frente. A justiça está fazendo a parte dela sim, porém, a pressão popular e essa ânsia por mudança é que está fazendo toda a diferença. Os indecisos ou contrários ao Impeachment estão mudando o voto devido ao claro desejo da população. As pessoas que optaram pelo voto nulos ou branco, pelo sentimento de revolta com o atual governo, estão optando pelos partidos que fazem a oposição a favor do Brasil.

Os movimentos que hoje referenciam as manifestações e protestos, como o Vem pra Rua, Movimento Brasil Livre, Ação Popular, Avança Brasil e muitos outros, são liderados por jovens,angústiados com o futuro incerto, já que o presente foi roubado.

Inserida por luizstancati

Esquerda ou direita?
Hoje tanto faz!
Todos no mesmo barco
Agindo como marinheiros de primeira viagem,
Mesmo sendo uma tripulação já formada na escola Brasil.
Enquanto afundamos...
Brigamos
Ofendemos
Disputamos pra ver quem leva a razão.
Apontamos culpados
E nunca estamos entre eles
Somos todos donos da verdade
Exemplos inquestionáveis de cidadãos.
Direita ou esquerda?
Sinceramente
Não me importo
Já fui votar emocionada
Daqui pra frente
Nunca mais.
Tudo que vejo
Leio
Assisto
Ouço
Só causa náusea
E uma profunda revolta.
Enquanto tudo acontece
Continuamos afundando
Porque insistimos na tola
Teoria da separação.
Quem sabe começamos a unir a nação,
Separando os bons cidadãos e esquecendo partidos?!
Ou morreremos afogados,
No meio desse mar de corrupção.

Inserida por Sheilakolberg

Viva!
É sexta feira santa.
Esse é o dia de não comer carne vermelha.
_Mas pera ai?
_para mim, todo dia é sexta feira santa...
Já viu quanto está custando o preço da carne?

Inserida por Renato01976

Sou brasileiro.

Sou nordestino sem colheita
sou irmão do petroleiro
que a justiça seja feita
que devolvam meu dinheiro
nem esquerda nem direita
eu sou povo brasileiro.

Inserida por GVM

O povo se revolta mais com o bloqueio do whatsapp do que com a roubalheira do governo.
Calma gente, são só dois dias e não 4 anos!

Whatsapp (e redes sociais) está para usuários frenéticos assim como o bolsa família está para os beneficiários sem noção... O importante é comer, cagar e postar selfie comendo e cagando. Dane-se o resto! Viva o Brasil!

*Sobre o bloqueio temporário do whatsapp que indignou o povo brasileiro no dia 17/12/2015.

Inserida por ketantonio

Achei que eu era inteligente em acreditar que uma PRESIDENTA, apoiada pelo melhor presidente da história do País (para gente pobre e trabalhador), seria o melhor pra gente. Pra esse povo marcado pelo poder de acreditar e ter fé.
Fui burro em não conseguir enxergar a única ambição, dessa que hoje é líder (que vergonha) do país que está arrasado pela desonra e a desgraça que se encontra o Brasil da corrupção.
Hoje, o mundo sabe que não existe país mais corrupto que nosso pobre Brasil de verdadeiro quarto mundo, porque terceiro, nunca conseguiu ser, na realidade.
Política "aqui" é símbolo de desonestidade; ambição e impunidade!
Poderia ser diferente!
Mas é a realidade!!!

Inserida por EduardoAques

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp