Poemas Bahia
É coqueiro da Bahia,
mas, eu resolvi mudar,
pois,eu gosto de inovar
todo dia e toda hora.
Mas não sou de jogar fora
aquilo que nos pertence...
Coqueiro quixadaense,
quero ver meu bem agora.
Quer ir mais eu, vamos!
Quer ir mais eu, vambora!
Bahia te queria
no inverno me esquentava a cama
no verão me assoprava derretida na lama
segurava minhas mãos com força
me amarravas com tiras de ceda
nunca fui tão feliz quanto naquele quartinho
na ilha do Araujo, teus olhos dois lindos caramujos
lembro bem nossas risadas pelas ruas e praças
entre vales e montanhas tortas sem placas
a gente cantando no carro feito garças
o escritor e a atriz, divertidos comparsas
hoje me esqueceu por aí
blasfema nosso amor, diz que tanto faz
que sou louca, obcecada, te persigo
desequilibrada, exibida e você meu inimigo
só não achei que você fosse tão burro
gênio imperfeito inseguro
fez da palavra algo duro, rabugento carrancudo
seu ciúme é seu escudo vou te deixar no escuro
Mário Gusmão !.
Nascido em Cachoeira,
No estado da Bahia,
Um garoto muito pobre,
Filho de uma lavadeira.
Não frequentou nem uma escola,
Mas, aprendeu a falar: Inglês e Francês,
Sem ninguém para o ensinar.
Quando adulto, em teatro se formou,
Na Faculdade da UFBA.
Eita negro inteligente, digno de recordação,
Em sua memória, foi criado o Centro de Artes:
Mário Gusmão.
Estou aqui minha gente, pra que ele não seja,
Esquecido, como tem acontecido, com nossos
Atores, que por nós, foi mui querido.
Capitão de Areia
Garoto abandonado na Bahia é capitão de areia. Capitão de areia, capitão na areia.
Por tanto ter sido deixado pra trás, aprendeu a dizer adeus antes de ser abandonado outra vez. O homem tem mãos para alcançar as estrelas, e não consegue alcançar o menino abandonado do outro lado da rua.
Na Bahia, tudo termina e principia no mar.
E para lá projetarei meus passos derradeiros
(Como o fiz com os primeiros...)
Em verdade vos digo, o mar é o lar dos encantados!
Já dito... vou para onde correm os rios...
Eles não podem estar errados.
SALVADOR - BAHIA - BRASIL
A terra do turista, do poeta do carnaval, a terra dos amores em céu aberto
dos amantes da boemia,
a terra dos faraós, do elevador
do senhor do Bonfim,
Aqui foi parido o Brasil Pela Baia de todos os Santos em Águas de março, cortada por morro em beira mar,
Terra do índio, do branco, do preto de todas as religiões e canções, quem aqui nasceu é soteropolitano, baiano da Gema, brasileiro do nativo.
Meu caminho pelo mundo eu mesmo traço
A Bahia já me deu régua e compasso
Quem sabe de mim sou eu
Aquele abraço!
Pra você que me esqueceu
Aquele abraço!
Soberana da Bahia,
Nem a Estrela D’alva duvida,
Desenhada por linhas auriverdes,
Lindas montanhas esmeraldinas,
Loucura de amor que fascina,
Até o firmamento declina.
Das sorrisadas das tuas gentes,
Por tuas violas afinadas,
Pelas tuas vozes,
Por todos os amores
Dos teus namorados,
Resolvi esperar por nós dois,
Assim sigo esperando
Por tudo de bom que o destino
Nos tem reservado,
Todo dia é um motivo para fazeres
O meu coração apaixonado.
Diante de rara beleza,
Que faz a noite mais enluarada,
Olhos negros e boca doce,
Nascida de versos intimistas,
Que seduzem e encantam,
Não canso de cantar o teu nome,
Canto nos quatro cantos do mundo,
O amor que só você me inspira.
Está ali no sertão predestinada,
Para ser por muitos artistas escolhida.
E ser amada por muitas estações,
Jacobina, terra sertaneja e de seduções,
Basta chamar-me, que eu irei correndo,
Não importa o tempo, está guardado o sentimento,
Irei para matar a minha sede nas tuas cascatas,
Abraçar as tuas gentes e me entregar às tuas emoções,
E deleitar-me nas tuas amorosíssimas tentações...
Maria Felipa
Protetora do Brasil,
da Bahia e da Ilha de Itaparica,
é a lendária Maria Felipa
contra qualquer
intento colonialista,
A memória segue viva,
mais de uma luta continua
e a poesia se ergue reunida,
Razão maior e sublime
de manter a nossa Pátria unida.
A Bahia debaixo d' água
também me preocupa,
A Bahia não sai nunca
do coração e do pensamento,
Canto Caymmi em silêncio,
O rejeito e o lixo atômico
também me preocupam,
O Sertão e o Mar
moram em mim além do tempo.
Madrugada romântica
e enfeitada pelo lindo
Jacarandá-da-Bahia
em flor que vem fazendo
o meu peito florescer
totalmente de amor,
Algo que você irá me buscar
para juntos nos completar
e nada mais há deste dia chegar.
Desenhei e pintei
um Jacarandá-da-Bahia
com as minhas mãos
de poetisa em Rodeio
no Médio Vale do Itajaí,
A cada momento aqui
em Santa Catarina
vivo oferecendo poemas
de amor desde o dia
que eu te conheci na vida.
O Jacarandá-da-Bahia
floresceu nesta manhã,
E eu continuo pensando
em você profundamente,
Algo me diz que você
pensa em mim igualmente.
O Jacarandá-da-Bahia
etéreo me envolve poético
e absolutamente flóreo
nesta tarde serena
e faz entender que amar
é viver o poema
num mundo que não
mantém sequer mais
o amor como lema.
O Jacarandá-da-Bahia
iluminado pelas estrelas
nesta noite magnífica
inundou o meu coração
com absoluta poesia.
A beleza de um Ipê na Bahia
é poética, incomparável,
e inspira Versos Intimistas
que me fazem fugir deste mundo
que muitas vezes não
está preparado para ouvir
o quê tenho para falar,
Optei em me calar por extrema
coragem de querer buscar
não me incompatibilizar
porque cada um tem
a sua própria hora de acordar.
Nesta linda Bahia
confesso ao Ipê-preto
um segredo de amor,
Eu sei que ao menos tenho
ele para me escutar
do mesmo que escrevo
os meus sentimentos
em Versos Intimistas
cheios de sonhos e desejos.
Bahia adorada Bahia
dos meus Versos Intimistas,
dos sentimentos profundos
e dos meus Versos Intimistas
que vão ao vento com as flores
da amorosa Ipeúna espalhando
paz e adorável contentamento.
A minh'alma de Ipê-róseo
se encantou e se casou
com a sua de Ipê-amarelo
na nossa amada Bahia,
Eu estou na sua e você
na minha e por nós
escrevo Versos Intimistas.
O meu coração de Ipê-roxo
se encantou com o seu
de Ipê-amarelo na Bahia,
Por isso escrevi todos os dias
os meus Versos Intimistas.
