Poema Sobre Solidão

Cerca de 16035 poema Sobre Solidão

Febril
Marcio Melo


Enquanto a febre queima
e a dor inflama,
a solidão espreme a alma
até ela pedir licença pra ir.


Fechado no meio da multidão,
numa cidade que não para.
Nada é fixo, tudo gira
no furor de quem trabalha até morrer.


Onde está o fio da vida?
Escapa entre as dores,
entre o vazio cansado
de quem não tem tempo pra existir.


Aqui na cama, debaixo do cobertor,
derreto fritando na febre.
O quarto cheio de objetos inúteis,
empoeirados, mortos como eu.


O corpo na cama doente
sepulta o último desejo de viver.

Final rima com breu, solidão e partida
Rima com falta de abraço e também com despedida
Final rima com ternura que deixou de existir
Rima com planos desfeitos e com chão a se abrir
Final rima com vazio que aperta, que dá nó
E rima com o antigo "nós" que agora ficou só.

A vida é propensa à solidão. O homem ao dar o seu último respiro estará sozinho, ou junto a alguém desconhecido. Atente-se, pois, a verdade: cultives a amizade!

220626

⁠⁠a solidão nos deixa triste, e no mesmo tempo confortável.
Pois não sabemos, quando estamos só.
Ou simplesmente acompanhado da solidão.

A solidão é um inverno doloroso quando somos jovens, mas transforma-se em um porto de águas calmas quando alcançamos a maturidade. Esta é uma perspectiva profunda sobre o amadurecimento e a paz interior — um santuário de autoconhecimento que muitos passam a vida sem conseguir habitar. Trata-se de escolher o silêncio de forma voluntária, compreendendo como o tempo molda a nossa relação conosco mesmos e revelando a fronteira invisível, mas sagrada, entre o peso do isolamento e a glória da solitude.
​Muitos jovens, e até mentes ditas maduras, associam o estar só ao exílio, ao vazio ou ao naufrágio social. Com o passar dos anos, porém, nossa relação com a ausência de ruídos se transforma por meio de uma alquimia emocional conduzida pelo tempo. Não se trata de romantizar a apatia ou rejeitar os laços humanos. A essência dessa analogia reside no amadurecimento da alma: a descoberta de que o homem só encontra o seu verdadeiro centro quando cessa a guerra contra o silêncio, aprendendo a descansar em DEUS e a desfrutar, enfim, da própria presença.

J Rabello de Carvalho

Às vezes a gente chama de amor
só pra não admitir
que era solidão querendo companhia.

⁠Viva a solitude

Não viva definhando embrenhado na profunda solidão. Essa incapacidade de ser feliz, corrobora a baixa autoestima de qualquer ser. A sensação de estar sempre faltando algo, deixa o coração despedaçado. Interiorize as suas emoções, sinta a glória e a felicidade de estar sozinho. Coloque em ordem os seus pensamentos e ignore a solidão! Viva a solitude.

260722III

TRMPOS


Tempo de alegria,
tempo de solidão.
Tempos de luz
e tempos de escuridão.


Tempos de lágrimas
e tempos de riso.
Tempos de bondade e canto,
tempos de dor e de pranto.


Em cada tempo, há um Deus sempre atento
a tudo ao redor.
Pra nos encher de graça
e guardar com Seu manto de amor.


Em todo tempo, Deus está aqui,
mesmo quando eu não consigo sorrir.
Na dor ou na alegria,
Sua mão me guia,
Seu amor nunca vai ter fim.


Em todo tempo, vou confiar,
mesmo quando o medo tentar me parar.
Pois acima das tempestades
brilha a fidelidade
do Deus que nunca vai falhar.


Quando a noite escurece
e o coração quer chorar,
Deus acende esperança
e me ensina a caminhar.


Se o vento sopra forte
e a tristeza vem também,
Seu cuidado me abraça
e me faz prosseguir além.


Há tempo pra plantar,
há tempo pra colher.
Há tempo de esperar
e tempo de vencer.


E em cada estação,
Deus sustenta o coração.
Seu amor é eterno,
segura a minha mão.


Em todo tempo, Deus está aqui,
mesmo quando eu não consigo sorrir.
Na dor ou na alegria,
Sua mão me guia,
Seu amor nunca vai ter fim.


Cícero Marcos

Solidão

A palavra que aflige os poetas,
e todos aqueles que um dia dirão
que conheceram de perto a dor
implacável da solidão.

Cada solidão tem sua história,
cada qual sua responsabilidade.
Confesso que a minha foi cruel,
pois carrego a própria verdade.

Preciso assumir meus erros,
ou assumirei ser covarde.
Não me pintem como santo,
nunca vivi essa realidade.

Fiz mal a quem mais amei,
feri mãos que só me acolhiam.
E as águas do arrependimento,
por vezes, em mim não corriam.

Arrependido, sim.
Perdoado, talvez.
Mas a solidão que me acompanha,
essa amiga antiga, não se desfez.

Amei e fui amado,
mas por uma doença fui enganado.
Responsabilidade minha, é claro,
ainda que por ela eu tenha sido arrastado.

Quem dera voltar no tempo,
desfazer cada pecado cometido.
Trocar noites perdidas nas drogas
por cada instante contigo vivido.

Hoje estaria ao seu lado,
prestes a celebrar o Dia dos Namorados.
Levaria você à quermesse
que tantas vezes havia me pedido em recados.

Mas eu estava cego demais,
desatento, distante, desavisado.
Enquanto o amor me chamava baixinho,
eu seguia pelas drogas dominado.

Hoje outro homem segura sua mão,
e sinceramente espero que cuide bem de você.
Que a leve para onde seus sonhos apontam,
e faça seu sorriso florescer.

Pois vale para mim mil solidões,
mil noites vazias e sem abrigo,
se em alguma parte deste mundo
você estiver feliz, mesmo sem estar comigo.

Raphael Bragagnolle

A SOLIDÃO

A solidão é tão silenciosa
Que nem as tempestades moverão
A névoa que amedronta vossos corações.
Vossos dias de silêncios ficarão emudecidos
Por medo de perder a identidade
Que vós pensais em obter.

No silêncio da noite perguntei:
- Quem sois vós diante da escuridão que deixastes?
- Que medo é este que pensa em se apossar dessas almas frágeis prometendo cuidar e aconchegar em seu colo?

Ele respondeu:
- Sou o silêncio que tanto vos procurais para acalentar vossas almas amarguradas...

A sabedoria vaga querendo adentrar. Abra suas portas e peça lhes que entre e mostre a verdade...

Amor / dor,
amorzinho / espinho,
amorzão / solidão.
O amor é curador,
o amor é alívio,
o amor preenche o vazio do coração.

Ontem veio rapidamente aquele momento na minha vida que
a solidão era menos constante, e sua singela companhia
me alegrava, sim se pudesse te deletar de uma só vez da minha
mente este pensamento jamais poderia vir atona....

Solidão dói.

Dói no peito, dói no domingo, dói no “boa noite” que não volta.

Mas foi quando a casa silenciou que eu finalmente escutei meu barulho.
Foi quando ninguém segurou minha mão que eu descobri que eu tinha pulso.
Foi no “tá todo mundo onde?” que eu respondi: “Eu tô aqui. Comigo.”

Solidão não me quebrou.
Solidão me apresentou.
Me mostrou que a companhia que eu implorava lá fora, morava aqui dentro o tempo todo.

Então hoje eu não brigo mais com o vazio.
Eu agradeço.
Porque foi no nada que eu me achei.
E me achei tão bonita, que nunca mais me perdi de mim.

_Van Escher

Nesses dias estive pensando


A solitude, ao contrário da solidão, nos permite pensar em idéias sem nos afundarmos na angústia de nossos próprios corações ambivalentes.
- Ah, tristeza... Porque ainda reinas nesta alma que já tem inúmeras mágoas? És como uma cobra assassina cujo veneno é a ansiedade dolorida que penetras em meu espírito coitado...


Vá embora tristeza! Vá embora deste ser que não te pertence!


Para assim, depois de uma longa escuridão, eu aprender a ser luz.

⁠"Cheguei em conclusão"


Que viver apenas o amor próprio! é se afogar em solidão.


compartilhar o amor a dois é a única forma de ser feliz.

"Às vezes, a solidão é um ato de rebeldia de gente que não precisa de aplausos, e nem de permissão das massas, e nem de gritos histéricos para ser feliz.
Gente que não precisa mendigar atenção para sentir-se viva.
Gente que caminha em silêncio só observando os in/felizes!"
Haredita Angel
17.03.24

DIAS SOLIDÂO

Dias que sentimos sem eixos
Dias que não bate nenhuma vontade
Ficamos ao desleixo
Numa prisão mesmo em liberdade
Os sonhos somem , váo embora
Não dá vontade nem de pensar
Até mesmo da hora
O tempo passa assim por passar
Dias que seria melhor esquecer
Que nem mesmo sentimos prazer
Parece que toda existência
Viaja rumo a desistência
São dias assim que vivemos
Parece até que esquecemos
Que toda plenitude
Já não existe atitude
Nem mesmo é sofrimento
Também não existe lamento
Só dias vividos ao relento
Onde a vontade de viver
Fica vazio no vento
Que sopra qualquer direção
Num ciclo de solidão!

João Batista Barbosa

"A solidão não é apenas ausência de algo ou alguém. Pode ser um refúgio para o seu autoconhecimento e criatividade. Transformar teus momentos a sós te fortalece a resiliência e melhora sua autoestima. Aproveite o silêncio para ouvir a si mesmo, recarregar energias e encontrar inspiração de equilíbrio força e coragem. Que esta solitude te encaraja a liberdade ao seu santuário pessoal, não como punição, mais como sabedoria para vossa alma."


—By Coelhinha

" A solidão pode ser uma experiência emocional dolorosa que sentimos quando nossa necessidade humana de companhia não está satisfecha com a companhia de Deus. Não deixe a dor roubar tua esperança. O sentir só não é o mesmo que estar sozinho. Transforme esta solidão em SOLITUDE —a arte de desfrutar da própria companhia. Escolha vivenciar o teu momento como tranquilidade, introspectiva, criatividade ou descanso. Também aproveite para relacionar consigo mesmo e com Deus que jamais te deixou ou deixará só."




—By Coelhinha

A Fala Silenciosa Que A Solidão não é Capaz de Calar

Numa ocasião lúdica, influenciada pelo imaginário e pelo senso poético diante de uma bela estrutura expressada com sua profundidade, os seus sentimentos e a sua personalidade, assim, um livro de romance se abre e, de repente, a realidade fica mais interessante e ganha um tom excêntrico de liberdade dentro de um cenário de época, de romantismo e atrevimento.

E logo, um sonho desperto com bastante realismo passa a acontecer, onde vejo uma venustidade fascinante que está em seu quarto desfrutando de uma dualidade no seu íntimo, pois, ao mesmo tempo que ela sente a tranquilidade de estar com a sua própria solitude, também está sedenta para que uma experiência avassaladora aconteça e tudo mude para melhor com um sabor de veemência.

A solidão tem o costume de lhe fazer companhia, mas isso não impede que as suas flores floresçam, que a viveza continue nas páginas de seus livros, que o seu foco resista e as suas fotos permaneçam, nem que os raios solares com gentileza, iluminem e aqueçam o seu lugar reservado, aconchegante, que a recebe de bom grado por um certo tempo ou por alguns instantes — uma persistência inconsciente e muito cativante.

Admirá-la não é nada cansativo, muito pelo contrário, é, sem dúvida, surpreendente, instigante: traços delicados, essência profunda, um silêncio que é difícil de ser quebrado, um pouco de melancolismo, além de uma beleza divina incomparável — características que me deixam pensativo, inspirado; provocam os meus pensamentos veementes e criativos, tão imersivos quanto um diálogo silencioso e expressivo.