Poema Sobre Solidão
Já amei e falei de amor.
Fiquei feliz e empolgado.
Tornei-me forte e seguro.
Me liberei da solidão.
Já amei e falei de amor?
Fiquei feliz e empolgado?
Tornei-me forte e seguro?
Me liberei da solidão?
Poder
Se ostentas o poder que te iludi
É melhor calar agora que durante a quietude
A solidão esmaga a alma e acaba a virtude
Nas manhãs ensolaradas não abuse do amor nem das melodias
Valorize manhãs, noites e dias
Não mereça a solidão como única companhia.
Solidão
Nesta escalada que chamamos de vida
A solidão é um dos muitos sentimentos
Experienciados pelo ser humano e
Também pelos animais
A solidão não está relacionada à
Presença ou ausência de pessoas
Podemos sentir solidão na multidão
Solidão em família
Solidão no trabalho...
Para o nosso bem estar, correto é
Acolhermos a solidão da mesma forma
Que acolhemos a paz e alegria
Porém..esta não é uma atitude fácil...
Segue-se então, que a melhor forma de
Acolhermos a solidão é
Apreciarmos a nossa própria companhia
UM OUTRO DIA
Que hei de fazer, ó fado, sem ser amado
quando a solidão chegar com o seu vão?
Já não terei as mãos, a achada inspiração
de um amor, dum sentimento imaculado
Porém, desta poética do afeto banhado
nas trovas duma prosa cheia de sensação
restará saudade, e entre linhas, a paixão
pouca, dum querer no tempo silenciado
E quando lembrares, do que isto era...
E que na recordação não mais sentir
o perfume, a emoção, aquela poesia
Eu lhe lembrarei que fui a primavera
os suspiros do abraço, olhar, o sorrir
e que hoje, na emoção, um outro dia!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
26/maio/2021, 09’27” – Araguari, MG
Só se valoriza a felicidade através da tristeza,
Só se valoriza a companhia através da solidão,
Só se valoriza a confiança através do medo,
Só se valoriza o sofrimento através da dor,
Só se valoriza a paz através da angústia,
Só se valoriza a força através da fraqueza,
Só se valoriza a riqueza através da pobreza,
Só se valoriza a prosperidade através da escassez,
Só se valoriza DEUS quando existe o sentimento de falta de amor e de vazio...
Não culpe o criador pelo que você passa de ruim. É necessário passar pelo mal para aprender a valorizar o bem.
É necessário passar pela escuridão para valorizar a luz...
Um poema da noite
Não gosto da alegria
A tristeza é minha amiga
A solidão minha companhia
E a felicidade minha inimiga
A cada tempo que se passa, me sinto mais vazia
O que posso fazer ?
Sem eles não sei viver
Pois serei mais uma...
Uma o que ? Você me pergunta
Uma casca, um boneco, posso até ser um poço
Onde o fundo, você nunca vai ver
Só se você me compreender
Somos complicados de entender
É confuso pode dizer
Mudamos facilmente de humor
Aquilo que chamas de amor, não consigo entender
Ainda assim tento saber
Não quero ti ver, pois meu coração começa a doer
Pode me explicar?
A tristeza não quer me contar
Diz que é amor
Mas não consigo entender
O que é esse amor ?
Que tanto ouvi dizer
Solidão.
Sento-me debaixo de uma árvore,
O vento refresca a sombra que se faz de minha amiga e me ponho a escrever.
Pensando...
O sol ja se foi.
Ainda com nitidez nos olhos , prossigo.
Com uma simples atitude junto alguns adjetivos e simplesmente introduzo um substantivo único: "Solidão".
Solidão, É viver ou perecer ?
Julgo-me capaz no substancial sentimento,
E incapaz nesse refrescado vento.
E algo faz-me enaltecer junto essas ideias que tentam rasgar em pedaços minhas inspirações.
Dor,
É sentir naquilo que não sobrepõe uma situação de uma mera covardia em fugir de mim mesmo ?
Ou a lágrima que escorre e mancha a escrita naquilo que escrevo sem saber sua origem?
Saudade,
Falta daquilo que nem sei o que é ?
Ou aquilo que não virá ?
Ou virá e nem sei ainda o que é ?
Oh ! Glória é essa paz interna que sinto.
Versos que me vem,
Versos que se vão.
Respostas isoladas que se escondem de mim.
Acredito que nada substitui um olhar.
Acredito que nada é capaz de substituir um coração solitário quando ele se alimenta naquilo que quer.
Pois !
Ser solitário é uma opção.
Mas o orgulho não pode fazer parte desse substantivo que me domina e insiste em me devorar.
Por um lado é tudo flores, ao meus olhos é claro.
Dar sentido a um silêncio que é meu amigo,
É o mesmo que viver e sem saber que estou vivendo em
Paz...
Autor :Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
-
Angústia da solidão
Travo como um rio a aungústia da solidão.
Luto eternamente com o desapego.
Jogo-me no ar.
Sinto-o vibrar.
Venci o medo…
Da dor dos pés que correm descalços…
dos percalços…
Na falsidade me alço.
Disfarço bem… muito bem.
Sem rumo
Ando sem rumo.
Milhares pelas estradas.
A vida desses corações é pura solidão.
Ninguém pra estender a mão.
Um pesadelo.
Travo uma luta interna diariamente: sigo em frente?
Na clássica maneira de sonhar com dias melhores… sigo.
Engano-me?
Quem me poderá dizer?
Nem sei se haverá novo amanhecer.
Borboletas
Borboletas num sobrevoo…
Sobre as flores.
Desamores.
Desapegos.
Dias sem medo.
Solidão.
Dor no coração.
Um vento brando sopra…
A melancolia toma conta…
Tudo mudo no fim das contas.
O abraço é o cobertor do coração, quando se tem a álgida solidão...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
29, maios, 2015
Quando a solidão lhe põe em contato consigo, ela é saudável,
mas, quando ela se aprofunda, gerando sombras,
passa a ser preocupante,
pois você se perde
dentro de si mesmo.
.Pesadelo imutável
A escuridão que puxa
é a solidão que atrai,
o abismo da loucura
é a dor que me distrai.
Dos mares agitados,
das florestas horripilantes,
das sombras desalmadas,
à luzes cintilantes.
Receptores profanados,
que portam uma maldição,
dos sentimentos suprimidos,
surge a depressão.
Olhares de desespero,
esperam o amanhecer,
com a esperança de um dia,
saber como viver.
Distância!.
Mesmo distante posso sentir você !.
Quando chega a solidão, te faço presente!.
Quando chega a SAUDADE!.
Fecho os meus olhos w vejo você!.
Quando escolhi ser feliz, sei que é questão de tempo!.
Ser feliz todos os dias ao seu lado!.
Solidão:
Traz-me o pranto e me deixa o desencanto,
Traz-me a tristeza e leva minha leveza,
Traz-me a morte e me deixa desnorteado,
Traz-me a dor e me leva uma certeza,
Leva-me os amores e me traz os desamores,
Leva-me as cores e me traz a palidez,
Leva-me o samba e me traz o velho blues,
Estrangula minha e me corta com a faca da
desarmonia.
Por querer tantoe ter tão pouco, acabei nessa solidãosem fim.
Hoje, descobri, foi assim:
eu não amei você,
mas alguém que criei em mim.
MEU AMOR NÃO TEM AMARRAS
Meu amor não é só nem solidão nenhuma
É olhar sem sujeição, sem leito de abrigo
Um navegante eterno, talvez um castigo
Não sei, só sei que é leve tal uma pluma
Por isso amador constante, sem um leme
No desejo, são gemidos e delírios d’amor
Vasto na liberdade, e tão cheio de ardor
Da saudade, o que o coração mais teme
Assim vou, assim, por aí me encontrarás
Entre carinhos, os beijos, então me verás
solto, e tão farto de propósitos e garras
Tristezas não trago, trago o afeto pra dar
Deixando sensação, que me dou ao chegar
Pois, sou, e o meu amor não tem amarras
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
10, junho, 2021, 18’18” – Araguari, MG
Solidão
Em minha solidão me lembro de tempos idos...
Quando ainda não tinhas partido.
Caem pesadamente silêncios.
Hoje não tenho a quem abraçar...
Só estou... a emoção a me tomar
e me ponho a chorar.
Na sombra oculta das dores
Vou levando minha vida...
Estou só, triste e sem guarida.
Que falta me fazem os dias em que em tudo havia cores.
Viver é sofrer,
Saber sofrer é viver.
Solidão é chorar,
Desabafar é superar.
Fica sozinho,
É Saber se encontrar.
