Poema Sobre Solidão
Azul
Dizem que azul é a cor da solidão,
Ou talvez da melancolia,
Que pode tornar alguém depressivo,
Só me diga, se é assim
O que me dizes sobre o céu,
Que consola os sonhadores?
Ou o mar em sua plenitude,
Que num simples banho lava a alma?
Pois bem, para mim o azul é o conforto dos meus momentos de distração.
É o foco do meu olhar nos lampejos de pensamento,
É a minha companhia silenciosa.
Acho que por causa disso as pessoas tem esse pensamento.
Quem está absorvido por esta cor,não quer companhia.
Azul é o infinito.
Céu e mar.
E quem deixará o infinito,
Por uma tola companhia
Que irá embora?
São nas vazias
Ruas da minha solidão
Entre prosas e sonetos
Dos molhados becos escuros
Que estão abandonados todos
Os poemas que te escrevi
Durante toda a minha vida
As redes sociais frequentemente revelam uma paradoxal solidão no meio da multidão virtual.
Embora ofereçam uma conexão aparentemente constante com muitas pessoas e uma abundância de informações, as interações muitas vezes permanecem superficiais, carentes de profundidade emocional e autenticidade.
Isso pode intensificar a sensação de solidão, destacando como a busca por validação online frequentemente não consegue preencher o vazio emocional real.
É essencial reconhecer que a verdadeira conexão humana transcende as telas, exigindo empatia e presença genuína nos relacionamentos offline para nutrir uma intimidade significativa e apoio emocional verdadeiro.
O maior fardo delegado ao homem é a solidão. Me forçaram a contemplação dessa verdade. A privação de contato nos leva a insanidade. A iminência da solidão nos apavora. Há quem tema a morte pelo desconhecido, mas hoje eu temo a morte pela certeza de que nela estarei sozinho.
Isso tudo tem um tom de beleza tão mórbido. O que nos correlaciona quase que de maneira universal com nossos iguais e com o ideal de que temos de nosso "criador".
Feitos a sua imagem e semelhança herdamos talvez a maior de suas dores. Uma sátira perfeita que transcende o próprio existir! Um ser que é tudo e o nada, o poder absoluto incarnado dedicando-se ao ofício de criar homens só para ter com quem compartilhar...
O ALGUÉM
Em solidão cruel, tal o sofrimento
Em seguido sofrer, bravia tortura
Chora o versejar em triste figura
Criando versos com tal tormento
E ver no verso árduo sentimento
Facilmente dói, dor que não cura
Num vagar cativo de desventura
A quem crer apenas no momento
Então, não tenha todo o motivo
A quem dê a parte que lhe tem
Pois, toda a parte tem o relativo
Ó sensação, traga-me só o bem
Dando para o perverso corretivo
E ao meu verso o único alguém!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
06 julho 2024, 18’57” – Araguari, MG
Somos capazes de amar e construir, e também de odiar e destruir.
Somos únicos. Na solidão do habitar em nossos corpos, conseguimos nos unir e criar. Somos únicos.
Mas não caminhamos sós. Em um único destino vivemos, em um único e puro porvir almejamos.
Um melhor viver esperamos.
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
É mais a solidão da madrugada de não ter remédio pra tomar de monte. Fica aquela coragem e vontade acumulada, os que tem são caros e vão fazer falta depois
É mais aquele frio de não poder se cortar, a visão em preto e branco. É fria, vermelho e quente
O olhar dela nas feridas machucou mais do eu sempre pude. Doeu, e muito. Eu quero me machucar tanto quando os outros podem comigo
Afinal, esse cuidado machuca. Ela só tava preocupada
Eu cuido de mim mesmo, do meu jeito
07/07/2024
Quando vier o aniversário
E a solidão estiver ao meu lado
Não cantarei canções alegres
Nem esperarei por abraços.
O dia passará como outro qualquer,
Com o mesmo silêncio no ar,
E as flores que um dia enfeitaram o mundo
Agora murcham, Solitárias sobre meu túmulo.
Não há velas, bolos, sorrisos, abraços,
Nenhuma voz para me felicitar.
Apenas a ausência do tempo como dimensão
E o silêncio dos pensamentos e do coração
As lembranças agora inexistentes,
São o meu único conforto,
Momentos que não voltarão.
Angustia, Sonhos e esperança se calaram
A luz no fim do túnel, agora é total escuridão
Mas mesmo na tristeza, há uma beleza
No ciclo que a vida sempre traz.
E mesmo que sozinho, celebre
O simples fato de ainda ser capaz
De sentir, de lembrar, de existir,
Mesmo que a dor venha a bailar,
Pois há uma estranha paz na tristeza
E uma força que não se pode quebrar.
By: Eder Prioli
No começo eu achava que era liberdade hoje sei que é solidão...
meus olhos procuram por vc pela casa mas é só ilusão.
Ainda sinto seu perfume, ainda posso ouvir o som da sua voz...
vc se foi e eu fiquei aqui com uma garrafa de vinho e alguns cigarros.
Amanhã eu ja não sei...
meu caminho é cor de rosa
do amor
do carinho
do perdão
ando de mãos dadas
com a solidão
mesmo trazendo Jesus
e todos que amo no coracao
"vou só e nenhum de nós
sabe muito bem onde vai parar"
e assim sigo meu destino
sem alinho e no desatino
sem figurino específico
sem rumo certo e escrito
sem causa e com enorme efeito
sem certezas e com defeitos
sem firmeza mas dou um jeito
sem preparo, mas dito e feito
com Jesus e seu exemplo perfeito!!!
Se pelo menos a solidão fosse coisa
Que de uma vez ou outra fosse visitada,
Não seria ta o mal.
Ruim mesmo é tê-la como Morada!
relógio que conta
o tempo roubado
arrancado
levado
da solidão
da alegria
do descansar
da emoção
do que sentia
do remansar
da espiritualização
do dia-a-dia
do balançar
da embromação
da anarquia
do acaso
da obrigação
da benevolência
da ausência
do coração
deixou a minh'alma
vazia
na apatia
sem noção!!!
ESCURIDÃO
Quantas pessoas vivem na solidão
Sentem-se como a noite sem a luz da lua
Refugia-se numa enorme melancolia
Muitos pela falta de fé e religião...
Quantos sentem atração mórbida pela escuridão
Sem permitir a entrada da luz espiritual
Não se esqueça de que Deus está ai com você
Feche a porta contra essa desilusão...
Busque na leitura um momento de reflexão
Um bom livro com certeza vai ajudar
O apoio da família e dos amigos
Busque sabedoria para intensificar
O amor em seu coração...
A vida é feita de luz
A pior escuridão é a da alma
Não permita que ela absorva os valores do ser
Proibindo-o de viver
Permita que o silêncio renove a tua calma...
Irá Rodrigues
O peso é seu.
O medo é seu.
A insegurança é sua.
A solidão, o futuro incerto é seu, eu sigo rabiscando minhas histórias convexas, brincando de ser feliz e espalhando felicidade através de sorrisos e gentilezas, porque não é feliz quem ama, é feliz quem é amado.
Solidão não é estar só fisicamente.
Solidão é você querer conversar e não ter com quem.
É você querer desabafar e não ter quem te ouça.
É precisar de ajuda e não ter quem te ajude.
É vc querer compartilhar e não ter quem aceite.
Solidão é vc se sentir só, mesmo que esteja rodeado de pessoas.
"O que fazer com a solidão?
Que devasta meu coração
Sem ninguém para sentir
Sem ninguém para tocar
Apenas a solidão aqui está
Nesta noite chuvosa
Ela veio me visitar
Trazendo-me lágrimas e o desejo de amar
Como trazer meu amor para perto de mim?
Como irá saber que estou assim?
Nesta solidão que as poucos destrói meu coração
Fico a imaginar..
Como me livrar da solidão
A pior de todas , pós estou na multidão
Então fecho meus olhos e vejo seu rosto
A tristeza insiste em me perturbar
Quando me lembro dos momentos que juntos passamos começo a chorar
Pós estou aqui sem você perto de mim
As lágrimas que escorrem sobre meu rosto todas vindas do coração
Cheias de tristeza e emoção
Nesse quarto escuro
Procuro mas sei que nada irei encontrar..
Apenas as lembranças, de um dia te amar"
SONETO 06
Dos vales mais profundos assim Eu vi
A alma triste que ardia em chamas
A solidão que aqui tu reclamas
Sofri vendo e fiz de conta que não sofri.
Desenterrado do meio de todo erro
O ouro brilha mais do que se espera
Meus olhos que agora ver e coopera
E chora bem mais do que um bezerro.
A alma que dantes triste vivia
Aquece-se afora da laje fria
E preenche a carne minuciosa.
Eu que queria nessa vida um só bem
Um amor, uma paixão, um alguém.
Continuo com essa natureza ansiosa.
02/07/2002
Quando você encontrar o chão
E na sua casa se criar teias,
Eu estarei na mais pura solidão
Pensando nas antigas ceias
E enquanto você estiver na floresta
Eu estarei em uma festa,
Mas não aproveitarei
Porque você não faz ideia do que já cogitei
Es a questao daonde vem a solidao?,
Ela pode ate ser uma tristeza ou algo assim
Um conjunto de sentimentos ...
pode ate ser bipolaridade ou alguma fraquesa, isso e oque os outros pensao eu ate fico bem nervoso, porque todos nao acreditao em mim...
...achao que eu so sou um adolecente chatinho em uma fase ruim ,criticas podem ate vir mais pressiso estar sorrindo para nao ser excluido
