Poema sobre Existência

Cerca de 6398 poema sobre Existência

Eu prefiro a morte e não aceitei morrer,
Pois as pessoas precisam de mim.
Pois, embora seja nobre viver pelos outros,
É injusto para mim,
Deveria desejar a vida para mim,
Não para o outro.

Inserida por neliomigueljr

⁠O mundo é perverso, mas encantador.
É triste perceber que o antes se passou,
mas um novo amanhecer nasce,
jogando fora o que passou.

Apesar de utopia e invisível ao olho nu,
ainda permanece o ontem enquanto o hoje se faz presente,
mas o futuro já passou e também é futuro agora.
Tudo está entrelaçado e sufocante,
como as amarras da jiboia na presa,
que vê a última imagem do fim.

Mas também é lindo,
pois foi uma experiência única.
Nada pode ser jogado fora.
O mundo é feito disso:
entre desastres de cataclismo e de criação.

E a lição que vem em meio a tudo é:
tudo vai passar
e será uma parte do que virá.

Mas os rostos, os sacrifícios,
as alegrias, os costumes... passaram.
E talvez o fim de tudo já tenha acontecido,
pois o mundo é cíclico.
Civilizações desapareceram
e você desaparecerá.

Então, seja o ser único que veio ao mundo
entre tantas possibilidades.
Traga a unificidade
que a presa, nas garras da jiboia,
viu ao encarar seu último dia.

Relembre, entre suas memórias,
o momento de euforia
que teve ao sobreviver
em um belo dia.

Inserida por gildersonsantos

Existe uma linha no horizonte
Porque a Terra é plana
O globo é quadrado
E o triângulo é redondo
A cor da beterraba é verde repolho
A jabuticaba é rosa por fora e amarela por dentro
A noite engoliu o sol
Porque os dias tem sido curtos
E as noites se faz longas
Porque o hoje existiu
E e o amanhã a Deus pertence

Inserida por nereualves

⁠A fragilidade do ser humano
A loucura das sirenes
O desespero dos gritos
A luz que se apaga
A escuridão que se alastra
E tudo retorna ao pó
A criação deixa de existir

Inserida por theverybestme

⁠Frutamos, desfrutamos, e somos desfrutados!
"O tempo todo"
A vida é um imenso pomar...
Desfrute!
(Nepom Ridna)

Inserida por ridnaruJ

⁠Reciclo

Todo fim de ciclo é o início de um reciclo.
É um novo marco zero no espaço da esperança.
Uma volta à origem no plano cartesiano da vida.
É um contorno na pedra no meio do caminho
E um rabisco no caderno de rascunhos do futuro
Uma nova tatuagem que se esboça
Na pedaço de pele vazia à espera de ideias
Que representam um novo período que se inicia
É o todo que se move, se enlaça, se recria
A partir de uma nova perspectiva de que é a gente
Que traça os caminhos da própria vida.
É o sonho de um novo horizonte
Nos horizontes de uma estrada desconhecida.

Inserida por ricaardomf9

Gostaria de chamá-lo de Beleza

⁠Lúgubre no amanhecer à fonte
Esperando por sinais de júbilo
Ao ouvir o canto dos beija-flores
E assistir ao rito dos canais
Cuja água desemboca no mar
De obscuro desejo pelo infinito
E que o horizonte não consegue alcançar.
Atento aos flamboyants que despertam
Em pura expressão de boniteza
E dos ipês em amarelo exuberante
Que povoam o imaginário da vida
Em seu movimento de elegância
Nas vicissitudes das estações.
Desejava somente apreciar a beleza
Do que, por si só, era belo,
Mas em que somente via tristeza
E ansiava pelo majestático fim.

Inserida por ricaardomf9

⁠Desesperança
Destemperança
Desassossego
Desaconchego
Mas eu me sinto bem.
A falta do meu pai
A bolsa de Xangai
O grito no sussurro
Ler Dom Casmurro
Eu me sinto bem.
A força do vento
O peso do tempo
As águas de março
A sobra de espaço
Mas me sinto bem.
O Furacão Milton
A Morte do Ilton
A cólera da vida
A cicatriz e a ferida
Me sinto bem.
A falta de certeza
Os ritos de beleza
O triângulo da tristeza
O fim da natureza
Me sinto bem.
Apesar dos pesares
Da fúrias dos mares
Da queda dos pilares
Do incidente em Antares
Ainda me sinto bem.

Inserida por ricaardomf9

Não acredito quando dizem que num rio uma água só passa por ele uma única vez. Por isso questiono: a água que me mata a sede, quantas vezes realmente já matou a minha sede?

Não só sede de água, mas de tudo que existe, que existe para que eu exista.
E que existindo consuma o que me for dado como empréstimo para um existir que me faz cada vez mais vivo, mais eu.

Sem saber realmente de onde vim, para onde vou e porque me fazem estas coisas existir cada vez mais, vou sedento de vontade de consumir tudo o que a mim se apresenta, a fim de continuar essa minha saborosa existência.

Inserida por FranciscoFontes

⁠Canta o bom artista que a boa obra dispensa explicações, ainda assim, não deixarei de dizer do porquê do meu 'Para Sempre' ser você:
Pensava não merecia poder amar
Pensava não merecia ser amado
Pensava não poderia mais achar
Alguém que seguisse ao meu lado
Até que me peguei ao alto olhar
Até que às estrelas resolvi pedir
Até que os céus puderam ouvir
E desenharam o nosso encontrar
O encanto não foi a primeira vista
Nem amor acreditei poder existir
O encontro sim, obra de artista
Nem se quisesse, poderia desistir
Assim criamos o nosso universo
Verso, avesso, cheio de delícias
Assim somos e além do diverso
Versando o existir com carícias
Neste jogo só fazemos golaços
Vidrados na obra divina a enfeitar
Me deleito, envolto em teus braços
Chapados de amor por aceitar
Que no caminhar belas paisagens
Que a existência seja bem-vestida
Que nada pareça ser bagagem
Que Para Sempre seja a vida

Inserida por FranciscoFontes

A perfeita sincronicidade
Acaso de uma simplicidade
Que destitui a minha realidade
Forma essa existência paralela
Tornando minha vida, a dela

Inserida por FranciscoFontes

⁠Medida

Ah... transborda meu pensamento da fragilidade de nossos intentos
Como podemos acorrentados de rotina negligenciar a emoção?
Como anestesiados pelo materialismo induzir a felicidade a interpretar essa versão tão fugaz?
Todavia, a eterna esperança estremece os alicerces dessa crença mundana
Na canção de Legião Urbana a receita para vencer nossa fraqueza cotidiana:
“É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã”
Precisamos trocar os pesos e medidas
Já tinha dito, mas não atentastes para minha tentativa de equilíbrio...
Será o Amor a medida?
Depende de cada um os ajustes naquilo que chamamos de vida
No entanto, os resultados do que se faz ou se deixa de fazer ecoam como uma onda,
se propagam até outras vidas.
É particular a consciência
Mas coletiva a existência!

Inserida por CellayneBrito

⁠A loucura ela existe
Por alguma ocasião
E ela vive escondida
No oceano da razão.

Santo Antônio do Salto da Onça RN
25/03/2024

Inserida por gelsonpessoa

⁠A decadência é tão grande
Nestes tempos atuais
Que nas próximas gerações
Talvez não exista mais.

Santo Antônio do Salto da Onça RN
Terra dos Cordelistas
12 janeiro 2025

Inserida por gelsonpessoa

⁠Uma Breve Reflexão Para Vida
E direi a minha alma: Alma tens, em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Lucas 12.19-21.
- Com dinheiro podemos comprar uma casa, mas não um lar;
- Com dinheiro podemos comprar um relógio, mas não o tempo;
- Com dinheiro podemos comprar uma cama, mas não o sono;
- Com dinheiro podemos comprar comida, mas não o apetite;
- Com dinheiro podemos pagar um médico, mas não a saúde;
- Com dinheiro podemos pagar um seguro, mas não a segurança.
Infelizmente esse é o problema que a maioria das pessoas ainda não entendeu; existem coisas que nunca poderemos comprar. Certas situações simplesmente não dependem de questões financeiras. E neste caso não há nada que se possa fazer.
Precisamos entender que aquilo que pode ser comprado geralmente não dá significado a nossa existência; pode dar uma momentânea alegria, mas não o significado que nossa existência precisa.
Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Marcos 8.36.
Quando investimos nossas vidas naquilo que dá significado a nossa existência, então: viver, amar, ter compaixão, abraçar, sorrir, fazer sorrir, se encontrar, caminhar, chorar, ajudar... ganhará significado.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

Pertencimento é a palavra.
Quando a gente se encontra e se encaixa num determinado grupo,
existir é pura diversão.

Inserida por tonioloneto

A vida é uma metáfora, finita.
O passado é, apenas uma teoria, o futuro é apenas uma metáfora, mesmo sendo agora.
A existência resume-se ao tamanho de sua alma, seu ser.

Inserida por renan_ribeiro_cr

O amor dói no fundo de nossas almas,
mas quando achamos pessoas erradas
Que possuem os motivos certos...
Conquistamos o sentido da vida.

Inserida por renan_ribeiro_cr

As horas correm,
Eu apenas rastejo ao seu calcanhar,
Fico mais próximo de meu fim,
Um nada, impossibilitado de amar.

Eu sou tudo além de mim,
E simplesmente nada além de tudo,
Pois a inexistência do nada,
Coexiste com meu querer, um salto no escuro, uma loucura transladar.

Inserida por renan_ribeiro_cr

A poesia é doce alegria,
que envolve o poeta em reflexão,
incentivando todos a ter uma apreciação
e ser melhores observadores da existência.

Inserida por ostra