Poema sobre Existência
SER
Se um dia o som for o silêncio cante com a alma, pois ela entende a poesia e a sonoridade daquilo que não podemos ver e nem ouvir, mas que certamente conseguimos sentir.
Além dos olhos, além do toque, além de todos os sentidos, nos conectamos com o que é infinito através da alma. O que não se pode explicar, nem pontuar ou definir, existe no tempo e na imensidão daquilo que infinitamente nos multiplicamos a sermos, e os que virão sempre virão e os que se foram sempre estarão lá em algum lugar da nossa memória, da nossa alma.
Pois, podemos ver os olhos, mas não definir seu brilho, ouvir a voz, mas, não podemos desenhar a sonoridade, podemos comer mas o gosto cada um terá diferente. Somos seres únicos e infinitamente plurais e mesmo sem saber quem somos, o que gostamos e aonde iremos, nos somos e queremos. Queremos o melhor para ser melhores, sem parâmetros e analogias, somente o melhor que achamos ser.
Apagar o que se viveu é impossível, mas podemos com nosso sentimento aceitar o estágio evolutivo de cada ser, e agradecer a compreensão da experiência vivida e nos elevarmos em consciência.
Kairo Nunes 08/08/2023.
Século De Mãos
Cada criança que nasce é um tumúlo,
Que se abre no útero da sepultura,
Da consciência intra-uterina da alma humana.
Nascer é ser parte do fatídico da vida.
Viver é provar que a degradação não é congênita.
Ó caminhos da existência sobre a vereda da morte!
Ah, mãos da minha infância!
Da infância que ainda hoje sou.
Da adolescência que não tive.
Mãos que sustentam outras mãos.
Ah! – Deus! Deus! Deus!
Por que ainda fecunda-nos com mãos infantis?
Mutilações, substituições! – E sempre novas mãos!
E quanto a mim, que sou outra criança?
Então é uma criança a cuidar da outra?
Deus! – Há na terra um pacto de mãos.
As mãos infantis ardem!
O dramaturgo da vida é Deus.
Minhas mãos estão cansadas de tanto rezar! Abro-as!
Renego a tudo – Aos gritos!
– Mãos oriundas da criação do orgulho a dois.
Progenitores de séculos de mãos!
Não, eu não preciso de mãos para me proteger.
Talvez precisasse de Deus...
Mas cadê Deus? Onde está Deus?
As desgraças sempre foram distribuídas entre as mãos humanas.
Eu estou sozinho e o evangelho sumiu.
O que seria do por do sol se não houvesse a visão?
O que seria da flor se não houvesse o olfato?
O que seria dos passaros se não houvesse audição?
O que seria do amor se não houvesse o tato?
O que seria do homem se não houvesse os sentidos?
Como seria a cor?
Como seria o cheiro?
Como seria?
Vida haveria,haveria alegria?
Talvez não houvesse dor,como seria o amor?
Que contato precisa,precisa de calor
Não haveria tristeza,nem saudade,nem ódio,
Nem rancor,mas também não haveria alegria,
Nem paixão,nem saudade,nem ilusão.
Não havendo sentimento não há sofrimento
Em compensação a vida não teria alento
Pra que acordar?pra que sonhar?
Não sonharia pois sonho exige emoção
Não havendo sentimento não existiríamos então
E a vida teria sido em vão
Expectativas geram vãos sofrimentos.
Seja sóbrio de pensamentos.
Não pense que os outros pensam como você.
Elimine a dependência de validação do próximo, do distante...
Apenas Viva e esteja Vivo Dentro da Existência.
[Rubenita Simey]
30/11/2023
Escrevo porque não conheço
outra forma de melhor superar
a transitoriedade do corpo
e a transcendência da alma
para poder existir.
(Adriana Ribeiro)
Astronauta no fundo do oceano
Não é que o meu amor próprio esteja em falta
É que simplesmente o meu desejo de gritar é mais forte
Você me tira o ar e me enche os pulmões
Eu queria estar com você mesmo que isso roube o meu sossego
A minha adrenalina é a nossa paixão
Eu sinto sua falta tanto quanto você sente a minha
E a tua presença é minha anestesia dessa vida de merda
Termos médicos para relatar o que eu sinto
E é tão sádico o que eu penso
Tão profundo o que eu quero
E tão distante o que eu posso
Você está presente sem ser fisicamente
Os céus são infinitos assim como teu olhar
Você tem um universo de possibilidades mas o mundo te toma o alcance
Se eu pudesse ser tua salvadora
Eu trocaria minha vida para que tu alcances tuas possibilidades
Que você pudesse ser o que sonhou ser
Brilhasse, onde nasceu para brilhar
E o meu desejo mais íntimo de não existir se afunda-se ao te amar
Que eu pudesse morrer ao viver contigo
Que eu pudesse te amar ao infinito
E que isso acabasse
Eu estou me perdendo
Me afundando num mar de solidão
O escuro dessa imensidão que não me deixa respirar, mas não me faz morrer
Eu não vejo nada
Tenho medo do que possa encontrar
Mas mesmo assim
Eu não sei se estou afundando ou mergulhando
Você está na superfície e eu
Sou uma astronauta no fundo do oceano
No palco da vida, breve jornada,
Cada alma dança, uma balada.
Efêmero é o tempo que aqui se tem,
Mas na essência da existência, há um além.
Não são anos que contam a história,
É a intensidade que traz à memória.
Na dança efêmera do respirar,
Encontramos razões para amar.
Não importa o relógio que tic-taca,
Mas sim a alegria que em nós se destaca.
Cada batida do coração, um compasso,
A vida, um poema que escrevemos em abraços.
Morreremos todos, destino comum,
Mas como vivemos é o nosso cartum.
No caderno do tempo, o que gravamos,
São os sorrisos, os amores que deixamos.
Que a melodia da vida seja intensa,
Que o amor seja a essência.
Na efemeridade do nosso viver,
A beleza está em aprender a florescer.
Enquanto você não for apresentado a si mesmo, você sempre estará em solidão, mas o dia que você conhecer a si mesmo, a solidão dará lugar a solitude, solitude ainda é você, porem, sabendo que você é tudo, e tudo é você.
Kairo Nunes 09/02/2024.
Então, pedimos a Luz e a luz foi feita.
Não se esqueça, pedindo, recebe-se.
Foi pelo que demonstrou naquele momento.
Ainda estava nas trevas e queria um caminho.
Então, implorou pela Luz.
Tenha consciência de tua responsabilidade, ao recebê-la.
Não tenha medo do julgamento dos homens ou da matéria. Tenha respeito e fé na promessa que fez.
Este é o norte e a moral da existência.
Nada tenha à temer por tua alma eterna, já que não poderá transigir com aquilo que prometeu e jurou.
Antes de tudo, pare e reflita.
Olhe a estrada que caminhou até aqui e acredite no caminho que está a frente.
Persevere.
Ivan Madeira
Tudo que existe fora de você são apontamentos, mostrando e sendo o caminho, para o despertar da consciência que existe dentro de você.
Kairo Nunes 21/02/2024.
Não existe depois desta vida, você é vida eterna em mundos com frequências diferentes de um Universo Infinito (A casa de meu Pai (O Todo) ha muitas moradas.
Kairo Nunes 14/03/2024.
Tudo o que você encontrar no caminho são apontamentos da verdade, que você, o caminho e os apontamentos são o mesmo ser, e nessa compreensão não existe mais perguntas, estamos em uma evolução infinita, caminhando da perfeição a perfeição.
Kairo Nunes 19/03/2024.
Sintonia com a natureza, minha essência.
Compaixão e compreensão aprendi a ter.
Contentamento é o que sinto em minha existência.
Na serenidade encontrei a felicidade.
A vida é (sim)
Muito mais que sobreviver
Ou simplesmente existir
Viver é o ato de seguir em frente
Onde quer que você esteja
Com um sorriso no rosto
E amor no coração
Hoje com o frio da manhã
que machuca minha derme, que faz com que eu não sinta minhas mãos congeladas com o inverno.
Sinto que preciso me aquecer logo. Mas como? com lareiras? com um bom chocolate quente?
Sua existência me aquece, mais quê quaisquer labaredas de fogo; Você é como á primavera, quê traz o sol e as flores, o aroma o perfume das flores de cerejeira indicando quê o inverno já se foi .
Com você tudo é lindo.
É como o sol onde o inverno não é capaz de permanecer na sua presença.
O que desconhecemos e inevitável!!
Você desconhece(mas conhece o desconhecido) mesmo desconhecendo você conhece então podemos supor que o que desconhecemos existe pelo simples fato de conseguirmos saber sobre ele, exemplo do pq o desconhecido existe, nos tempos antigos não tinha internet, então para aquele povo a internet era uma existência desconhecida, mas em algo momento a internet surgiu, então podemos supor que como desconhecemos mas conhecemos que desconhemos, isso torna essa existência presente, então podemos supor que mesmo sendo desconhecido em algum momento se tornara conhecido, então o desconhecido e inevitável
O princípio de identidade não e absoluto!!!
O princípio da identidade é um princípio lógico que afirma que algo é idêntico a si mesmo, ou seja, A é A. Ele estabelece que algo é o que é e não pode ser diferente.
O princípio da identidade foi formulado pelo filósofo grego Parmênides de Eléia em seus estudos sobre a lógica.
Na lógica clássica, o princípio da identidade é um dos três princípios básicos, juntamente com o princípio da não-contradição e o princípio do terceiro-excluído.
O princípio da não-contradição estabelece que algo não pode ser e não ser ao mesmo tempo. O princípio do terceiro-excluído estabelece que para qualquer proposição, ou ela é verdadeira ou a sua negação é verdadeira.
Se levarmos o princípio da identidade em consideração o nada seria nada mesmo(mas se levarmos a existência em consideração, ele é algo que contradiz a própria identidade, se ele contradiz ele próprio ele e falso, agora se ele e falso e não é o que sabemos sobre ele"nada" então nada ele não é, temos 1 verdade tanto na mentira quanto na verdade que seria que o nada e contraditório, burlando o princípio de não contradição e o próprio princípio de identidade)
Como a verdade pode ser mostrada na mentira? O exemplo está a cima
Agora lervarmos o princípio do terceiro exemplo que não tem terceira possibilidade a contradição e falsa ele não se contradiz ele tanto nada quanto uma existência (nois 3 princípio básico ele se contradiz) o que quero passar com isso que talvez o princípio de identidade, o princípio de terceiro exemplo e o princípio de não contradição não se aplica a todas as coisas(se esses 3 princípio não se aplica a todas coisas abre portas de se descobrir de formas diferentes da lógica)
O princípio de não contradição não é um fato!!
O princípio da não-contradição é um dos três princípios básicos da lógica, juntamente com o princípio da identidade e o princípio do terceiro excluído. Ele foi formulado por Aristóteles e diz que uma proposição verdadeira não pode ser falsa, e uma proposição falsa não pode ser verdadeira
O universo surgiu do nada, qual lógica isso tem? Como algo surge no nada
1 ponto, o nada e uma existência, sendo uma verdade(ele contradiz ele próprio, mas no princípio uma verdade não se contradiz, então ele e falso, sendo falso podemos supor que "nada ele não e" ,contrariando até no caso dele for falso(então a contradição entra tanto se ele for uma verdade quanto uma mentira)(vemos uma verdade tanto na verdade quanto no caso dele for falso) bizarro isso pq se ele e falso não pode ser uma verdade, contrariando o princípio de não contradição)mas se levarmos o princípio de não contradição de Aristóteles o nada seria algo falso então o nada não e verdadeiro(ele não é nada), se o nada não e verdadeiro, ele e uma mentira, e se é falso e lervarmos a lógica em consideração ele próprio se contradiz mesmo sendo falso(uma falha na lógica)
Alguns ponto, o nada seria uma existência que não fala de si próprio mas contradiz o que sabemos sobre ele(como isso? Se toda existência e identificada por ela mesma)
Algumas possibilidades
1 possibilidade o nada existe e é uma verdade,e contradiz o princípio de lógica(tornando a lógica falha nesse ponto)
2 possibilidade o nada e o que diz mas é falso, então entra o termo "nada ele não é"( nos 2 possibilidade ele se contradiz,como o nada não existe se sabemos sobre tal existência)
3 possibilidade a lógica não e absoluta e existem outros meios além da lógica de se estudar a existência
