Poema sobre Alunos
O Aluno laureado
Sintam-se homenageados todos aqueles alunos que:
Estudam com seriedade, compromisso e dedicação
Que respeitam seus professores e colegas
Que respeitam regras e limites
Que sabem o objetivo de uma sala de aula
Cumprem com seus deveres e responsabilidades
Aqueles a quem seus professores e colegas admiram
Pela sobriedade de caráter e honradez
Pela busca do conhecimento e realização
Acima de tudo aqueles que tem em seus boletins
Notas verdadeiras, que vieram do seu esforço e conhecimento
e não de um pedacinho de papel...
Assim é que se mede um bom aluno!
Todos
Todos têm algum objetivo
outros uma missão
alunos em sala de aula
adultos trabalhando
todos tem coisas para fazer;
uns lavam louças
outros fazendo Jardins
todos esses são Timboenses
para o futuro
de Timbó
Melhorar.
''O que os educadores não sabem é que muitos dos alunos continuam querendo uma ultrapassagem cultural de seu mundo e não apenas uma pequena melhoria econômica. Fui um desses pardais que sonhavam com alturas e não com migalhas caídas no chão. E o lugar onde pude exercer esse projeto foi na biblioteca pública. Nela, não havia conteúdos predefinidos, nem o desejo de me moldar.
( ... ) Podia eleger o tipo de leitura, e fiz isso sem nenhum método, porque a biblioteca me permitia ser sujeito de minhas escolhas, mesmo que elas recaíssem sobre livros de autores errados. Nunca me senti tão independente como dentro de uma biblioteca pública, percorrendo ao acaso prateleiras e descobrindo livros sobre os quais não tinha nenhuma informação. Se o saber escolar chegava formatado (refletindo preconceitos didáticos), a biblioteca era o espaço livre e não solicitante. Muitas vezes, eu apenas caminhava entre os livros, vendo capas e deixando passar o tempo.''
Pedaços de madeira como filho,
Quintal como casa,
Família imaginária,
Professores e alunos de mentirinha,
Bonecas inertes como brinquedo,
Pano na cabeça como cabelo
Ou por que não chicletes como aparelho dentário?.
Interessante pensar como era
Meu olhar de criança, como podia ter tanta imaginação e ficar horas brincando de ser alguém ou até mesmo brincar q um pedaço de madeira poderia ser um bebê.
E bom lembrar de uma época, onde não existia maldade na mente pura de uma criança, nem mesmo respostas tão difíceis e muitas vezes inaceitáveis...
"Os professores são guerreiros anônimos que vivem do trabalho, onde muitos alunos só dão trabalho e não valorizam a joia que é ter um professor. O professor não é só um trabalhador, mas sim um herói da sociedade. O professor é o mestre entre os mestres. É o formador de profissões, também de caráter, pois são espelhos para aqueles alunos que estão em formação. É aquele que vive em uma sociedade que só sabe cobrar direitos e não querem cumprir os seus deveres. Governantes que querem calar os professores, os impedindo de exercerem o seu dever moral de nos contar a realidade e dar o seu ponto de vista para os alunos. Os fazê-lo pensar, e não uma coisa automatizada e empurrada de goela abaixo. Isso termina privando os alunos de conhecer as histórias do jeito que elas são. Esses profissionais ganham muito pouco para o que fazem, mas não deixam de exercer sua profissão por isso. Eles valorizam a educação em primeiro lugar e fazem da sala de aula o palco dos sonhos para aqueles meninos terem algo para acreditar e sonhar. ”
Texto: Lenilson Xavier (lexgrafia - 31/01/2017)
“Os professores são semeadores de sonhos em uma sociedade que perdeu a capacidade de sonhar..."
Viver é uma escola, nós somos os alunos.
Passamos por várias provas e se ao longo da vida não nos superarmos, o que aprendemos?
Se no início sentimos uma força maior dentro de nós ou escutarmos aquela vóz que alguns chamam de conciêcia, não tem ciência que explique, porque é Deus.
E se nós abrirmos nossos ouvidos e começar a seguí-lo, nossas provas não serão tão difíceis.
Como alunos nesta vida, temos um livro precioso, que do começo ao fim nos ensina!!
Este livro chamado Bíblia, muitos o tem de enfeite, sem seguir sua doutrina.
Cada Palavra, cada história, cada linha, que escrito com a inspiração Divina ou por aqueles que vivenciaram batalhas, sofrimentos e vitórias.
Atravéz do Espiríto Santo os Profetas já predisse a vinda daquele a quem Deus enviaria como Messias, ou Cristo.
Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,
E assim como Jesus ensinou os apóstolos cuidadosamente reservaram tempo em suas vidas para a oração, porque é uma das principais formas de desenvolver intimidade com Deus.
Nós também somos felizes por termos a Bíblia e a oração para nos aaproximarmos com humildade de Deus.
uma das principais armas de todo aquele que crê
Tem gente que reclama da escola do filho, tem professor que reclama de alunos apáticos,tem escola (direção )que reclama da indisciplina dos alunos, bem,acho que chega uma hora que reclamar disso ou aquilo, não resolve.
Temos que fazer a nossa parte,temos que ser pais participativos na vida escolar de nossa prole,dando condições de estudos ,mostrando que o mundo é maior do que imaginam e que existem inúmeras maneiras de ser feliz ,mas também temos que exigir responsabilidade dos mesmos,somos omissos e condescendentes demais.
Os professores precisam se mostrar interessados em mostra ao aluno como é bom ter esse tempo para aprender,ensinar é um dom que deveria ser exercido somente porque realmente o possui,pois ,quando se ensina com paixão,o contágio é eminente e sem duvida faz com que nossos alunos se interessem pela sua aula.Ensinar o que se gosta é maravilhoso,para jovens interessados então é o máximo.
Com relação a escola,é um absurdo nos dias de hoje com tanta tecnologia e facilidades as escolas (independentemente do governo) não se envolvam com sua clientela,que queiram uma nota maior no tal Enade,mas não conseguem fazer com que os alunos se apaixonem pelo seu patrimônio.
Enfim, não podemos exigir de nossos filhos interesse se não nos interessamos,comprometimento,se não nos comprometemos,participação ,se não participamos .
Então,interesse-se ,comprometa-se,participe,aí então teremos uma população mais educada,civilizada,saudável ,interessante e feliz.
Aos meus alunos... Obrigada pelo carinho.
Aos meus amigos... Obrigada pela força.
À minha família... Obrigada pela vida.
E aos outros... Obrigada simplesmente por me lembrar o quanto sou forte!
“Os resultados do que somos se refletem nos nossos alunos.
Que belo aprendizado compartilhar afetos que contribuirão para
construir um ser humano saudável e uma educação de qualidade”.
Rita de Cássia Francelino Souza
Todo professor ou professora,
sonha ser levado no coração
de seus alunos e alunas.
Esse sonho é para quem ensina,
a mais bonita das felicidades
que sua vida pode receber.
A deterioração da qualidade da educação básica e do comportamento dos alunos é clara, ressaltando-se a falta de esforço e de exemplos positivos.
A aplicação do método de não reprovação facilita o comportamento inadequado em sala de aula. Os professores enfrentam dificuldades para estabelecer autoridade, comprometendo a dignidade e a integridade.
Os alunos utilizam celulares para jogar, proferem xingamentos e gritam na sala de aula, na presença do professor, que tenta exercer sua difícil profissão como se estivesse em um parque de diversões. Se adotarem uma postura mais rigorosa, correm o risco de serem processados pelos pais.
A falta de um projeto educacional sólido e bem estruturado acarretará sérias consequências para a sociedade. A ausência de disciplina e de respeito às autoridades pode resultar no aumento da criminalidade e na desvalorização das instituições de ensino. Além disso, a incapacidade de formar cidadãos críticos e responsáveis compromete o desenvolvimento econômico e social, perpetuando a desigualdade e a exclusão.
SOMOS TODOS ALUNOS DE VOLTA AO LAR
Nesta nossa existência somos apenas coadjuvantes onde
O diretor desta dramaturgia da vida é quem avalia nossa importância pelo grau de nossa evolução terrena. Entre o começo e o final desta universidade da vida, somente Ele terá sempre, todas as melhores respostas. Para qualquer conceito nosso, obtido no calor de nosso cotidiano por pensamentos palavras e obras, baseados em nossa vã realidade, existirá um grau por Ele avaliado. Deveremos porém,nos conscientizar da grande certeza: Qualquer resultado obtido, será por determinação dEle, E isto será sempre a favor de nossa própria emancipação espiritual, quer queiramos entender isto ou não. Portanto, evite discriminar tanto seus semelhantes simplificando demais os sentimentos destes, pois cada um deles à tua volta, convive com o mesmo dilema existencial seu. Uns com maiores dificuldades e até alguns desvios, outros mais privilegiados, porém o cerne de cada alma é formado pela mesma essência que nos move. Use palavras boas, aquelas ditas no calor de sentimentos verdadeiros, pois se ditas apenas por dizer, já se perdem antes de chegar aos ouvidos, mas estas com a qualidade validada pela alma e reconhecida pelo espírito, estas sim irão calar fundo naquela ou naquele indivíduo já fragilizado e deprimido pelos revezes, durante a vida. Faça destas palavras, agora já transformadas num elixir potencializado por bons e verdadeiros sentimentos, um alívio para alguém com doenças em estagio avançado, não salvará, mas com certeza, irá abrandar bastante seu sofrimento naquele momento crucial de dor e agonia.
(teorilang)
A noite passada sonhei que estava de volta à sala de aula, com os alunos da 8ª série; mas como os sonhos costumam não fazer sentido, logo me deparei com os alunos da faculdade.
Fazem aproximadamente 10 anos que completei a 8ª série, fazem 4 anos que entrei na faculdade pela primeira vez. A vida é curta e o tempo passa voando diante de nossos olhos e quando nos damos conta estamos envelhecendo a cada dia que passa.
Nossas vidas diante da imensidão do espaço e tempo não passam de um restolhar de folhas.
Torço para que cada um de nós saiba aproveitar da melhor forma possível o nosso bem mais precioso: O Tempo.
O tempo é implacável e corrói fotos, objetos de valor, memórias e tudo o que um dia possuímos. A única forma que o homem encontrou de transcender o tempo e perdurar mais alguns anos, décadas ou até mesmo séculos, é seu legado.
Qual o seu legado?
A antiga professora
A antiga professora foi da equipe apaeana, que trabalhou com seus alunos e tornou uma mulher bem bacana, porque desde muito tempo que eu sinto é saudade, mas é difícil esquecer, pois tenho muita intimidade, seus alunos o ama pela alegria e divertimento, mas às vezes quando pega pela orelha, é preciso ser atento.
Os alunos são de grande importância para vida dessa mulher, quem conhece, vê e sabe, o afeto é bom pra quem quiser, tem um jeito de paz, amizade e compreensão, mas quando fica chateada, que não pode coisa errada, o aluno recebe uma correção. Se é perto ou se é longe, a saudade bate forte, Gildasia Chaves espero que você visite a apae, para ajudar e dar o suporte.
TEMA:
EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: Desenvolvimento da espiritualidade dos alunos através da operacionalização dos objetivos do domínio afetivo nas aulas das escolas estatais
QUESTÃO DE ANÁLISE:
Em que medida a operacionalização dos objetivos do domínio afetivo nas aulas das escolas estatais afeta o desenvolvimento da espiritualidade dos alunos?
SÍNTESE:
A Espiritualidade é a Dimensão Afetiva do Homem, porque trata de valores de um Homem, e cabe ao Ministério da Educação e Cultura desenvolver nos alunos valores superiores como Amor, Cooperação, Serenidade e Criatividade através da Educação Escolar.
A operacionalização correcta dos objetivos do domínio afetivo nas aulas das escolas estatais pelos professores possibilita o desenvolvimento da espiritualidade dos alunos.
A vida é como uma escola, onde na condição de alunos somos submetidos a determinadas provas e lições para passar de ano.
Os ciclos se repetem enquanto não aprendemos, enquanto não estivermos maduros o suficiente para as transformações necessárias, enquanto mantivermos os mesmos pensamentos, os mesmos comportamentos, a mesma energia e acima de tudo enquanto verdadeiramente não desejarmos a liberação do que precisa encerrar.
Toda situação que se repete é um convite para aprender, refletir, mudar e melhor se conhecer.
Educar não é criar condicões
Que permitam que os alunos
Sejam eficientes na absorção
Dos conteúdos transferidos,
Mas que esses alunos sejam
Capazes de compreenderem o
Mundo ao qual estão inseridos
E conscientes de suas realidades
Possam enxergar a necessidade de mudanças,
disponibilizando seus esforços
Para as transformações necessarias
Na época escolar, como você se comportava em relação aos alunos mais novatos e com menos conhecimentos?
E como se sentia quando um veterano não respeitava sua natural condição de menor sabedoria?
Assim também é na escola Terra, quando nos deparamos com os erros de nossos próximos que ainda não aprenderam aquela lição.
Queridos alunos do curso de Libras,
Quero compartilhar uma reflexão importante com vocês: permitam-se ser os protagonistas da sua história. Aprender Libras é uma jornada cheia de significado e potencial, e cada um de vocês tem a capacidade de fazer a diferença, tanto na sua própria vida quanto na vida daqueles que se comunicam por meio dessa língua tão rica.
Ser protagonista é mais do que apenas aprender o conteúdo das aulas. É ter a coragem de seguir o seu próprio caminho, mesmo quando as opiniões dos outros parecem te desviar. É ouvir a sua voz interior, confiar na sua intuição e fazer escolhas que estejam alinhadas com os seus valores e sonhos.
Vocês estão se capacitando para serem pontes de comunicação e inclusão, e isso é um poder imenso. Não deixem que o medo de errar ou a necessidade de aprovação de outras pessoas os impeçam de avançar. O aprendizado de Libras não é apenas uma habilidade, mas um passo em direção a uma sociedade mais inclusiva e conectada.
Lembrem-se: a história que vocês escrevem é única e valiosa. Não deixem que as opiniões alheias ditem o ritmo ou o rumo que ela vai tomar. Sejam ousados, sejam protagonistas e tenham orgulho da jornada que estão trilhando. O mundo precisa de pessoas como vocês, que escolhem fazer a diferença! 🖊️09/08/2024. Iza lira.
