Poema sobre a Seca

Cerca de 1140 poema sobre a Seca

⁠Dissertou Lucius:

- Muito Sol, seca e mata os vegetais. Muita Água, afoga e mata a vegetação terrestre. Se houvesse só noite, a vida na terra não subsistiria, como da mesma forma se houvesse só dia, também não. Só dia, o calor, superaqueceria o Planeta. Só noite, o Planeta, super-esfriaria. A vida de um indivíduo, deve ser semelhante ao clima: equilibrado. Se não houver equilíbrio, o desequilíbrio biológico-individual causa desordem destrutiva.

🦉

Inserida por FabioSilvaDN

⁠Uma folha seca, de uma árvore qualquer, causa pouca ou nenhuma admiração à contemplação da maioria; ( e até de nós mesmos, os contemplativos por excelência!) Mas vede com que admiração quase, senão todos mesmos, vêem como que uma beleza superior e insólita, numa pintura surreal dessa mesma folha, que é a representação da folha Natural ( original)!!! É bem verdade que essa sensação estranha de contemplar, faça com que se pense que a arte é superior a Natureza quando, na realidade, a arte, apenas nada mais é, que sua representação.
E foi com acerto que bem se expressara o Imperador-Filósofo Marco Aurélio, nestes termos: <a natureza não pode ser inferior a arte. As artes nada mais são que reproduções da natureza. Então, a natureza, que é a mais perfeita e abrangente de todos, não pode ser inferior a melhor habilidade artística>.

Às 11h28 in 07.11.2023

Inserida por FabioSilvaDN

⁠SETEMBRO

Se o amor chegar agora,
tem uma primavera brotando
em mim.
Se é com a seca que o ipê floresce;
É com a dor que a gente cresce.
Para que chorar se existe amor.
A questão é só de dar.
A questão é só de dor.

Inserida por olhos_tristes

Crônica da Linha de Fronteira Seca: Ponta Porã e Pedro Juan Caballero

A linha de fronteira seca entre Ponta Porã, Brasil, e Pedro Juan Caballero, Paraguai, é uma região única, repleta de histórias antigas e memórias culturais. Este território, que hoje une dois países, já foi palco de inúmeras rotas e caminhos antigos, cruzados por povos indígenas, portugueses, espanhóis e missões jesuítas.

A Formação Histórica.

Desde tempos imemoriais, a vasta mata e as grandes áreas de erva-mate nativa atraíram colonizadores, migrantes e emigrantes de diversos lugares. Os tropeiros e comerciantes viajantes que por aqui passaram deixaram suas marcas, e muitos decidiram fixar-se, dando origem a estâncias e fazendas que, cada uma, conta sua própria trajetória e história.

Lendas e Memórias.

As lendas locais falam de quadrilheiros e bandoleiros que cruzaram a região, mas também das patrulhas volantes, formadas por valentes da região, que expulsaram os bandidos. Essas histórias são contadas através de crônicas locais, lendas e causos de outros tempos, memórias de um passado que deixou gravado na história contos para serem contados.

A Riqueza Cultural.

A riqueza cultural e histórica da linha de fronteira seca é inegável. Cada canto dessa região guarda memórias de um tempo em que a fauna e a flora exuberantes eram observadas com admiração pelos primeiros exploradores. As missões jesuítas, com seu legado de fé e conhecimento, também deixaram marcas profundas na cultura local.

Conclusão.

Hoje, Ponta Porã e Pedro Juan Caballero são cidades irmãs, unidas por uma fronteira que, mais do que dividir, une histórias e culturas. A linha de fronteira seca é um testemunho vivo de um passado rico e diversificado, que continua a inspirar crônicas e contos, mantendo viva a memória de uma região única e cheia de histórias para contar.

Inserida por yhuldsbueno

JAGUARIBE
O que fazer...
meu coração é terra seca,
é flor de algodão,
é estio
ressecando o milho,
é sol do meio dia,
esfarelando o chão...
fiquei tão só como o rio,
como o rio surdo e mudo,
que serpenteava triste
como o jaguaribe
sem o seu jaguar...
o que fazer...
meu coração é rio seco,
sem eco, sem poema,
sem ecossistema,
nesse absurdo
sem serpentear...

Inserida por tadeumemoria

COISAS INGÊNUAS
O que fizemos ontem
O céu azul, o vinho, o blue e a caatinga
A arder a seca, a derramar carências
Santa demência,
Poeira branca do que foi o Jaguaribe
Deus me livre daquele olhar
A inquirir os meus desejos
Chama ardente a queimar na alma
Que quanto mais olhava mais incendiava o meu olhar
Sempre acreditei no amor das coisas ingenuas
Sempre declamei a grandeza das coisas pequenas
Mas se desvirtuei foi por paixão,
Foi por paixão que derramei o meu querer
Foi por querer que perfurei seu coração
O que fizemos ontem nunca mais se fez
A caatinga ainda rasteja, arde esparsa
Parca, incendeia, mas se chove, floresce e viceja
Porque vicejar é da flor...

Inserida por tadeumemoria

⁠DEPOIS DA CURVA, HÁ UM RIO

Pouco importa o sol ardente,
O rosto molhado e a garganta seca;

Pouco importa a poeira da estrada,
Os pés descalços e as pedras no caminho;

Pouco importa o andamento sem fim,
As pernas cansadas e o quase parar;

Pouco importa as quedas sofridas,
Os laços desfeitos e o tempo perdido;

Pouco importa o pensamento distante,
A saudade no peito e a incerteza constante;

Pouco importa se a vida é dura,
Os sonhos são muitos e o tempo é pouco;

Depois da curva, há um rio.


Inserida por chicogente

Virtudes

Deixarei o rio que me banha
Estes olhos afogados
Umedecendo a terra seca
Que prepara o amor...
Ainda é adormecida
A sementinha que plantei
No coração da minha amada menininha...
Regarei com lágrimas
Aguardando a estação
Do tempo oportuno
Que me germine o seu amor...
E do tempo que se vai
Aos teus dias adormecidos,
Ainda que demore o quanto for
Verei nascer o teu amor...
Deixaste a aparência de menina
Pra te tornares para mim mui mais bela
Que eu pudesse imaginar...
As minhas afeições são por ti a cada dia,
Cobrindo-lhe o tempo generoso
Com todas as virtudes
Que alimentam o meu amor.

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

Terra seca

Chorei...
Cada lágrima corrida
Deste rio de saudade,
Eu chorei...

Águas banham a terra seca
E não saciam a minha sede.
A semente do amor
Dorme tenra sem dar flores...

Mas cada gota destas lágrimas
Não se perde sem destino...
É gotas feitas o orvalho
Que alimenta o nosso amor.

Edney Valentim Araújo
1994...

Inserida por edney_valentim_araujo

Terra seca

Esse vento que sopra,
E de longe vem, para longe se vai,
Esse amor que chegou tão de repente.

Se for para ficar, fique.
Se for vendaval, que se vá.
Vá também essa tempestade.

Nessa terra seca da solidão
Onde a semente dorme,
As águas que banham são lágrimas.

Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

Mas e se ele parte, num rastro, num vento. Como uma folha seca que voa. O que será do coração da poetisa? Pra suas mãos não chorarem e seus versos não virarem pétalas perdidas ela pousa num jardim e se torna borboleta. Borboleta que encanta levando versos de amor. Borboleta encantada num jardim de uma só flor.

___Lene Dantas.

Inserida por LeneDantas

⁠ÁRVORE SECA

Ao vê-la, estarreci.
Ainda ontem
Do antes de ontem
De há três dias,
Eu vi-a;
Parecia-me salva
À luz da alva,
Daquele passado dia.

Hoje, mesmo agora,
Olhei lá fora:
Estava já mirrada,
Seca, num esturricado
Como torresmo queimado.

Quis regá-la,
Refrescá-la,
No pé do tronco a morrer.

Só então me lembrei
E pelo que sei,
Não adianta em desnorte,
Querer vencer
Sem poder,
Aquilo que já é morte!

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 02-04-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

⁠ALMA SECA

Que interessa eu dizer
E ao mundo revelar,
Mostrar
O que me vai na alma,
Se não é isso que acalma
A minha sede de viver?

Se eu confessasse o que sinto,
Mesmo na pura verdade,
Dir-me-iam por bondade,
Ou por maldade -
Que minto!

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 06-04-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

Você será como uma folha seca, se não tiver o amor de Deus!!

Busque a Deus todos os momentos de sua vida e verá as grandes maravilhas!!

Inserida por claudina_PLNacione

Lagrimas seca

Penso que minhas lagrimas se secaram
Pois a dor é tamanha intensidade
Mas as lagrimas se acabaram
E chego à maturidade
Sem lagrimas,
Pois todas já se derramaram.

Inserida por julianarossicordeiro

⁠Eu no espelho

Minha pele amanheceu seca
Diante do espelho uma ruga que antes não tinha
Uma pinta que eu não conhecia
Os olhos caídos e cansados
Não são resultados de uma noitada
nem de uma jornada de trabalho
Acabei de acordar
E não me reconheço
Quem é essa no espelho?
Será que dormir por anos?
Ou me esqueci de viver?
A verdade é que vivi
para satisfazer a todos menos a mim
Será esse o meu fim?
Será Que ainda há tempo para mim?

Inserida por juliana_rossi_1

⁠"O Quinze apresenta as consequências devastadoras da grande seca de 1915 no Nordeste do Brasil, onde a resiliência e resistência do povo nordestino se erguem como um testemunho da luta incansável contra as adversidades impostas pela natureza e a negligência do governo."

(PAULA, Vitor Ferreira de. "O quinze?" Campo Grande: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2024, p.01)

Inserida por VitorFerreiradePaula

⁠Me faltam os seus carinhos.
Minha boca está seca.
Faltam os seus beijos.
Sim, sinto-me em uma escada espiral,
que não tem fim.
Está difícil.
Me pergunto...
Só meu coração vaza sentimentos?
Eu mesma não sei explicar.
Então, espero o final de semana.
No sábado, tento ter livre arbítrio.
É tudo sem nexo.
É tudo um complexo.
Estou dispersa.
A questão de tudo,
é você.
Está difícil.
Está difícil alcançar a glória.
Está difícil alcançar você.
Está difícil.
Me pergunto...
Só meu coração vaza sentimentos?
Tento ter ânimo.
No lugar em que estou,
a vida está me tornando figurante.
Estou quase invisível!
Será que ainda tenho tempo?
Queria ter você no Grand Canyon,
em Machu Picchu,
em Cusco, no universo,
no meta verso.
Socorro!
Delírio.
Estou naquela bifurcação.
Não sei o que fazer.
Paro e volto?
Paro e sigo?
Sigo em frente?
Será que chegarei em algum lugar?
Está difícil.
Me pergunto…
Só meu coração vaza sentimentos?
Tempestade em meus olhos.
Soluços rasgam meu ser.
Grito!
Sinto os pulmões estalarem.
Você não ouve.
Nosso banner, agora de papel, você não vai ler.
Eu sei.
Medo!
Medo que o "Eu te amo" se torne banal.
Medo que o amor se torne
“artigo de luxo”.
Está difícil.
Me pergunto...
Só meu coração vaza sentimentos?

Inserida por yonnemoreno

⁠GRÃO
Essa vidinha que a gente vive e não é da gente, transcende.
Hora é folha seca que se quebra em contato com a fina brisa
Noutra se deixa fluir ao sopro da ventania que sempre vai
Passar sobre nossos rostos quão brisa mansa ou vendaval.
Em outro instante, fria como o corpo físico inerte.
E essas dores que sentimos apenas prelúdios são.
Assim como o pensamento logo passamos aos corpos sãos...
E quem não é o que é, naquilo que é se perde.

Inserida por NICOLAVITAL

Resumo da manhã de hoje.

'Passarim'!
Rola na areia,
toma uma ducha
se seca na cadeira
pertinho de mim.
Ficou um tempão nesta brincadeira.
A netinha na escola.
Ele veio me fazer companhia.