Poema Jardim
Meu Jardim
Flores lindas que se agarram
Em troncos de coqueirais,
Um canteiro de bromélias exuberantes,
E de cores ofuscantes,
Escondem em suas conchas alimentos de pequenos animais.
As árvores são importantes,
Grandes ou pequenos demais,
Aqui não importa o tamanho dos animais,
Ela serve de abrigo,
Até para o inimigo.
Três palmeiras triangulares,
Até de pouca idade,
E uma grande pedra bruta,
Uma não venceu a luta,
morreu não sei porque?!
Acho que foi de saudade!
A casa e rodeada de exória e estrelicia,
Com desejo e sem malícia,
O beija flor a cobiça,
Se enche dela que delícia!
De frente a minha janela
Enfeitando esse jardim,
Uma tousseira de Palma frondosa,
Flor roxa com perfume de rosa,
Que floresce só para mim!
Num banco ao lado de um toco, que um dia foi jatobá,
Esta era de muita idade!
Dela ficou saudade,
Acabou -se em uma tempestade,
Deu lugar a um lindo e florido manacá;
Sentados naquela
Bancada,
Em noites de lua cheia,
Ofuscada pela nuvem branda que a margeia,
Quase a gente não a via,
Lá tinha muita magia,
Eu e minha amada,
Para que falar de vida alheia?!
No caule de uma palmeira
em meio às folhas finas,
Pendurada uma orquídea de flor pequenina,
De cor rosa para o vinho,
Aparece um canarinho,
Querendo fazer o seu ninho,
Impossível!
Protegida por espinhos.
Não me arrependo
Houve amor
Não me arrependo
Houve um jardim florido
Não me arrependo
Houve beleza
Não me arrependo
Houve cheiros doces
Não me arrependo
Houve lágrimas de emoção
Não me arrependo
Houve lágrimas de felicidade
Mas também houve dor
Houve dor e lágrimas de luto
Hoje quando acordei senti minha alma
em flores. Um jardim de rosas perfumaram
meu quarto... Senti teu perfume em cada
rosa, meu doce anjo amigo, meu raio de Sol.
Me fez querer acordar para a vida... Abro a
janela do meu quarto e vejo borboletas querendo
entrar em meu jardim.Elas trazem a alegria das
cores, o arco ires dos amores, elas dançam e
se espalham ao vento, dizendo ao mundo, uma
flor acordou em um jardim e esta sedenta de amor.
(...) A alma de uma mulher é um jardim em flor,
lindo e perfumado. O Sol a aquece e a protege
fazendo carinho em cada pétala. Deus quando
Criou a mulher, deu a ela toda magia e mistérios
do Amor.
❝ ..Receba as mais belas flores
colhidas no jardim da amizade,
regada com gotinhas de amor,
que nossa amizade seja como
estas flores, simples, pequenas,
mas que encante e transborde o
coração de quem as receber...❞
É maravilhoso ver crescer
Aquilo que se cultiva
Com muito carinho
Quer seja uma planta no Jardim,
Um animalzinho
Em casa ou no quintal
Uma amizade no peito
Um amor no coração
E até mesmo
Uma esperança no ar.
No jardim do coração, uma flor não desabrocha,
A paixão é um mistério que sua alma não alcança.
Por entre as sombras, ela busca em vão,
O calor do amor, a doce sensação.
Seus olhos buscam estrelas, mas não encontram brilho,
Seu coração vagueia, perdido em seu emaranhado trilho.
A paixão é como um pássaro que voa além,
Ela observa de longe, sem nunca tocar a taça do além.
Mas mesmo sem paixão, sua alma é livre como o vento,
Ela dança com a vida, em um eterno movimento.
Pois há beleza na jornada, mesmo sem um final,
E a verdadeira paixão reside na liberdade de voar sem igual.
No tempo mar,
tempo ancoradouro,
tempo marola,
maré de saudade
você
Tempo jardim,
tempo flor,
tempo rosa, espinho,
perfume jasmim
amor...
As borboletinhas
devem ser
flores com asas,
enfeitando o jardim
e o meu viver
Cada uma que esvoaça,
chega de mansinho
toca de leve o coração,
em puro carinho e
me faz sorrir,
lembrando você...
Quase fui tão feliz...
nesse jardim que é a vida
mas o destino não quis
quando vi a tua partida
Quase fui tão feliz...
sem pranto e sem solidão
quando ouvia o teu canto
chegando ao meu coração
Quase fui tão feliz...
entre nuvens, luas e sóis,
mesmo sem nunca ter
dividido contigo os lençois
Quase fui tão feliz...
navegando em mares seguros
que teu amor indicava,
eras meu porto seguro!
Quase fui tão feliz...
agora nada mais sou,
a vida assim não quis,
e sem dó nos separou !
Amo dias de chuvas,
por causa das árvores
alcanço repouso
na estrada de chão
.
o jardim está fora do tempo
como palavras de consolo,
uma ideia feliz
sob o olhar da janela
bom dia, flores,bom dia folhas,
bom dia campo
deixa-me passar,deixa-me, olhar
tua gota de ser
REVENDO CONCEITOS:
Vou fazer uma faxina em meu jardim
Vou guardar com zelo a razão
Vou abrir sem métrica o coração
Hoje eu vou cuidar de mim!
Vou anular de vez a solidão
Quero ver chover em meu "cantim"
Eu vou regar o amor, enfim,
Vou sorrir viver com emoção.
Tô revendo meus valores
Minha vida, meus atores,
Hoje eu vou cuidar de mim!
Vou limpar a minha casa
Vou cortar as minhas asas
Vou podar o meu jardim.
Fortaleça com delicadeza a beleza crescente dentro de você.
Cultive o seu jardim e elimine tudo que te impeça de crescer e floresce.
Obrigada por ser esse jardim,
Que floresce e perfuma o meu viver.
A vida fica bem mais bonita assim,
Pelo simples privilégio de te conhecer.
Uma bela jaqueira no jardim
Um gramado bem verdim
Um cristo de braços abertos
Desejando bem vindos com muito carinho
Terraço arejado e bem quentim
Vista ampla de todo jardim
Porta larga da nobre jaqueira
Um janelão da mesma madeira
Uma sala que visita se esparra inteira
Um belo quadro da Santa Ceia
Uma foto grande da nossa pequena cachoeira
Móveis rústicos de igual madeira
Uma cozinha que todos saem de barriga cheia
Um armário pomposo de fortes prateleiras
Mesa e cadeiras da brava jaqueira
Conforto e belezoura que tonteia
Um banheiro que se amostra na limpeza
Um quartinho que parece um ninho
Descanso de José e seu benzinho
Reino de paz, amor e carinho.
Lá fora uma linda escada à direita
Dá gosto subir, nunca canseira.
Em cima mais dois quartinhos
Que João de Barros fez com muito carinho
Situada no centro de Chã de Areias
Próxima da igreja que o Santo José homenageia
Toda a cidade de Itaquitinga lisonjeia
Abrigo de todos para vida inteira
Trilhas do Destino
Dois nascimentos, destinos divergentes,
Um em solo árido, o outro em jardim florido,
Ambos buscam, nas correntes,
Um propósito, um sentido perdido.
Em um lar disfuncional, a criança cresce,
Envolta em sombras, desafios constantes,
Mas uma chama interna permanece,
Uma força oculta, a guia avante.
O outro em berço de ouro, têm amor e cuidado,
Rodeado de afeto, segurança e luz,
Mas o coração, às vezes, inquietado,
Busca um significado que nada traduz.
Caminham ambos, por sendas variadas,
Na solidão, encontram seu poder,
Refletem, meditam, almas desveladas,
Descobrem o caminho do verdadeiro ser.
A resiliência forja o primeiro viajante,
Como pedra que resiste ao vento e ao mar,
A espiritualidade, luz incessante,
Que a ajuda, dia a dia, a avançar.
O segundo, em sua jornada confortável,
Percebe que o luxo não preenche o vazio,
Busca no simples, no essencial, o amável,
Encontra na essência um novo caminho.
No fim da trilha, seus olhares se encontram,
Não mais estranhos, mas almas irmãs,
A vida, com suas dores, os confrontam,
Mas revelam a beleza das manhãs.
Dois destinos, uma busca contínua,
A evolução do ser, a paz interior,
Descobrem que a vida é sempre oportuna,
Quando se encontra, na dor, o amor.
E assim, ao final, em sintonia profunda,
Alcançam juntos o que sempre almejaram,
De trilhas distintas, a alma fecunda,
No propósito divino, enfim se acharam.
Borboletas no Jardim da Vida
Por Diane Leite
Aos 18, ao me tornar mãe, imaginava como seria aos 40. Pensava se estaria velha, se teria conquistado meus sonhos. Hoje, percebo-me como uma fusão de dois mundos: uma parte serena e outra que renasceu das cinzas, sonhando e lutando.
Aprendi que a vida é feita de escolhas. Durante anos, priorizei os outros, mas descobri que o amor mais puro vem da reciprocidade. Sei dizer "não" sem culpa, pois respeito a energia que ofereço. Cada amor moldou minha alma, mas a mulher que sou hoje sabe o que merece.
Mereço o melhor, pois plantei com amor e colhi com resiliência. Acredito na prosperidade divina. Deus testa, mas também honra. Fé é seguir de pé mesmo quando o mundo desaba.
Hoje, meu jardim é minha maior obra. Nele, plantei sonhos, nutrição e amor-próprio. Com mãos sujas de terra e coração cheio de esperança, reguei cada semente. Agora, posso admirar as borboletas ou escolher uma para ficar.
O futuro é incerto, mas não me assusta. Enquanto plantar e regar com amor, terei sempre o jardim mais lindo para admirar e me orgulhar. No fim, a maior beleza está na jornada – nas mãos cheias de terra e no coração cheio de vida.
Sigo plena, grata e em paz.
Texto pensador Diane Leite
Autoria: Diane Leite
Quero um castelo no ar
pertinho do azul do céu
jardim forrado de estrelas
sem contas de luz nem aluguel.
