Poema Fanatismo
Onde não existe equilíbrio e a noção e o reconhecimento dos pontos negativos daquilo que se acredita, existe fanatismo claro.
A violência a que assistimos ou sofremos é expressão de uma realidade social marcada pela falta de um projeto de nação, pela falta de ética em setores da sociedade, pelo descrédito nas instituições, pela falta de condições dignas e nobres de vida, pela banalização da vida humana. Já a violência produzida pelo terror pode ser expressão de ideologias e fanatismos de todo tipo, também do desespero de grupos e povos que não são respeitados e promovidos, da descrença na força do diálogo e do respeito mútuos...
Casamento não é negócio. Não é sociedade em que o contrato permanece enquanto se tem dinheiro ou estoque. Não foi feito pra ser “eterno enquanto dure”. Não se sustenta dos “ismos” do machismo e feminismo, ou qualquer outro fanatismo em que a motivação seja o “EU” e não o “NÓS”. Se não for um pelo outro e ambos pelo lar, melhor não casar.
As vezes eu mesmo não me entendo , adoro Copa do Mundo , adoro esportes , mas não suporto futebol , sabe esses campeonatos Estaduais , Nacionais ..... Isso afasta as pessoas , elas chegam á se odiar é igual politica só tem briga ,fanatismo,doença...Sei lá o nome que se da pra isso .
Jesus não é mau. Entretanto, a maioria dos seus seguidores, talvez por desconhecer a vida do seu ídolo/deus, são a personificação da maldade.
O fanático não analisa fatos: analisa pessoas. Tanto é que ele não consegue dizer se algo está certo ou errado, se é bom ou ruim, antes de saber quem fez.
Os brasileiros estão perdendo a identidade de um povo alegre e hospitaleiro e se odiando entre si, por conta do fanatismo politico.
Tão contraditório isso, mas existem pessoas que se consideram os verdadeiros herdeiros do paraíso. Passam a vida esperando a morte porque acham que só depois dela alcançam o céu. Enquanto esperam o dia de serem arrebatas ocupam todo o tempo que têm fazendo da vida dos outros um inferno.
Existem pessoas tão autoritárias que inventam regras absurdas e ainda querem que os outros as obedeçam como se fossem regras naturais, racionais e logicamente perfeitas.
Afirma-se, algumas vezes, que a intolerância religiosa é fruto da convicção. Se alguém está absolutamente convicto de que a sua fé é a verdadeira e a dos outros, errada, parece criminoso permitir o erro e perdição de seu semelhante. Entretanto, eu estou inclinado a pensar que o fanatismo é frequentemente o resultado não da convicção, mas antes da dúvida e da insegurança.
A posição politica excessiva, sem o conhecimento universal da historia da riqueza e das culturas, sem o mínimo conhecimento dos dados verdadeiros da administração publica dos governos são bem semelhante ao torcedores fanáticos de um time de futebol que não conhecem nada sobre a historia do clube, do esporte e desconhecem o mínimo regular sobre arbitragem. São em si alienados das verdades, mais uma peão quantitativo fruto da falsa comunicação paga, inverídica e doutrinaria.
Enquanto eu estiver esbarrando em pessoas com ciúmes de Jesus e com ódio por todos os tipos adversos, definitivamente não estou caminhando pelo caminho do meio, resvalo pelos extremos.(Walter Sasso)
Político é para ser cobrado, não idolatrado.
Quando você faz isso, perde o senso crítico, e por consequência, o bom senso.
O trouxa acredita em tudo que o ídolo politico fala é faz, ao ponto de duvidar se o que esta vendo é real ou não, se aquilo não se adapta a vontade do ídolo politico se torna falso para que se continue vivendo da idolatria politica.
Se um aluno estuda e o outro ora para um exame, quem colherá êxito? Deus nos concedeu inteligência para distinguir quando é impróprio orar. Trata-se da mesma inteligência que adverte porque não se deve ir à igreja na pandemia. No primeiro caso, quem opta pela oração poderá tirar zero na prova, já no segundo poderá morrer. Cuidado com a fé cega!
Jesus ensinou o caminho estreito; a religião ensina a mente estreita. Discernir a diferença é conhecer o Espírito do Evangelho
A exaltação cega de figuras públicas expõe uma sociedade doente, que perdeu a ética e a justiça, arriscando o futuro de suas próximas gerações."
