Poema de Pobre
Quais contos de fadas restavam para uma mulher comum, empobrecida, de 26 anos e que nunca tinha sido beijada?
Com a modernidade da indústria funerária o provérbio italiano que dizia que "no fim do jogo rei e peão voltariam pra mesma caixa" foi alterado. Sim, hoje já existe a possibilidade da cremação. Eles sabem tudo e nós buscamos compreender. Detém a tecnologia mas não conseguem responder: Por que até pra ter um enterro digno se necessita de dinheiro? Sujeito teve o sonho de ser cremado um dia. Mas, era pobre.
O pobre gasta muito para parecer rico. Não é o quanto possui mas sim o que você faz com o que possui,e parecer possuir é viver numa ilusão arquitetada por si mesmo.
A beleza exterior é algo que me assusta, umas das frutas mais lindas que eu já vi, estava totalmente podre por dentro.
Quando o coração e a cabeça entram em conflito, é sempre o coração que vence. A pobre cabeça acaba sempre por ceder porque é a mais prudente.
Um avaro torna-se rico, vivendo como pobre; um esbanjador torna-se pobre, vivendo como se fosse rico.
Quando no seu meio houver um pobre, mesmo que seja um só de seus irmãos, numa só de suas cidades, na terra que Javé seu Deus dará a você, não endureça o coração, nem feche a mão para esse irmão pobre. / Pelo contrário, abra a mão e empreste o que está faltando para ele, na medida que o necessitar. /Quando você lhe der alguma coisa, não o faça de má vontade, porque, em resposta a esse gesto, Javé seu Deus abençoará você em todo o seu trabalho e em todas as suas iniciativas. / Veja bem! Não faltam indigentes na terra. É por isso que eu ordeno a você: abra a mão em favor do seu irmão, do seu pobre e do seu indigente na terra onde você está. (Deut.15,7-11)
Ser rico não é pecado – ser pobre não é virtude.
Virtude ou pecado é saber ou não saber ser rico ou pobre
Pobres mortais que somos! Cobramos e cobramos... E sequer analisamos se temos mesmo o direito para tal.
Quando há algo de humano a se fazer, não importa se o atingido é homem ou mulher, pobre ou rico, analfabeto ou doutor, religioso ou ateu, importa que algo tem que ser feito e que ninguém fará isso no seu lugar.
Há aqueles que ganham tanto que não sabem perder, enquanto outros perdem tanto que talvez nem saibam ganhar.
O pobre e o miserável revelam nossa deficiência como cristão, por isso, os evitamos para não enxergar a nossa própria nudez. Ao evitar o pobre desprezamos Jesus.
Quando na igreja há uma busca frenética pelo extraordinário através da matéria é porque está faltando coragem para encarar no cotidiano a realidade que contrasta com a fé que professamos.
A centralidade dos pobres no Evangelho deve sempre reporta-nos naturalmente ao tema da opção preferencial pelos pobres.
