Poema de Orgulho
É a natureza humana que determina a história e não o contrário. Se é verdade que um orgulho arrogante vem antes da queda de um indivíduo, também é verdade (...) que a autoidolatria de um povo é uma das causas de sua queda espiritual coletiva. (...) Um ego inflado, tanto pessoal como nacional, precede e pode ser responsável pela quebra da estrutura social tanto quanto da personalidade individual.
Quando o rei Narciso se assenta no trono da soberba, empunhando o orgulho como cetro do ego, a sensatez torna-se cega e a sabedoria, muda.
nao tenha orgulho de me ver escrever,
É nos dias que eu estou derrubada, triste e zangada que você vai me ver rasgando os papéis, reescrevendo e buscando dentro de mim algo para este mundo.
Que o seu orgulho não te faça provar de situações constrangedoras, ainda é tempo de reavaliar. cuidado com quem você trata com indiferença e com maldade, muitos de nós estamos aqui para ouvirmos, aprender, praticar e ensinar. Que saibamos transmitir o necessário e que nos sobre humildade para absorver e reproduzir experiências de relevância.
Não sou adepta ao orgulho porque enxergo a vida pelo prisma da morte. Tanto a minha, quanto a daqueles pelos quais tenho apreço. Odeio a ideia de ter amado pouco. Meu tempo é agora! Não quero gratidão, amores e perdões de beira de caixão. Onde eu, ou o outro não poderemos escutar
Tem gente que fala com tanto orgulho dos pesos que carrega, que eu chego a pensar que ser leve soa como algo proibido, criminoso ou feio para elas.
“A soberba (arrogância) é um sentimento de superioridade e orgulho excessivo, emerge de um sentimento de inferioridade levando a pessoas considerar-se superior aos demais. Se manifesta como uma atitude arrogante, excesso de confiança e uma necessidade constante de ser admirado e elogiado pelos outros. Ela pode levar a pessoa a desprezar ou menosprezar aqueles que considera inferior, buscando sempre colocar-se em uma posição de destaque. Pessoas soberbas acreditam que já sabem tudo e não precisam se esforçar ou aprender com os outros. A soberba pode projetar uma visão distorcida da realidade, induzindo a decisões erradas e ignorando a opinião valiosa de terceiros. É primordial ao humano de caráter cultivar a humildade, reconhecer suas limitações e falhas, valorizar as opiniões e perspectivas alheias, evoluir com os erros e ter em foco que ninguém é superior a ninguém.”
(Mário Luíz)
A crítica é, na maioria das vezes, odiada e temida por orgulho, daquele que não quer aprender ou admitir que erra.
Uma pessoa orgulhosa não é assim um problema, pois depende do tipo de orgulho que ela está praticando.
Quando nos despimos do orgulho e da soberba, e nos vestimos da humildade.
Então nossas orações são conhecidas diante dele.
nunca deixe que seu orgulho distancie seu melhor ,ainda que desde criança foi costumeiro ouvir os frutos do absurdo seja surdo para as prática da soberba "
O orgulho e a inveja são venenos que corroem a alma, enquanto a bondade é a água que nutre a semente da felicidade.
O orgulho e a inveja nos cegam para as coisas boas da vida, mas a bondade é o caminho para a felicidade e o bem-estar emocional.
O egoísmo este filho nefasto do orgulho é a fonte de todas as misérias da terra e se tornou no maior obstáculo à felicidade dos homens e todos cristãos devem combatê-lo.
O orgulho é tão perigoso que impede qualquer possibilidade de arrependimento, é mais fácil um ateu conquistar a salvação que o orgulhoso aceitar a rendição.
O orgulho de certas pessoas, as impede de falar e fazer certas coisas que para a sua solução, seria necessário se inferiorizar!!
