Alexander Lowen

Encontrados 7 pensamentos de Alexander Lowen

Estar cheio de vida é respirar profundamente, mover-se livremente e sentir com intensidade.

Alexander Lowen
107 compartilhamentos

O ritmo, a pressão e a filosofia de nossos tempos são antitéticos à vida.

Alexander Lowen
Inserida por annecrystie

Não existe apenas uma saída que desvende todos os mistérios da condição humana.

Alexander Lowen
Inserida por annecrystie

A superênfase dada ao poder em nossa cultura coloca o ego contra o corpo e a sua sexualidade, criando um antagonismo entre ambas as motivações, quando o ideal seria o apoio e o reforço comum entre elas.

Alexander Lowen

Ninguém é exceção a regra de que o aprendizado ocorre através do reconhecimento dos erros.

Alexander Lowen
Inserida por annecrystie

"Como adultos, nós temos muitas inibições quanto a chorar. Nós sentimos que é uma expressão de fraqueza, ou feminilidade ou infantilidade. A pessoa que tem medo de chorar está com medo do prazer. Isto porque a pessoa que tem medo de chorar se mantém conjuntamente rígida para não chorar; ou seja, a pessoa rígida está tão com medo do prazer quanto está com medo de chorar. Em uma situação de prazer ela vai ficar ansiosa. (…) Sua ansiedade nada mais é do que o conflito entre seu desejo de se soltar e seu medo de se soltar. Este conflito surgirá sempre que o prazer é forte o suficiente para ameaçar a sua rigidez.
Desde que a rigidez se desenvolve como um meio para bloquear as sensações dolorosas, a liberação de rigidez ou a restauração da mobilidade natural do corpo vai trazer essas sensações dolorosas à tona. Em algum lugar em seu inconsciente o indivíduo neurótico está ciente de que o prazer pode evocar os fantasmas reprimidas do passado. Pode ser que tal situação seja responsável pelo ditado "Não há prazer sem dor."

- Alexander Lowen, A Voz do Corpo -

Alexander Lowen
1 compartilhamento

⁠"Todo rio se enche às vezes sob além do limite de suas margens. Se isto acontecer permanentemente, as margens serão destruídas e teremos um lago e não mais um rio. Mas o lago é estático, ao passo que o rio flui.
Trata-se de uma das contradições da vida o fato de o fluxo dever ser contido para que se mantenha em movimento."

Alexander Lowen
Inserida por MarcioACunha