Poema de Justiça
Não há justiça nem notícia
pro General, a tropa e aos civis:
malditos sejam os apegados à política.
O General está preso injustamente
há mais de dois anos num calvário,
A justiça está vendada: infelizmente.
Este é poema
que nada rima,
E tampouco
alguém metrifica,
é o poema do
sentido de justiça
e das siglas
Sem liberdade
não há nada,
E tampouco poesia,
Na Sebin Helicoide
estão aprisionados
aqueles que como
muitos estão
em cada sigmoide,
Na Sebin Plaza
Venezuela
não é diferente;
Em Ramo Verde
não há notícias
de fazer qualquer
um contente,
Nas FAES la quebradita
a história se repete
com muitos presos
de consciência
que já deveriam ter
ganho a liberdade
devido a este vírus.
Em Tocuyito não
é diferente,
e ali tudo é dolorido,
No Hospital Militar
nem fala,
Como todos os demais
todos deveriam
é estar em casa;
Na DGCIM e seus sótãos
e casa dos sonhos
estão corações
em escombros,
já passou da hora do Sol
da Justiça raiar por
cada canto e em casa lugar.
Em Fuerte Tiuna
doí o meu coração
só de falar,...
É no Cárcere da
Polícia Militar
dali é que está
preso o General
injustamente
sem nunca ter
tido o direito
a audiência preliminar,
Ninguém sabe
como ele está,
visitas ele não está
sequer recebendo
e nem alimentos
sequer deixar entrar.
Em Santa Ana
o silêncio imenso
me preocupa,
De 29 de Julio
não há notícias
De INOF
nada se sabe,
Em FAES Caricuao
não é diferente,
Em CICPC Parque
Carabobo a dor
e o desgosto se repetem
Em Sebin Bolivar
não há novidade para falar.
Está na hora dos presos
de consciência libertar,
E ao redor do altar
da reconciliação
todos se unirem
para ninguém nesta
pandemia naufragar.
O tempo está passando
o velho líder tupamaro
segue em desamparo
sem ver o sol da justiça,
São dezoito dias em calvário
no afã de ser escutado
pela fera da revolução
que vem devorando
pouco a pouco os seus filhos,
Um mártir e outros
para ela não foi o suficiente,
Os olhos de Baduel
aparecem na minha mente.
Por insistência lembro
do General preso injustamente
por causa de um falsa acusação
de instigação a rebelião contra ele,
Já passaram mais de quatro anos,
nada foi provado
e o processo continua paralisado.
Não esqueço nunca dos paisanos
e da tropa que estão passando
pelo mesmo horror,
Não adianta fazer festa
para o Esequibo e no dia seguinte
continuar usando o mapa errado.
Sem retórica nenhuma de poesia contemporânea já deveriam
ter aprendido que a Guiana é plana,
E a cantar como Lulú Basanta
e cultivar na vida a esperança.
No Kukenan-tepui
do Esequibo Venezuelano
os meus versos latino-americanos
com intimidade ali transitam
e nos outros onze tepuis habitam.
Como a haste da balança
está para os pratos
da justiça assim são
as serras, as cordilheiras,
os vales, os cânions,
as montanhas,
as colinas, os montes,
os picos e os morros
para a sustentação
da nossa amada terra,
e podem ser comparados
as letras que escrevem
os mais lindos poemas.
Nações e os mais
admiráveis profetas
sempre procuraram
as altitudes para orar
a Deus e se proteger;
e nelas podem ser
encontradas a metade
da água do mundo
para as gerações beber.
Não importa a altura
se você quer ser
protegido por quaisquer
uma delas é preciso
aprender as proteger.
Foi Deus quem as criou
assim por um bom motivo
para assim sempre ser,
e você precisa aprender
a ter o hábito de agradecer.
Ondula a notícia
De justiça,
Tal qual as ondas
Do oceano,
Que digam o sim
À história
Sem nenhum engano,
Ele não é meu,
E muito menos seu,
Ele é do povo boliviano.
Desejo o correto,
Que é devolver o mar
À quem é de direito,
E que ele venha inteiro.
Ao Grande Chefe a glória,
Aos libertadores a reverência,
Não descanso e nem deixo descansar
Quem insistir em dizer
Que a Bolívia nunca teve mar.
E o que podemos
pressupor de uma justiça que abdicou de sua natural serventia
à nação; e se transformar num
temerário criadouro de atrocidades?
... em tempos
de tão surradas e cruéis
injustiças, buscar fazer justiça
sem respaldo da sensatez,
pode ser tão mais insípido
e cruel do que qualquer
injustiça que nos
revolte!
"Se a justiça quer acabar com as torcidas organizadas no país, deveria começar por aquelas que trajam vermelho e torcem pro time que tá roubando"
Edson Ricardo Paiva.
No Brasil é assim
Tem Justiça de rico e justiça de pobre
delegacia de rico e delegacia de pobre
Tribunal de rico e tribunal de pobre
Cadeia de rico e cadeia de pobre
Polícia de rico e polícia de pobre
Juiz de rico e juiz de pobre
Igreja de rico e igreja de pobre
Padre de rico e padre de pobre
Cemitério de rico e cemitério de pobre
Mas eu creio que se houver
Céu e inferno brasileiros
Eu acho que lá não vai ter "jeitinho"
Pois anjos não se corrompem
E nem o diabo consegue ser tão corrúpto.
Quem tem sede de justiça, tem fome de vingança.
Mas e quando a alma carrega no peito um amor que não sabe a quem não amar?
E quando nosso coração desafia loucamente a nossa capacidade de pensar, de enxergar o que nos cerca e de se preservar?
O Amor é cego, a justiça é cega, e a alma vive um desespero na busca pelo seu lugar de paz.
- Por quê eu não me basto? Por que preciso buscar em outro o que falta em mim?
Quantas das minhas aspirações eu não criei com as minhas próprias mãos? Quanto eu construí, e derrubei para construir novamente sozinha? Sem nenhum vislumbre de companhia? Pq não posso preencher meu próprio vazio? Por que me importa tanto ser amada? Por que fui eu amaldiçoada com tanto sentir sem poder gozar da paz de pertencer a algum lugar?
O véu que se rasga para a maioria na fase adulta se rasgou pra mim cedo demais. Me roubaram alguns anos e alguns entendimentos, em troca me deram uma mente dividida entre ascender e se esconder.
Talvez eu já saiba a resposta da questão que nem foi levantada.
Talvez o risco não possa ser do outro se o vôo for seu.
Talvez eu precise aprender a voar com o peso da solidão se eu não quiser arriscar o que eu amo.
Sou tua justiça
Sou tua fortaleza
Você estará seguro, debaixo de minhas asas
Sou teu Deus
Sou seu senhor, a sua salvação....
Você quer saber quando o sistema de justiça de um país é um lixo e a população se tornou complacente com esse lixo?
Olhe ao redor e observe a complacência na pobreza, a indiferença de quem governa em meio à corrupção e o silêncio de quem pode mudar tudo...
Não podemos mudar o mundo apenas com idéias em nossas mentes. Precisamos de convicção em nossos corações.
A esperança nos permite avançar, mesmo quando a verdade é distorcida pelas pessoas no poder. Isso nos permite levantar quando elas nos mandam sentar e falar quando dizem para ficarmos quietos.
Se conseguirmos nos olhar de perto e honestamente, acredito que veremos que todos precisamos de justiça. Todos nós precisamos de misericórdia.
A justiça é empática aos que esperam reconciliação, a vingança, porém, é a expectativa daqueles que desejam a sua própria justiça.
Existem grandes heróis entre nós. Eles não existem para nos fazer sentir pequenos, eles existem para nós sabermos o que nos torna incríveis.
Gosto quando tornados passam, porque faz com que todos se unam. Se não houver um tornado, o Mississippi permanece dividido.
