Pobre

Cerca de 3697 frases e pensamentos: Pobre

"Pobre não é aquele que não tem nada em sua vida, mas sim aquele que não tem ninguém nela."

Inserida por lucas_klebison

Saia da zona de conforto, quanto mais tempo mais pobre ficará.

Inserida por samuel_jhamison

*São Demasiado Pobres os Nossos Ricos*

A maior desgraça de uma nação pobre é que, em vez de produzir riqueza, produz ricos. Mas ricos sem riqueza. Na realidade, melhor seria chamá-los não de ricos mas de endinheirados. Rico é quem possui meios de produção. Rico é quem gera dinheiro e dá emprego. Endinheirado é quem simplesmente tem dinheiro. Ou que pensa que tem. Porque, na realidade, o dinheiro é que o tem a ele.

A verdade é esta: são demasiado pobres os nossos «ricos». Aquilo que têm, não detêm. Pior: aquilo que exibem como seu, é propriedade de outros. É produto de roubo e de negociatas. Não podem, porém, estes nossos endinheirados usufruir em tranquilidade de tudo quanto roubaram. Vivem na obsessão de poderem ser roubados. Necessitavam de forças policiais à altura. Mas forças policiais à altura acabariam por lançá-los a eles próprios na cadeia. Necessitavam de uma ordem social em que houvesse poucas razões para a criminalidade. Mas se eles enriqueceram foi graças a essa mesma desordem.

O maior sonho dos nossos novos-rícos é, afinal, muito pequenito: um carro de luxo, umas efémeras cintilâncias. Mas a luxuosa viatura não pode sonhar muito, sacudida pelos buracos das avenidas. OMercedese oBMWnão podem fazer inteiro uso dos seus brilhos, ocupados que estão em se esquivar entre chapas, muito convexos e estradas muito concavas. A existência de estradas boas dependeria de outro tipo de riqueza. Uma riqueza que servisse a cidade. E a riqueza dos nossos novos-ricos nasceu de um movimento contrário: do empobrecimento da cidade e da sociedade.

As casas de luxo dos nossos falsos ricos são menos para serem habitadas do que para serem vistas. Fizeram-se para os olhos de quem passa. Mas ao exibirem-se, assim, cheias de folhos e chibantices, acabam atraindo alheias cobiças. Por mais guardas que tenham à porta, os nossos pobres-ricos não afastam o receio das invejas e dos feitiços que essas invejas convocam. O fausto das residências não os torna imunes. Pobres dos nossos riquinhos!

São como a cerveja tirada à pressão. São feitos num instante mas a maior parte é só espuma. O que resta de verdadeiro é mais o copo que o conteúdo. Podiam criar gado ou vegetais. Mas não. Em vez disso, os nossos endinheirados feitos sob pressão criam amantes. Mas as amantes (e/ou os amantes) têm um grave inconveniente: necessitam de ser sustentadas com dispendiosos mimos. O maior inconveniente é ainda a ausência de garantia do produto. A amante de um pode ser, amanhã, amante de outro. O coração do criador de amantes não tem sossego: quem traiu sabe que pode ser traído.


Mia Couto, in 'Pensatempos'

Inserida por walter_soares

Não sei o que aconteceu
Porque mataram o amor que viva dentro do coração daquele pobre Romeu?

Inserida por Mannu23

" Só não tire do pobre trabalhador a esperança,
ela é sem dúvida, a nossa maior riqueza...

Inserida por OscarKlemz

"Pobre é aquele que jura amor eterno e nem sabe o significado de amar"

Inserida por DanielBortolon

Enricar ilicitamente,e terminar a vida na cadeia eis aí uma coisa que eu prefiro ser pobre,e nunca fazer .

Inserida por Cacio01

Inteligente ou burro, rico ou pobre, ignorante ou sábio, que se deu bem ou não, pouco importa... o mundo é uma imensa pista de dança fora de controle, coloca todos pra dançar no mesmo chão. Vamos dançar então?

Inserida por netomontana

Mulher és tão bela!
Procuro em ti explicações
para essa doçura que de ti salta.
Pobre de mim...devaneio vão!
Tua beleza não se explica.
és linda por ser mulher.!

Inserida por elisasallesflor

Um dia todos passarão a morar na mesma mansão sábio e ignorante rico pobre a terra humilda deixa todos iguais e do mesmo tamanho

Inserida por Cacio01

O pobre passa o ano inteiro preparando a ceia de natal, o primeiro a ser convidado é o rico que acaba comendo tudo.

Inserida por GeoneGomes

Era aproximadamente meia noite
Eu chego em uma escura esquina
Avisto uma pobre alma deprimida
Talvez seja um convite
Pra eu mande-a para outra vida
Me aproximo lentamente
A cada passo
Sinto o gosto do seu sangue tocando os meus lábios
Mas algo esta errado
Ao degustar seu pescoço
Sinto fortes queimaduras em meu corpo
Que Pena
Eu cai em uma armadilha de uma linda moça usando verbena
E por acaso começa a surgi cachorros ao meu redor
O cheiro da morte e cada vez maior
E aquele moca que fingia estar em desespero
Levanta do chão com um pó da arvore de carvalho preto
E juntamente com uma adaga afiada e um golpe certeiro
Atinge aquela adaga no meu peito
E exatamente quando acontece isso,
Que eu acordo e vejo que nada disso fez sentido.

Inserida por lock_gesiel

O pobre pesca um rico diverte-se.

Inserida por mauroseralo

Ser pobre não é triste, triste e não saber enfrentar a pobreza para que ela mais tarde ou mais cedo tenha sabor a mel.

Inserida por mauroseralo

Seja você pobre ou rico, branco ou negro. Não importa! Faça tudo com força de vontade, com determinação que um dia você chega lá!

Inserida por wrm1990

Duas coisas o rico tem mais que o pobre; dinheiro e falsos amigos.

Inserida por carlos_pires_silva

O vento chicoteia a árvore e a deixa desfolhada, desgalhada, pobre e triste aos ossos olhos, mas no seu interior, uma renovada energia esta sendo preservada e preparada para os novos rebentos da primavera. (Walter Sasso)

Inserida por walsasso

Às
vezes
não é amor.
É só alguém resgatando
um pobre coração do mar da solidão.

Inserida por abraatiko

“No fundo, pessoas super críticas não passam de pessoas pobre de espírito, que se acham dona da verdade. Mas no fundo, elas são apenas crianças assustadas, que estão dentro do mundo das incertezas.”

Inserida por hagp

UMA VIDA


Esta é a história de um garoto pobre como tantos que aqui vivem neste país que, com o seu suor e o seu sangue, ajudam a construir o nosso tão desolado e desacreditado Brasil.
Aquele garoto, filho de um lavrador de mãos e pés calejados pelo uso da enxada, da foice e pelas longas caminhadas, levantava-se todos os dias bem cedo para levar a marmita com a comida para ele, o seu pai, num dos pontos mais distantes de uma enorme fazenda, onde trabalhava enfrentando o sol causticante e a chuva às vezes inclemente.
Todos os dias a mesma rotina. O cão vira-latas, magro e desnutrido ficava à porta da casinha com os olhos fixos naquele menino pobre esperando poder, junto dele, caminhar até próximo do seu dono para aplacar a sua fome. A felicidade e a fidelidade estavam estampadas no seu semblante alegre enquanto percorriam a longa estrada de terra.
Aquele pai com toda simplicidade e experiência adquiridas durante longo tempo, usava a enxada para desbastar a terra, aplainá-la tirando dela as impurezas, as ervas daninhas que pudessem prejudicar a sua tão importante missão. Ele o fazia todos os dias, durante anos a fio como o maçom de fato, o faz também. Com o malho e o cinzel, com toda a paciência do mundo, vai desbastando as arestas da pedra bruta que prepara para a construção do seu tempo interior. Faça chuva, faça sol lá está ele sobre ela aplainando-a, alisando-a até que um dia ela se torne uma pedra polida.
Aquele garoto passara pelo mesmo caminho durante vários anos sem se dar conta do que compunha e embelezava aquela viagem que fazia com amor, pelo seu velho e já cansado pai...
Certo dia, vendo uma vaca, passou a observá-la e começou a pensar. Esta aí, além de fornecer o leite tão importante para as crianças deste mundo de Deus, nos dá o couro, e também, a carne que nos alimenta. Aqui na fazenda, ainda colabora com o esterco que deixa as plantações verdinhas e a horta sempre bonita e produtiva.
Olhando mais adiante viu um grande e fogoso cavalo e logo pensou também na sua utilidade. Além de um excelente meio de transporte para levar o seu dono a lugares inacessíveis aos carros, ele também ajuda a levar para a cidade parte de nossa produção, puxando carroças e mais carroças cheias de arroz, feijão, verduras e muitas coisas mais. Também ele colabora com a sua parte de adubo para robustecer e embelezar as plantas.
Mais à frente ainda, encontrou uma quantidade enorme de galinhas e lembrou-se dos ovos, das penas e da saborosa carne que durante muitos anos servia de alimento somente para pessoas doentes ou ricas, mas que agora, conforme dizem por aí, todo brasileiro, principalmente os pobres, estão comendo muito, até demais...
E assim, foi aquele menino estrada afora conduzindo no bornal a marmita que continha a comida do seu pai que já devia estar ansioso para comer, dado o tempo que saíra de casa para trabalhar...
Lá chegando, abraçou o velho amigo e passou-lhe aquela marmita que ainda estava quentinha e, enquanto o seu pai saboreava tão necessário manjar, ele afastou-se um pouco e começou a observar aquele que era o responsável pela sua existência terrena... Olhava firme e carinhosamente para ele e pensava, pensava, pensava... Mas, o que poderia estar pensando naquele momento tão sublime? O que poderia ele estar pensando?
Somente parou de pensar quando recolheu a marmita e, despedindo-se beijando o rosto do pai, voltou pelo mesmo caminho que tantas vezes trilhara e que, outras tantas continuaria trilhando.
Será que aquele caminho poderia ser chamado de caminho da esperança? Caminho da desilusão? O nome talvez não importasse muito para aquele garoto... E para o seu velho, cansado e corajoso pai?... O que poderia significar também, para aquele cãozinho magro e descolorido?

Inserida por DraJaneCostaRebello

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp