Pessoa Intelectual
O que procuras? Quem queres encontrar! Um sábio, um intelectual que consiga lhe explicar seus pensamentos e as mudanças de comportamento mental. Ou desejas encontrar quem sabe compreender o coração e sua alma. Tão perfeita,tão forte,tão pouco distante está seu coração de encontrar a felicidade.
Na minha vida já encontrei demasiada pobreza nos intitulados nobres, ignorância nos intelectuais, falso moralismo nos moralistas, feiura nos belos, pequenez nos superiores, perversidade nos puros, mudez nos falantes, cegueira nos que enxergam, surdes nos ouvintes, arrogância nos humildes, infidelidade nos fiéis, egocentrismo nos altruístas, heresia nos religiosos, desequilíbrio nos equilibrados, doença nos saudáveis, tristeza nos felizes, loucura nos lúcidos e desumanidade nos seres humanos.
Intelectualmente vou me engrandecendo na solidão
Não me deixo ressentido e nem culpo o julgamento de frustração;
Me escuto recitar as rimas de poesias, me alegro em minhas cantadas, acho eu que tenho harmonia...
Os meus sonhos ganham vida, quando estou a felicitar
As portas do meu coração estão abertas para a esperança;
Ainda tenho amor infinito a minha pessoa, pois amor próprio me agracia e meu coração não corre, ele voa...
A bagagem intelectual não tem a ver com a quantidade de conhecimento que adentra ao intelecto, mas o quanto dele sai processado e útil, seja para o hoje ou para o amanhã.
Fala-se muito em empatia, em colocar-se no lugar do outro, mas empatia é uma construção intelectual, ética e política.
“O acesso intelectual da vida material é restrito e egoísta, faz acepção e limita a muitos, mas o Espírito do Senhor depende da fé, entrega e perseverança, temor e devoção aos céus.”
Giovane Silva Santos
Poderia eu escrever ilimitadamente palavras intelectuais e simples de expressar; todas teriam o mesmo significado dizendo que você é uma imensurável obra de Deus.
"A maturidade intelectual é quando já não buscamos aquele esquema conceptual, doutrinal, ou aquela crença que vá nos defender contra a realidade, mas quando buscamos o ajuste da nossa inteligência ao quadro da realidade que estamos vivendo, ou seja, não queremos mais fugir da realidade. Queremos entrar nela e experienciá-la com toda a medida da sua complexidade, da sua riqueza [...]."
Cenografia: nenhum ser humano, mesmo genial, pode atravessar essa ideia e sair intelectualmente ileso do outro lado.
As descrições são primeiras e fundamentais ações intelectuais, de caráter ao mesmo tempo epistemológico, metodológico e pedagógico, aos trabalhos em Geografia, seja na investigação ou no ensino. É a sinalização de atributos que possam ser lidos como significativos e representativos ao esclarecimento da existência e da presença das coisas e símbolos no espaço.
Emocionais e intelectuais, levantar-se a mão e defender-se para os princípios de convivência que considera justos, porque se acovardar e omitir ,estará oferecendo de mão beijada às forças que lhe são contrárias à prerrogativa de nadar de braçadas e, definir sozinho como devemos interagir e conviver.Exatamente por isso que cada um de nós, deve ter essa competência cívica de cidadão, para qualquer momento de interação social e levantar a mão, ainda que seja na contramão de forças hegemônicas e dominantes para defender seu espírito de justiça, seu sentimento de equidade ,seu intuito de uma convivência melhor para todos .
Na sustentável leveza do saber , os burros levam pesos , e os intelectuais equilibram livros.
Eu Sou a Resistência !
Como vejo a vida intelectual
"Eis o observador do céu de uma noite cálida e outonal, tecido de milhares e milhares de estrelas, contemplado desde um lugar retirado, rodeado pela muda Natureza que recolhe-se sob o manto noturno e lôbrego, silêncio aterrador. O observador experimenta o dissabor de uma antítese que se deslinda na realidade de uma glória distante, mas que, ao mesmo tempo, parece tão próxima dele. Então, ele percebe o abismo entre sua pessoa e aquela glória, contudo seu espírito é impelido por aquela aparente proximidade".
O intelectual sabe que o corporal, o espiritual, o emocional e o social são as faces indivisíveis do All.
Para se alcançar a intelectualidade, deve-se enfrentar os problemas silenciosamente... Porque a solução é uma coisa cara e não é todo mundo que enxerga e segue em frente;
