Passagem do Tempo
Passagem do Tempo.
O passado, o presente o futuro o tempo e uniforme, nunca sabemos o que vai acontecer só sabemos o que já aconteceu.
Como a areia da ampulheta o tempo não pára, e sempre continuo como a água de um rio, sem para o tempo continua seguindo.
Ele começa pra uns, continua pra outros e acaba para todos, mais isso sempre seguindo do seu jeito sem defeito as vezes imperfeito.
Mais sempre cabe a nós aproveita o tempo do nosso jeito, o máximo possível, para quando ele acabar não aver arrependimento em nosso peito.
Não há feito que sobreviva à solidão da passagem do tempo. No longo prazo, todos os nossos acertos são pífios e não há maquiagem que dissimule o óbvio:nunca seremos nada. Buscar a realização pessoal baseada no outro é um dos indícios de que a esquizofrenia pode ser coletiva.
Estava calculando jogada no sofá: o quão danoso seria parar de fingir que comprei a estupidez da realização pessoal pela óptica de terceiros a fim de me dedicar a questões, que a mim, soam mais prementes? O que pode, inclusive, perpassar por me dedicar a questão nenhuma, se eu quiser.
Concluo que o covarde merece toda a desgraça que o acontece; inclusive a de desperdiçar a própria vida, como praxe, esporte e falta de criatividade.
A passagem do tempo... primeiro apaga a memória e em seguida elimina o gosto pela vida.
A passagem do tempo é impiedosa
Ela arranca memórias preciosas
Momentos valiosos
Nos deixa na miséria de sentimentos
Nos faz carecer de boas prosas
De boas "a historia era nossa"
A passagem do tempo é asquerosa
Me deixa em lagrimas
E faz meu coração doer.
Existem momentos em que a passagem do tempo é percebida de forma aguçada, em especial quando se experimenta a dor física.
Aos dezoito anos, percebo que a passagem do tempo me afeta de maneira peculiar. Uma sensação de transitoriedade invade meu ser, levando-me a contemplar a minha efemeridade. Embora a vida esteja apenas começando, a consciência de que um dia deixarei este mundo é um pensamento que me acompanha. Não compreendo completamente a origem desse sentimento, mas ele se revela como uma inquietação profunda.
Se, por ventura, a minha existência se extinguir, desejo que aqueles que me cercam continuem a viver, guiados por um princípio de respeito às questões éticas e morais que fundamentam a dignidade humana. Que suas ações sejam sempre orientadas pelo imperativo categórico, buscando tratar o outro como um fim em si mesmo e não meramente como um meio. Neste sentido, a vida deve ser vivida em conformidade com os preceitos da razão e da moralidade, honrando assim a essência da humanidade que nos une.
Vitor Ferreira de Paula,2024
A sensação de estar tão feliz naquele momento, mas a passagem do tempo leva junto a alegria, aquilo não durou como eu esperava... E depois de pouco tempo a felicidade é substituída por arrependimentos, pensamentos ruins, tudo aquilo que sempre digo para mim mesma "eu deveria ter feito isso" e toda a escuridão de antes cresce ainda mais, me sufocando, me impedindo de respirar.
Lua de Fases
Linda passagem do tempo
Abri oportunidade para novas fases
Onde há fase para ser começo
Onde há fase para ser movimento
Onde há fase para ser completude.
O envelhecimento é uma jornada que nos convida a contemplar a passagem do tempo e refletir sobre a natureza efêmera da vida.À medida que os anos avançam, nossas rugas contam histórias de experiências vividas, de desafios superados e de momentos preciosos compartilhados. É nessa fase que descobrimos a verdadeira sabedoria, aquela que só o tempo pode cultivar.Envelhecer nos permite reavaliar prioridades, deixar de lado as trivialidades e conferir o que realmente importa. É um convite para buscar a paz interior, a receber de nossas reservas e a gratidão por cada dia vivido.
Ao abraçar o envelhecimento com serenidade, podemos encontrar um novo senso de propósito, uma liberdade para sermos autênticos e uma arquitetura renovada pela beleza das pequenas coisas.O envelhecimento é uma jornada que nos revela a beleza da sabedoria e a preciosidade de cada momento vivido.
O envelhecimento é uma jornada que nos convida a contemplar a passagem do tempo e refletir sobre a natureza efêmera da vida.
À medida que os anos avançam, nossas rugas contam histórias de experiências vividas, de desafios superados e de momentos preciosos compartilhados. É nessa fase que descobrimos a verdadeira sabedoria, aquela que só o tempo pode cultivar.
Aproveite cada minuto. Não permita que a passagem do tempo seja desperdiçada. Abra-se para novas experiências, desafie-se, rompa barreiras. Deixe a vida te levar em direções inesperadas, explore diferentes perspectivas. Tenha coragem para enfrentar os obstáculos, aprender com eles e evoluir. Não se contente com uma existência monótona e sem graça. Lembre-se de que o fim, inevitavelmente, chegará. Então, faça valer cada momento e crie uma história digna de ser contada.
- Edna Andrade
A vida
A vida é passagem,
O tempo é passageiro;
O cosmo uma miragem,
O vento é o mensageiro.
O rio caminha para o mar,
Os noivos para o altar;
Os artistas fazem o Show,
A torcida vibra com o gol.
Os poetas cantam em verso,
Voam alto em céu aberto;
Fazem do amor celebração,
Alegram a alma e coração.
Élciojosé
Natureza
O ciclo da vida é algo divino, tudo se renova na passagem do tempo... como é bom ter sensibilidade, estando atento a detalhes...!
Se não fôssemos parte dela, como seria sentir o vento bater em nossos rostos... ouvir o som da cachoeira e o canto dos pássaros...!
Ver a floresta amazônica quase submersa A caatinga, a mata atlântica e o pantanal... o lindo arquipélago Fernando de Noronha e as belas praias mundo afora...!
Se não fôssemos parte dela, como veríamos o mundo animal que também fascina... veja os animais arriscando constantemente a vida...!
Quem não gostaria de estar numa savana africana? Assistir a caçada de um leão pela sua sobrevivência...!
Ou quem sabe ainda cruzar os grandes oceanos e ver as baleias caçando as focas... mergulhar nas profundezas dos oceanos e nos grandes mares, e ver de perto os seres viventes daquele lugar...!
Seria maravilhoso ver as águias passearem no céu do nosso grande continente... e os jacarés com os seus nados desengonçados nos belos rios do pantanal mato-grossense...!
Acompanhar o rastejar das cobras e seguir de perto os lagartos, vendo-os mudarem constantemente de cor na grande Amazônia...!
Mas, infelizmente a correria pelo progresso tem destruído o que há de mais belo no planeta, a natureza!
"" Por ficar alheio à passagem do tempo
o oceano é casa de não voltar
marte ou morro, tanto faz
matar ou morrer jamais
a cela fica vazia no pensamento
mas na verdade lá estou
preso a uma condenação (sem provas)
como aquele que falta um dedo na mão
o meu epitáfio será o mundo, pela liberdade que escolhi não viver
leia-se onde puder
no vento passeia o poeta
mas preso porque ama uma mulher...
" Há uma controvérsia quanto a passagem do tempo, quanto mais velhos ficamos, mais rápido ele passa...
Outra vez vivido será igual a hoje, na rotação natural onde não entendemos a passagem do tempo neste mundo de mistério.
Todos os dias se renovam com a passagem do tempo, no entanto o ser humano não tem a graça de ser renovado na passagem do tempo, tem a felicidade de um novo recomeço uma nova história um novo aprendizado.
Mas adiante está a passagem do tempo, onde você pode ver tudo que desejou tenha cuidado a oportunidade não bate na porta duas vezes.
O tempo mescla, mistura, revolve
Enquanto existe a passagem do tempo
O Universo apenas se move
E, em havendo movimento no Universo
E sendo o Universo um todo
Tudo se mescla, se mistura e se revolve
Mas o tempo não cura nada
Nessa simples passagem
O tempo apenas move a tudo
Na medida em que a sua existência
Possibilita que o Universo
Tenha vida própria
E cada coisa viva
Vai vivendo a própria vida
As vidas palpáveis e as invisíveis
Hão de ser pra sempre
Simplesmente indivisíveis
Mas "pra sempre" é questão para o tempo
Que a tudo mescla e revolve
Sem depois pôr nada, nunca
No seu devido lugar
Pois o lugar de tudo é misturado
Revolvido e mesclado
Tem momentos que tenho a impressão
Que vão se purificar
Mas o constante movimento do todo
Novamente a tudo mistura
O que era mal, pareceu melhorar
Mas depois o mal se cura
E tudo volta a ser ruim
É assim que as coisas são
Pois, no aparente caos desse movimento
Nada acontece em vão.
Edson Ricardo Paiva.
A gente passa quase toda a vida
Cuidando das coisas que acredita
E medindo a passagem do tempo
Como se o passar do tempo
Aliado à nossa capacidade
de estar consciente dessa passagem
Nos trouxesse alguma vantagem
E fosse uma espécie de conquista
Esquecendo
Que conforme o tempo passa
Sem que nada se faça
Além de somente medí-lo
Sem crescer, evoluir e aproveitá-lo
simplesmente observando
Como passou depressa
Esse trem que corre lento
O mundo gira
O Universo se move
O relógio não pára
e o tempo passa
Não existe nenhum dinheiro
Que compre e que traga de volta
A vida que correu
Quase que inteira
Existência tão cara
Que a gente recebeu de graça.
Edson Ricardo Paiva
