Nostalgia da Infancia Perdida
Algumas poucas coisas nessa vida são tão difíceis de se reestabelecer quanto a confiança perdida, e no momento eu não me lembro de nenhuma mais difícil que essa.
Estive aqui Perdida,
Em um caos com a minha querida,
Estive aqui pensando na sua partida.
Sem volta, dolorosa e sem sequer uma despedida.
Claro que precisei de um tempo para processar essa droga de te deixar ir sem que doesse duas, três vezes seguidas...
E processando acabei mergulhando, na falta que você faz na minha vida.
"Uma amizade perdida,
algo que fará falta
por toda a vida...
Marcial Salaverry"
Pensem nisso...
Ósculos e amplexos,
Marcial
NÃO DEVEMOS PERDER UMA AMIZADE
Marcial Salaverry
Quando se perde uma amizade, é que se pode perceber o quanto a amizade é importante em nossa vida, eis que, apesar de algumas opiniões contrárias com toda a certeza, a Amizade é um bem muito precioso para ser desperdiçada. E ao conquistarmos uma amizade, deveremos sempre procurar mantê-la. Não existe nada melhor nesta vida do que termos por perto alguém em quem podemos confiar, pois é muito gratificante saber que existe alguém com quem podemos trocar idéias numa boa, que poderá ouvir nossos desabafos, e, certamente, que poderá conosco desabafar quando preciso for. Já se falou muito sobre isso, mas sempre é bom relembrar, pois pode ajudar a manter uma amizade. Sempre devemos regar a plantinha com a água da sinceridade, não permitindo que por algum motivo bobo, venha a fenecer.
Por razões que muitas vezes independem de nossa vontade, algumas amizades se afastam, cortando o liame que existia. Podem ser motivos diversos, mormente na Internet. Algum problema com o computador, por exemplo, pode cortar um contato. Alguma dúvida mal solucionada, algum probleminha eventualmente surgido e não esclarecido, pode causar um afastamento, ou até algo movido por interferência de terceiros em certos casos de fofocas que quase sempre acontecem, e que podem trazer problemas, se certas dúvidas não forem devidamente esclarecidas, e assim, por vezes por causa de algum mal entendido, alguém diz "adeus, foi bom enquanto durou", e acabamos deixando prá lá, com o pensamento de que "se ele não quer mais papo, vamos esquecer." E às vezes, essa pessoa está pensando a mesma coisa, e a falta de colocar os pingos nos "is" provoca mesmo o fim de um papo que poderia ter sido muito bom, mas alguém precisaria dar o primeiro passo, e esse passo por vezes custa muito ser dado, por causa de algum orgulho ferido...
Sempre é interessante dizer para uma boa amizade, o quanto ela é importante para nós, pois se não o fizermos, ela não ficará sabendo disso... Talvez sejamos importantes para ela também, e apenas não quer dizer, porque pensa que não desejamos mais sua amizade. E fica assim, cada qual para um lado, quando poderiam estar juntos... Por vezes esse jogo do "deixa prá lá", incomoda a ambos os lados, mas ninguém, quer dar o primeiro passo, e alguém precisa fazê-lo, para que a amizade não feneça. E não custa nada enviar-se um "Oi Amigo, saiba que você é especial para mim"... de vez em quando, mesmo que seja metaforicamente, através de um texto que fale de quanto as amizades podem ser importantes... E assim, para aqueles amigos de longa data, que, sabe-se lá porque não mais se comunicam, que tal dizer um "Oi amigo, ainda não te esqueci, lembro-me de nossos papos, e você?". Dificilmente alguém deixará algo assim sem resposta. Não precisa enfeitar o pavão, nem justificar o porque do seu silêncio, basta quebrá-lo.
Se for uma nova amizade, e que mereça sua consideração, talvez seja interessante fazê-la sentir que dificilmente será esquecida um dia. Não são necessárias palavras grandiloquentes, basta apenas um "Oi criança, gosto de você, sua amizade me é muito importante..." Muita gente não tem essas pequenas atenções, apenas por desejar fazer pomposas declarações, e isso não é necessário, pois a Amizade é algo muito simples, e com simplicidade se declara.
L'Inconnu escreveu algo que me foi passado um dia destes, e foi esse texto me inspirou este artigo, veja que beleza:
"Algum dia você ou ele podem sentir como se realmente não tivessem nenhum amigo, então, você ou ele se lembrará deste e-mail e não se preocupará com isso, pois, lembrará que é querido por alguém e sempre será... Lembre a seus amigos desta verdade, ou seja, que a verdadeira amizade não pode ser apagada pela distância, nem pelo tempo!!!
É isso aí, amigo L'Inconnu, com certeza uma verdadeira amizade não pode ser apagada pela distância, nem pelo tempo, e como são lindas e verdadeiras essas palavras.
Se alguém sentir-se tocado por esta mensagem, por estar há algum tempo sem comunicação com alguma de suas amizades... Que tal dar o primeiro passo? Que tal dizer-lhes: "Oi amigo, tô com saudade" O máximo que vai acontecer é não obtermos resposta... e daí? Pelo menos ela vai ver que foi lembrada...
Nada melhor do que transmitir a todos amigos, internautas ou não, nossos sinceros desejos de UM LINDO DIA, na esperança de que esse dia possa ser repetido indefinidamente...
UMA LINDA ALMA
Duda Barroso
Há uma pequena alma perdida,
naquela calçada não há uma saída.
Olhando no horizonte
com toda a mania,
mas cadê os pais daquela garotinha?
Os meus olhos começaram a lacrimejar,
olhando tudo aquilo,
sem conseguir me expressar
e foi então que comecei a gaguejar.
Com aqueles pés descalços e
corpo no chão,
e então?
Como fica o meu coração?
Sentei-me naquela calçada sem solução,
e foi ali que segurei a sua pequenina mão.
Meiguice. Os teus olhos me dizem que estás perdida
naqueles olhos que ainda não viste, que ainda não te vestem
com olhares de te haverem visto.
Me encontro perdida em seus olhos escuros pronfundos e misteriosos,
olhando fixamente em sua face, me falta ar e minhas mãos estão tremulas,
seu pequeno sorriso de canto de rosto me faz perder o chão.Logo retorno dos meu devaneios, tudo parece um sonho, que adoraria viver.
"Valse Oubliee"
Certa saudade perdida
Nas estrofes tão vivas
Pulsa e dói ao ser lida
E vivas quanto cativas
Tal exato, exato fato
Chora duma dolência
Pleno de existência
E tão cheio de olfato
Certas cenas, acena
E sussurra baixinho
Nos ataca sem pena
Ao coração sozinho
Nessa “valse oubliee”
Ferido por um punhal
A sofrência à mercê
O amor, sentimental...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
08, outubro, 2021, 13’09” – Araguari, MG
AQUI ME TENS JESUS
Aqui me tens de novo, meu Jesus
Confusa e perdida, diante de ti
Sem saber o que falar e dizer
As lágrimas vertem
E eu só te peço perdão, perdão!
Em um determinado tempo da vida você vai se encontrar perdida. De si. Do mundo. Vai tentar preencher seus vazios com pessoas, e se frustrar com suas expectativas. Vai se sentir insuficiente, incapaz. Vai se vitimizar pelas consequências das próprias escolhas e tentar sabotar o único pensamento positivo que te invade. Vai precisar se libertar da auto-sabotagem, adotar novas medidas de controle, desbravar o autoconhecimento e finalmente aceitar o processo de desconstrução. Vai doer, mas vai passar. Vai te destruir, mas vai te restaurar. Aceite o processo, renasça!
Hoje me encontro mais perdida que nunca. Por que? Não sei ou sei... eu que sempre fui tão centrada, tão objetiva, tão certa de si (dona de si). O que tá havendo? Também quero saber, não tenho resposta pra essa pergunta... tudo começa com uma brincadeira sem graça... Sabe quando? Sei, na festa profana, é foi lá que tudo começou... Sabe como me sinto? Não, mas eu sei e como sei - como um bicho enjaulado dentro de meu próprio ser. Hoje esta sou eu.
A cada dia me pego perdida em meus pensamentos, temendo do presente e do futuro. Relembrando e querendo reviver novamente alguns momentos do passado. Penso naqueles que vieram, e logo em seguida partiram… deixando uma grande ferida em meu coração. Também naqueles que permanecerem, mas muitos de poucos que mesmo perto conseguiram tirar uma pequena lasca do meu coração… Doloroso, mas com o tempo enxerguei as coisas e as pessoas de outra forma.
Não é frase clichê, mas realmente todos nós somos diferentes. Para cada um de nós cada coisa tem seu sentido e sua importância. Mas à algo que acho que posso concluir ser idêntico… “Cada um de nós somos como a areia, quando chove… Parece que ela nunca mais voltará a ser como era antes. Mas o sol volta a aparecer, e nos mostra o quão somos enganos por coisas bobas… Que a areia leve e fina, por incrível que pareça se renova. Ela simplesmente renasce. Assim como nós nos momentos de tristeza o mundo parece desabar, mas quando menos esperamos… Estamos prontos para outro desastre natural.
O amor está escondido de baixo de um manto negro, negro como uma alma perdida, imcapaz de amar alguém, alma essa que um dia amou mas, por ironia do destino perdeu a capacidade de amar e ser amada.
O amor è algo indecifrável, incurável, imparável, o amor è um sentimento que não pode ser travado desde que seja forte e verdadeiro, porque se for fraco e falso depressa vai acabar e dificilmente voltará a acontecer porque, aí já o coração se partiu e essa frida levará muito tempo a sarar porque um coração partido leva tempo para juntar as duas metades como era dantes.
...e o amor me deixou ali, sozinha, com o coração na mão... absolutamente frágil, dolorida, perdida... Sem rumo, sem vida! Porque no final das contas, o amor não tá nem ai quem vai ficar e quem vai partir... Tá nem ligando quem vai chorar, quem vai sorrir! O amor nem sempre é anjo, doçura, delicadeza... O amor, meu bem, nem sempre tem gosto de sobremesa!
PERDIDA
Ednaide Gomes e Ricardo Pinheiro
Num caminho obscuro,
Confundi o mundo,
Embora o meu eu,
Clama pelo seu,
Se entregar seria justo,
Abandonar é ser fatal,
Por que afinal?
Padrão vira razão,
Onde há maioria?
A verdade grita,
Mas que verdade?
A que eu defendo?
Ou a que ofende?
Meu coração senti,
Solidão pavor...
Diga-me incerteza,
De-me a certeza,
Do que é certo,
Do que é errado.
Por onde começar?
Como me encontrar?
Caminhos vazios,
Ruas desertas,
Triste detalhes,
De um sim de um não,
Escuridão.
Tento fugir,
Não consigo... Medo,
De enfrentar o que almejo,
Desejo de um beijo...
Caminhos incertos,
Sem inicio sem fim,
Quero me entregar,
Te buscar, me achar,
Parar de chorar.
Um sorriso a brotar,
Desejos e amor,
Torna-se confuso,
O meu temor...
Do meu interior,
Quem eu sou?
- Relacionados
- Lembranças da infância: frases para celebrar e reviver momentos
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
- Amizade de Infância
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
- Textos sobre infância que encantam todas as idades
- Oportunidade Perdida
- Frases de Emilia Ferreiro para refletir sobre a infância e a educação
