Ninguém me Pisa
CONSTRUINDO LEMBRANÇAS
Demétrio Sena - Magé
Hoje eu disse a um aluno, que ele não "pisaria" mais na biblioteca. Tenho utilizado a biblioteca de "minha escola" como endereço de meus estudos para projetos culturais locais. E como forma de compensação pela minha ociosidade parcial como arte-educador, recebo os alunos tanto da rede estadual - da qual sou funcionário - quanto da rede municipal, que por ora ocupa o segundo piso do prédio.
Quando o aluno saiu, depois de ouvir de mim, palavras duras pelo que aprontara no ambiente (xingou uma colega, me disse desaforos, fez ameaças veladas e vinha aprontando outras, fazia tempo), meu coração ficou apertado. Eu expus aquele jovem perante os outros alunos e acenei para ele com uma promessa de exclusão. Logo eu, que tive uma adolescência e uma juventude marcadas pela exclusão e pela exposição pessoal que muitos me impuseram. Principalmente, logo eu, que "aprontei" muito mais do que aquele jovem, por quase metade da minha vida.
Não tive sossego, enquanto não chamei o aluno para conversar com calma. Para reconhecer que agi como acho que muitos têm agido com ele em casa e nas ruas. Dizer que não o excluiria; que a exclusão é algo terrivel. Que ele podia, sim, e poderia, mesmo que eu não quisesse, continuar frequentando a biblioteca. Só lhe pedi (não ordenei, realmente pedi) que tentasse agir com pouco mais de bons modos. Permito as conversas, disponibilizo jogos de mesa e deixo até que fiquem à toa, cochilando no ambiente, mas acho importante o respeito pelos colegas e por mim.
Olhando bem para ele, vi um sorriso iluminiar seus olhos de jovem marcado por conflitos familiares... traumas e problemas comuns às famílias onde além do básico para sobreviver, faltam amor, presença, compreensão. Meu dia teve momentos de choro secreto, recordações pessoais amargas e a certeza de que, por pouco, não passei a fazer parte das futuras lembranças traumáticas daquele jovem.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Estamos vivendo na Era de quem acha que pode mais pisa mais. Onde há ego excessivo não cabe o amor em casal. Somos uma sociedade de ilhados afetivamente.
Lamento por não ser o tapete que você pisa em 24 horas ao dia
Ou não ser o troféu que você gosta de demonstrar à 37 pessoas por onde passa por 365 dias no ano
Pois tenho 1 único princípio e ainda tenho muito amor próprio!
Uma família não é mais do que isso, um cuidar do outro, não deixar o outro sofrer, não abandonar o outro, não trair, não pisar em cima.
Não sou boa amiga e sou pior ainda mais-que-amiga. Vou ignorá-lo, pisar no seu coração e priorizar minhas necessidades.
Não peça desculpas à toa, principalmente quando você quis ferir alguém de propósito. Desculpas servem para pisão - sem querer - no pé de alguém, por exemplo, e não para pisão na alma de outra pessoa.
Não pise em mim como se eu fosse uma barata.
Pise como se eu fosse uma pedra.
É, uma pedra está bom.
Sua missão precisa ser cumprida, independente do julgamento alheio, desde que você não pise em ninguém!
:...Não pense que minha bondade seja minha fraqueza, bondade ofereço pra todo mundo, pois onde a dor é mais forte se pisar já mais verás minha fraqueza...:
Pois é, ficou ruim, não vou mais segurar
Toquei o meu clarim e atrás não vou voltar
Você foi mexer com cobra, ninguém me dobra
Só se eu deixar, isso nem pensar
Você já pisou meu calo, e cantar de galo não vai cantar
Foi só eu pisar no calo de uma galera… pronto. Eu não sirvo mais. Essa é a internet.
A vida é como uma roda gigante: quem tá em cima não deve pisar em quem está em baixo. Mais cedo ou mais tarde a roda gira e o troco é inevitável.
