Nao Queira Reviver o Passado
Passado que me lembra do quanto andava livre e via tudo pelo avesso. Hoje, mente que gira. Ouvido que percebe. Fora da janela vida que imagino. Da alma vela que iminente me inclino.
Vida. Aresta travessa que me bebe.
Nosso agradecimento a todos pelo carinho, pelo conforto, pelas mensagens.
Recebemos em maio passado, um diagnóstico que papai estava com um câncer no pâncreas e que era, segundo as imagens, muito agressivo.
Em seguida, nos reunimos para discutirmos qual seria a melhor forma de enfrentarmos essa doença. Após escutar algumas opiniões, coloquei para meus irmãos que em dezembro passado, por doença semelhante, perdi um homem que me acolheu, que me apoiou, que me entendeu e que me amou. Meu outro pai!
Sabia, portanto, que papai iria enfrentar um processo muito doloroso. Como ele iria enfrentar isso?
O tempo foi passando e o câncer evoluindo. Papai cada dia ficando mais fraquinho. Mas, demonstrando uma grande vontade de viver, encarava de forma muito corajosa e com muita sabedoria o mal que o afligia.
Um poema de Quitana ilustra como foram seus últimos momentos e o que papai queria dizer a cada um de nós:
“No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas
que o vento não conseguiu levar:
um estribilho antigo
um carinho no momento preciso
o folhear de um livro de poemas
o cheiro que tinha um dia o próprio vento...”
O câncer ia consumindo seus músculos, os rins, fígado, pâncreas... Mas, se chegasse um amigo, um irmão, um sobrinho, um neto, um filho ou Lucicleide eram recebidos com um sorriso, um aperto de mão ou um abraço. Isso pai, junto com sua bondade, sua alegria, seu bem querer, seus ensinamentos, seu amor e, agora nossa saudade, o câncer não consumirá.
Muito obrigado pai.
Vai ficar tudo very well, gente boa!
Um beijo de seu filho,
Andrews
Queria ter te encontrado no passado. Lá, bem longe...Mas te encontrei no presente. E está doendo muito...Você tem sua vida i eu a minha. Então terei de viver assim...Sem você!!
Quem vive de passado é museu. Quem vive de futuro é astronauta. Nós vivemos o hoje e o amanhã só pertence a Deus.
Nunca dê as pessoas coisa alguma que peçam até que um tempo tenha passado; a experiência mostra que pessoas só dão valor a algo quando têm a oportunidade de duvidar se irão ou não consegui-la.
Presente. Futuro. Passado. Presente. Futuro. Passado. Presente. Futuro...
Quando estou no Presente, ainda não cheguei no Futuro. Quando cheguei no Futuro o Presente virou Passado. Nem nas palavras conseguimos viver o que ainda nos reserva. Então, por que está ansioso com o que ainda não sabe, se somente existe um momento para viver?
O passado nos representa, no encontro, o desapego do material no mundo ausente, dados como loucos, achados meio aos desencontros, somos abismos em nossa juventude, por fim um ancião empoeirado, somos passageiros do paraíso deformado...
somente olhando para o passado consigo entender o presente e assim fazer um apontamento para o futuro.
""Toda novidade é interessante. Toda novidade se sustenta por si mesma. Passado o período da novidade, o que temos é a realidade.Olhamos a trás e vemos se alguma base sólida foi formada no período da novidade ou,se queremos de fato construir bases sólidas sobre aquilo que não é mais novo.E este momento talvez seja, o momento de maior clareza, de melhor decisão pois, já estamos desiludidos. E a perda da ilusão é o ganho da CONSCIÊNCIA!"
Os passos para o futuro são importantes, mas as pegadas que deixamos na areia do passado, podem fazer toda diferença na caminhada.
(Sandra Lima)
