Mini Textos de Ana Maria Braga

Cerca de 39775 frases e pensamentos: Mini Textos de Ana Maria Braga

⁠Perdoe me o transtorno:
Estou em reforma

Revisando meus textos
Relendo escritos
Reescrevendo a história

Deixando o passado
No que tem que ser mudado
Jogando pra fora

Arrumando a casa
Podando os galhos
Selecionando memórias

Eliminando restos
Dispensando os excessos
Me livrando das sobras

Desconstruindo falso ego
Restaurando alto estima
Estou em obra

É um processo que reveza entre barulhos que incomodam e silêncio que inquietam
Distanciamentos e privacidade que relações afetam

Mas se faz necessário a medida que nos perdemos da meta
Se não temos verdade em nós daremos a outro a mentira que nos resta

Por isso estou em obras:
Para te receber agradável
Para te ser confortável
Te aconchegar sendo afável
Para me amar e conseguir ser
AMÁVEL.

Adriano Vieira
#POEMÍACRONICA @adrianovieira #poesia

Inserida por adriano_vieira

Conhecer a língua mãe, compreendeer a interpretaçao de seus símbolos e textos, na educaçao básica,
É a chave que permite a criança,
abrir as portas dos demais conhecimentos.
É nessa etapa que se forma ou não o leitor, o pesquisador e o questionador
Não se constroi a autonomia sem desenvolver o hábito de ler, de pesquisar e de questionar

Inserida por joseni_caminha

⁠Mudar


Nossa como mudei, faz quase uma década que escrevi os textos dessa página e hoje encontrei. Lendo o que escrevi, aprendo comigo mesma, me dou sermão e é engraçado porque o eu de antes se tornou bem mais sábio e experiente do que o eu de hoje. E é como se fosse outro ser que tivesse escrevendo aquelas palavras. Enfim, mudei.

Inserida por micaele2002

Quando desenvolvemos a capacidade de ler e interpretar textos filosóficos, ⁠deixamos de viver na ignorância. Nos distinguimos daqueles que dependem de coaching, das pessoas vazias que se deslumbram por qualquer fotomontagem no Instagram, dos indivíduos que se iludem com discursos polidos e frases de efeito, ditas por alguém que ousou estudar. A sensatez entre o Coach e o Coachee está no "Cogito".
Ensaios de Angústia vol2 - Dilema de vida e de morte
Thiago S. Oliveira (1986 a)

Inserida por TH_Historiador

⁠Deus de Gerações
Observe esses dois textos:
Gênesis 37.1-2: Habitou Jacó na terra das peregrinações de seu pai (...). ESTA É A HISTÓRIA DE JACÓ. TENDO JOSÉ dezessete anos (...).
2º Crônicas 29.1-2: Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade, quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abia, filha de Zacarias. E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme a tudo quanto FIZERA DAVI, SEU PAI.
No primeiro texto, a história é de Jacó, então porque estão falando de José? Porque a nossa história não termina em nós. Jacó habitava na terra das peregrinações dos seus pais, e esse legado deve continuar nas gerações que estamos gerando, nas pessoas que estamos discipulando, nas vidas que estamos dando propósito.
Já o segundo texto, diz que o pai de Ezequias era Davi, mas o PAI BIOLÓGICO de Ezequias era Acaz (2º Crônicas 28.27), mas a referência de Ezequias era Davi, pois Acaz não pode lhe dar o destino que Deus queria lhe dar, pois Acaz foi um Rei terrível e fez o que era mau aos olhos de Deus (2º Crônicas 28.1-5).
Por isso é importante que os pais deem destino aos filhos, ou deixarão de serem referências para os seus filhos e filhas. Pais sem destino perdem filhos de propósitos.
A nossa história não deve terminar em nós (Jz 2.8-15). Não deixe nada parar em você. Não deixe nada terminar em você. Devemos ter responsabilidade com essa geração dando destino para ela. Deus é um Deus de gerações, e não um Deus de uma pessoa ou de um tempo (Êxodo 3.6).
As gerações devem trabalhar juntas, pois esse é o propósito de Deus; uma geração contando e transmitindo a história da outra. Em Joel 2.28, a antiga e a nova geração estão juntas; Jovens tendo visões com os velhos, e os velhos sonhando com os jovens. A antiga geração sonhando e nova geração tendo visões. Tradição e inovação juntas, uma conectada na outra. A tradição não permite que a inovação se desvie do caminho, e a inovação não permite que a tradição se empedre.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠John Wesley e o Arcanjo Miguel
Pessoal, anda circulando nas redes sociais alguns textos, espalhados por alguns grupos mal intencionados, tentando ligar Wesley à heresia dessas seitas. Para isso eles recortam alguns comentários de Wesley, fora do conjunto da sua obra, para tentar enganar as pessoas. Hoje fui questionado por alguém me pedindo uma resposta, por isso preparei uma resposta inicial sobre o tema. Então vamos a ela.
Primeiro, que vários reformadores pensavam sobre o tema FIGURADAMENTE OU TIPOLOGICAMENTE como Wesley; Calvino, Armínio, John Gil, Matthew Henry etc... Mas nenhum deles ensinou essa heresia!
Segundo, eles eram homens, portanto relativos e sujeitos às falhas, como a história demonstra. Caso alguém os considerasse infalíveis, cairíamos em idolatria como alguns grupos religiosos, que consideram seus fundadores semideuses e profetas infalíveis.
E terceiro, eles não tinham os recursos que temos hoje.
Agora os parcos e recortados comentários de Wesley:
Daniel 10.13 [...] e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes.
Wesley comenta: SUPÕE-SE comumente que Miguel aqui quer dizer Cristo. SUPÕE-SE!!!
Daniel 10.21 Miguel, vosso príncipe.
Wesley comenta: Miguel - Cristo é o protetor de sua igreja. Aqui Wesley não disse que Cristo e Miguel são a mesma pessoa!!! Wesley faz ANALOGIA OU TIPOLOGIA do nome.
E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo... Daniel 12:1
Wesley comenta: portanto, haverá ainda uma maior libertação para o povo de Deus, quando Miguel seu príncipe, o Messias deve aparecer para a sua salvação. Novamente Wesley faz ANALOGIA OU TIPOLOGIA DO NOME Miguel!
Primeiramente, o nome Miguel vem do hebraico Mikhael, formado pela junção dos elementos mikhayáh e El que significa "quem é como Deus?". E Jesus também pode ser chamado de Emanuel que significa "Deus conosco". Portanto, o arcanjo Miguel não é Cristo. Mas o NOME que o arcanjo carrega faz uma ANALOGIA OU UMA TIPOLOGIA de Cristo. Foi assim que Wesley tratou o tema, ANALOGICAMENTE, FIGURADAMENTE OU TIPOLOGICAMENTE!!!
Wesley nunca ensinou que o arcanjo Miguel fosse o Cristo em pessoa, mas sim, ele apenas não discorda do significado que a PALAVRA Miguel carrega. Portanto, Wesley não estava levantando afirmações de que o arcanjo Miguel seja o Cristo em pessoa, mas apenas atribuindo o significado da PALAVRA Miguel à Cristo de um modo FIGURADO ou TIPOLOGICO.
Observe isso: Wesley comenta: SUPÕE-SE comumente que Miguel aqui quer dizer Cristo.
Supõe vem do verbo supor. O mesmo que: conjectura, imaginar, basear em hipótese, admitir como provável ou possível, presumir.
Esses parcos comentários de Wesley sobre o tema são todos por ANALOGIA OU TIPOLOGIA, assim como quase todos pensavam na época. Wesley e os reformadores não criam que Jesus e o Arcanjo Miguel eram as mesmas pessoas, não ensinaram isso em nenhum lugar. Textos isolados acabam sendo alternativas para quem deseja deturpar a palavra de Deus ou os ensinos de homens sérios.
Muitos também por ANALOGIA OU TIPOLOGIA supõem que José do Egito é um TIPO de Cristo; outros acham que Melquisedeque é um TIPO de Cristo; alguns usam Jonas, que ficou três dias dentro do grande peixe como um TIPO de Cristo, etc... Mas nenhum deles ensinaram que eles eram O Cristo (Deus Filho).
Regra número 01 para interpretar um texto é observar o contexto e a sinoticidade do tema. E quando olhamos para o conjunto da obra de Wesley e dos reformadores, nenhum deles ensinaram tal heresia, ou encontraríamos tal ensinamento sistematizado por eles e muitos escritos esclarecendo o tema.
Fiquem com Deus e atentos com as heresias.
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Bom mãe não sou bom em textos e nem palavras mas hoje e mas um dia das mães você merece tudo de bom pós cuida de mim todos os dias .
Quero que seu dia seja mas especial de quer um presente essa data se comemora todos os dias mas hoje e dia que tiramos para dizer o quanto somos agradecidos em ter você ao meu lado sendo amiga, conselheira e além de tudo cuidar de mim mesmo não merecendo te amo

Inserida por ondeosonhosnasce

PERFUME
(Luís Felipe)

São tantos textos escritos por mim.
Como não me perco?

Nenhum contradiz o que fui, o que sou.
Talvez, minha maturidade sempre esteve aqui.
Apenas surgindo e surgindo a cada dia.

Cada vez que vou colocando as letras em ordem,
Formando ⁠as palavras, os escritos...
Nasce uma nova ideia. Um novo pensar.

Sempre agregando aos manuscritos passados.
Enriquecendo meu livro.
Acrescentando.

O meu legado já está sendo lançado.
Como folhas que caem duma árvore,
e se vão, com o vento.

Ou, como aroma das flores,
que perfumam e perduram.
Eternizadas pela extração,
colocadas num vidrinho...

Assim, são meus dizeres, deixados gratuitamente.
Meus pensares e pesares.

Como não me perco?
São tantos textos escritos por mim.

Inserida por LuisFelipeSSilva

⁠Os poetas e escritores sabem o quanto é importante achar as palavras certas para criação de textos que dinamizam e expressam seus pensamentos e suas experiências, dando a possibilidade aos leitores de refletirem sobre a sua arte.

Muitas dessas criações tornam-se peças teatrais e filmes, materializando e dando vida assim ao que foi escrito.

A palavra sempre foi e será o início de tudo. Observem que na vida o poder do que se expressa é algo divino, e nós não percebemos o quanto somos guiados por elas.

Deus deu início ao universo através da sua palavra, tudo que há nela inclusive nós, seres humanos somos frutos do Verbo.

Deus é o nosso poeta e escritor, Ele criou através da palavra a história da humanidade, materializando e dando vida assim tudo que vemos nesse mundo.

A Sua palavra tem o Poder de mudar a história da nossa vida.

Não seja incauto com suas palavras, e expresse sempre palavras positivas, seja para sua vida ou para vida de outrem. Tudo vai se recriar, bons ventos viram.

Creie Naquele que é o próprio verbo pois somos frutos das Suas palavras e com certeza tudo irá se transformar.

Atila Negri.

Inserida por ATILANEGRI

⁠as pessoas têm preguiça de ler textos longos,
têm preguiça de se dedicarem às relações,
têm preguiça de tudo que exige compreensão
e demande delas tempo e energia.

talvez por isso estejamos numa geração
de livrarias falidas e de gente vazia.

não se mergulha mais no amor,
não se absorve mais a poesia.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠Evidências.



Não há como arquitetar textos em colunas já bem construídas.
Certas imagens, sobrecarregadas, nos mostram inúmeros gêneros textuais.
Romances, Novelas, crônicas, Contos,
Fábulas, Lendas,Textos em seus contextos.
Não precisamos dar vida onde a vida já nos mostra que é mais que uma vida.
Qualquer que seja o tema,
Tudo terá o seu resultado final,
Que é um ou mais que um poema.
Nota-se que personalidades, por mais que estejam engendradas,
Não substituirão o gênero em que estão retratadas.
Inconfundivel é o cenário que é legivel;
Em um sorriso e principalmente,
No Olhar.
Nítida são as patentes com suas notórias,
Evidências......



Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.

Inserida por JoseRicardo7

⁠Descubra a Verdade e a Verdade Vos Libertará
A Bíblia, um dos textos mais antigos e influentes da humanidade, foi escrita em diversos idiomas, incluindo o grego. No contexto bíblico, encontramos a palavra grega "daimon" (demônio), que originalmente designava almas ou espíritos humanos, podendo ser bons ou maus. Os daimons eram entidades espirituais que habitavam o mundo e exerciam influência sobre as pessoas de variadas maneiras.
As ações de Jesus, ao expulsar esses espíritos, contribuíram para uma mudança de percepção, levando a uma interpretação equivocada de que todos os espíritos eram malignos.
A Bíblia sofreu alterações para alinhar os textos com doutrinas teológicas e interesses de líderes religiosos, adaptados ao contexto da época, afetando a forma como as palavras de Jesus foram interpretadas e transmitidas.
A integridade dos textos bíblicos nos convida a uma reflexão mais profunda sobre como a história e a religião são transmitidas e interpretadas ao longo do tempo. É um lembrete da importância de estudar esses textos com uma mente crítica e aberta.
É imperativo ressaltar que, na concepção original, um daimon não era necessariamente maligno. Eles eram considerados espíritos que podiam tanto ser benéficos quanto maléficos. A natureza de cada daimon era definida pela maneira como influenciava as pessoas ao seu redor. Esses espíritos, muitas vezes atrasados ou impuros, são almas em desequilíbrio e em processo de aprendizado, assim como nós. Estamos todos aqui para aperfeiçoar nossas almas, cada um em um estágio de evolução, tanto encarnados como desencarnados; se fosse diferente, estaríamos nos planos superiores e não aqui, vivendo no meio de todo tipo de gente que nos influencia tanto para o negativo quanto para o positivo.
Essa reflexão sobre a evolução do significado das palavras ao longo do tempo destaca a importância do contexto histórico e cultural na interpretação de textos antigos. Compreender a origem e a transformação das palavras nos permite uma visão mais abrangente e informada, enriquecendo nossa leitura e interpretação das mensagens contidas nos textos bíblicos. Devemos trazer os exemplos da Bíblia e adaptá-los ao nosso tempo, utilizando suas lições como guias para a vida nos dias atuais, promovendo a harmonia e o crescimento espiritual.

Inserida por fluxia_ignis

⁠Problemas mentais:

Como doem essas crônicas
não essas doenças físicas ou esses textos infantis
mas doenças mentais, que assolam meu cérebro desde sempre
desde meu primeiro respiro, a dor me acompanha na minha fútil e medíocre existência e vai me acompanhar até o meu último inspiro, por que uma dor crônica não abandona
ela te destrói aos poucos, te leva ao pior estado de ser
o estado do momento de perecer.

Inserida por PabloAfonso

⁠Escrevo sentimentos e romances caóticos, dos quais, muitas vezes, me envergonho. São textos que carregam pedaços de mim, ou talvez sejam retratos distorcidos do que acredito ser. No fundo, nem eu sei ao certo. Existe um medo silencioso em revelar o que realmente sinto, como se me expor fosse me despir demais.
Talvez, um dia, eu encontre coragem para mostrar esse lado tão profundo e sensível que escondo do mundo. Sim... talvez. Apenas talvez.

Inserida por JRodrigoTS

Escreva!
Textos que posto não são só para mim,
embora eu não ligue se lhes interessa.
Eu escrevo mesmo sem estar afim.
Eu escrevo mesmo quando estou com pressa.
Meio estagnado, antes me sentia
e já nem lembrava de meu ideal.
Distraído, vi que algo me impedia,
me impedia de ver meu potencial.
Esse algo era a falta de planejamento.
Planejar me faria ir mais além,
não trocar a vida por um só momento,
nem viver tentando impressionar ninguém.
Escrever me ajuda a me planejar.
Dia-a-dia, ideias ou pensamentos.
Quando estou em dúvida, eu devo voltar
e releio trechos de alguns momentos.
A ideia é fazer com que você, leitor,
compreenda a mensagem que estou trazendo.
Escrever não vai tirar a sua dor,
mas te faz entender por que está sofrendo.
Busque suas formas de reflexão.
Escrever ajuda a se aprimorar.
Quando estou confuso ou sem motivação,
essa é minha forma de me concentrar.
Só estou expondo meu ponto de vista.
Quando estive mal, foi isso o que eu fiz.
Só mantive o foco, fui otimista.
E escrever sobre isso me deixou feliz.

Inserida por emersomgold

Escrever
Escrever esses textos me ajuda a enxergar as verdades que tento esconder de mim mesmo. Gosto disso. Me faz encarar as coisas como realmente são. Eu sei quando estou mentindo para mim mesmo. E, por mais que às vezes tente fugir, no fundo, a verdade sempre me alcança.

Tem dias que parecem desperdiçados, e eu fico tentando entender o porquê. Mas a resposta é sempre a mesma: porque eu escolhi que fosse assim. Eu poderia ter feito algo, poderia ter mudado, mas não fiz. E estava consciente disso o tempo todo. Não dá para mentir para mim mesmo sobre isso.
Outros dias são diferentes. Dias em que me sinto vivo, em que aprendo, em que percebo que nunca vou saber tudo – e tudo bem. A diferença entre esses dias não é o acaso, não é sorte ou azar. Sou eu. Sou eu decidindo, mesmo sem perceber, se vou me movimentar ou ficar parado.

Já me coloquei demais no papel de vítima, sem nem perceber. E quando percebi, odiei. Porque eu sempre detestei esse tipo de comportamento nos outros. E me ver reproduzindo isso fez eu me sentir um hipócrita. Mas agora eu vejo. E quando a gente percebe, não dá mais para ignorar.

Aos poucos, estou mudando. Ainda estou LONGE de ser quem quero ser, mas estou no caminho. O pequeno André teria orgulho, não porque sou perfeito, mas porque sigo tentando.

Escrever me faz enxergar tudo isso. Não tem como escapar das palavras quando elas estão bem ali, diante de mim. Eu sei quando estou tentando me enganar. Sei quando estou fugindo. Mas aqui, nesse espaço, não tem para onde correr. Só resta encarar a verdade – e continuar.⁠

Inserida por andrelemour

⁠Mesmo quando a Bíblia foi escrita, ela já era atrasada.

Nos tempos em que os textos bíblicos foram escritos, o conceito de moral e justiça já era objeto de discussões sofisticadas por filósofos como Aristóteles, Platão e outros pensadores da Grécia e Roma antigas. Esses filósofos buscavam construir sistemas éticos baseados na razão, na observação e na lógica, enquanto os textos bíblicos frequentemente derivavam suas diretrizes morais de revelações divinas e tradições culturais.

Inserida por JorgeGuerraPires

⁠A TRAJETÓRIA DOS PRECONCEITOS

Demétrio Sena - Magé

Fiz muitos poemas e textos em prosa que hoje não faria, com a pretensão de conscientizar sobre o racismo. Acho agora, que todos aqueles poemas eram racistas. Também fiz muitos textos que, pretensamente, fariam refletir sobre o machismo. Usei até palavras de um cavalheirismo protecionista que atualmente julgo medieval. Fui machista. Homofobia, mesmo quando não se chamava homofobia, preconceito religioso e tantos outros, tudo isso passou pelas minhas canetas e teclas. Atualmente, seria preconceituoso republicar tais escritos.

É que todas as formas de preconceito evoluem. Ao mesmo tempo, as formas de combater preconceitos, pensar e verbalizar sobre eles precisam evoluir. Mais ainda, nossas formas de antipreconceito precisam ampliar horizontes e nos induzir a novas posturas sociais. Os textos de todos os escritores; as músicas, pinturas e outros desempenhos de todos os artistas, nessa direção, foram válidos em seus tempos. Foram. Hoje capengam, porque o mundo, com novas identidades, inclusive de gênero, exige novas mentalidades, sensibilidades e consciências. E o racismo, que é o pior e mais resistente preconceito, exige ainda maior avanço da sociedade.

Tenho rasgado páginas de alguns livros que lancei, porque os novos tempos tornaram ridículas essas páginas. E todos nós precisamos rasgar muitas; muitas páginas não só de livros, mas também da vida e da sociedade, para sermos um mundo conectado consigo mesmo e com a realidade que ora nos cerca. Realidade essa, que logo será também obsoleta; o que exigirá, mais e mais, novos avanços humanos; civilizatórios.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠Muito lindo a arte de viver!
Gosto de textos, que exaltam as benevolências do ser Humano.
Saber se entender é paradoxal.
Ser autruista, respeitando nossos defeitos no outro, é simplesmente ficar a par de faltas dos demais seres buscadores não, de perfeição mas, de paridades pertinentes a nossa evolução.
Existe um sobre salto inerente de nossas atitudes, mas nunca há percepções dos créditos depositados nos demais por perspectivas próprias e nos decepcionamos!
Esse "eu" lúdico em depositar sempre todas as nossas querências.
Se faz nescessário termos primeiro um brevê do investimento e, só então buscar compreensão no que o outro tá dizendo ou fazendo.
A velha pergunta "Será que se fosse "eu", não faria o mesmo?"

Inserida por dalainilton

⁠NÃO SABEMOS LER O MUNDO

Falamos em ler e pensamos apenas nos livros, nos textos escritos. O senso comum diz que lemos apenas palavras. Mas a ideia de leitura aplica-se a um vasto universo. Nós lemos emoções nos rostos, lemos os sinais climáticos nas nuvens, lemos o chão, lemos o Mundo, lemos a Vida. Tudo pode ser página. Depende apenas da intenção de descoberta do nosso olhar. Queixamo-nos de que as pessoas não lêem livros. Mas o deficit de leitura é muito mais geral. Não sabemos ler o mundo, não lemos os outros.
Vale a pena ler livros ou ler a Vida quando o acto de ler nos converte num sujeito de uma narrativa, isto é, quando nos tornamos personagens. Mais do que saber ler, será que sabemos, ainda hoje, contar histórias? Ou sabemos simplesmente escutar histórias onde nos parece reinar apenas silêncio?

Mia Couto
E se Obama fosse africano? São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
Inserida por mstrege

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp