⁠John Wesley e o Arcanjo Miguel... Marcelo Rissma

⁠John Wesley e o Arcanjo Miguel
Pessoal, anda circulando nas redes sociais alguns textos, espalhados por alguns grupos mal intencionados, tentando ligar Wesley ... Frase de Marcelo Rissma.

⁠John Wesley e o Arcanjo Miguel
Pessoal, anda circulando nas redes sociais alguns textos, espalhados por alguns grupos mal intencionados, tentando ligar Wesley à heresia dessas seitas. Para isso eles recortam alguns comentários de Wesley, fora do conjunto da sua obra, para tentar enganar as pessoas. Hoje fui questionado por alguém me pedindo uma resposta, por isso preparei uma resposta inicial sobre o tema. Então vamos a ela.
Primeiro, que vários reformadores pensavam sobre o tema FIGURADAMENTE OU TIPOLOGICAMENTE como Wesley; Calvino, Armínio, John Gil, Matthew Henry etc... Mas nenhum deles ensinou essa heresia!
Segundo, eles eram homens, portanto relativos e sujeitos às falhas, como a história demonstra. Caso alguém os considerasse infalíveis, cairíamos em idolatria como alguns grupos religiosos, que consideram seus fundadores semideuses e profetas infalíveis.
E terceiro, eles não tinham os recursos que temos hoje.
Agora os parcos e recortados comentários de Wesley:
Daniel 10.13 [...] e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes.
Wesley comenta: SUPÕE-SE comumente que Miguel aqui quer dizer Cristo. SUPÕE-SE!!!
Daniel 10.21 Miguel, vosso príncipe.
Wesley comenta: Miguel - Cristo é o protetor de sua igreja. Aqui Wesley não disse que Cristo e Miguel são a mesma pessoa!!! Wesley faz ANALOGIA OU TIPOLOGIA do nome.
E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo... Daniel 12:1
Wesley comenta: portanto, haverá ainda uma maior libertação para o povo de Deus, quando Miguel seu príncipe, o Messias deve aparecer para a sua salvação. Novamente Wesley faz ANALOGIA OU TIPOLOGIA DO NOME Miguel!
Primeiramente, o nome Miguel vem do hebraico Mikhael, formado pela junção dos elementos mikhayáh e El que significa "quem é como Deus?". E Jesus também pode ser chamado de Emanuel que significa "Deus conosco". Portanto, o arcanjo Miguel não é Cristo. Mas o NOME que o arcanjo carrega faz uma ANALOGIA OU UMA TIPOLOGIA de Cristo. Foi assim que Wesley tratou o tema, ANALOGICAMENTE, FIGURADAMENTE OU TIPOLOGICAMENTE!!!
Wesley nunca ensinou que o arcanjo Miguel fosse o Cristo em pessoa, mas sim, ele apenas não discorda do significado que a PALAVRA Miguel carrega. Portanto, Wesley não estava levantando afirmações de que o arcanjo Miguel seja o Cristo em pessoa, mas apenas atribuindo o significado da PALAVRA Miguel à Cristo de um modo FIGURADO ou TIPOLOGICO.
Observe isso: Wesley comenta: SUPÕE-SE comumente que Miguel aqui quer dizer Cristo.
Supõe vem do verbo supor. O mesmo que: conjectura, imaginar, basear em hipótese, admitir como provável ou possível, presumir.
Esses parcos comentários de Wesley sobre o tema são todos por ANALOGIA OU TIPOLOGIA, assim como quase todos pensavam na época. Wesley e os reformadores não criam que Jesus e o Arcanjo Miguel eram as mesmas pessoas, não ensinaram isso em nenhum lugar. Textos isolados acabam sendo alternativas para quem deseja deturpar a palavra de Deus ou os ensinos de homens sérios.
Muitos também por ANALOGIA OU TIPOLOGIA supõem que José do Egito é um TIPO de Cristo; outros acham que Melquisedeque é um TIPO de Cristo; alguns usam Jonas, que ficou três dias dentro do grande peixe como um TIPO de Cristo, etc... Mas nenhum deles ensinaram que eles eram O Cristo (Deus Filho).
Regra número 01 para interpretar um texto é observar o contexto e a sinoticidade do tema. E quando olhamos para o conjunto da obra de Wesley e dos reformadores, nenhum deles ensinaram tal heresia, ou encontraríamos tal ensinamento sistematizado por eles e muitos escritos esclarecendo o tema.
Fiquem com Deus e atentos com as heresias.
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.