Mente Humana
Quanto mais complexa a mente humana se torna, é mais difícil para preenche-la e esgotar seus vazios.
*A mente*
A mente humana, é incrível
Dúvida, do que é possível
E acredita no impossível
O medo faz , a mente fechar
Tirando a fé no acreditar
Bloqueando o imaginar
É preciso coragem, para querer
É preciso ter boa-fé para crer
E acreditar, no que se quer ter
COGITARE
Algumas questões não podem ser mensuradas ou concebidas a mente humana senão, por meio da introspecção, dentro de cada ser, dentro de cada um, há algo profundamente enraizado a sua essência, um tanto quanto parte de um todo, como também o todo por si só.
Costumamos ser resultado de assimilações e experiências vividas, isso é explícito externamente na superfície de cada homem, em seu comportamento e modo de agir e interagir com a sociedade e sua realidade, a persona ou a pessoa, o ser formado é salientado por suas ações e decisões se encontra superficialmente em constante troca de interações com a sociedade, enquanto a essência o controla de forma indireta ditando seus anseios e desejos a serem satisfeitos, impulsos e decisões são tomadas de antemão a sua chegada, pois já está impregnado dentro de cada humano, seu ‘modus operandi’, a forma de pensar singular e ao mesmo tempo análoga à formas que o precedeu ou às que lhe são contemporâneas, somos forjados pelo ambiente ao mesmo tempo somos livres a nós moldar e refazer quantas vezes necessárias, talvez aí se esconda o livre arbítrio ou poder de escolha, porém com as possibilidades já todas mensuradas e colocadas em cheque de antemão, o ser humano continua a fazer aquilo que foi feito para fazer, interagir, escolher, reagir de forma automática porém já pré moldada de maneira singular em seu âmago.
"A tendência quase incoercível da mente humana é se refugiar na banalidade para evitar os grandes dilemas, os grandes conflitos. Quer dizer: o sujeito se fazer de pequenininho, se fazer de inocente, para fingir que não sabe o que está realmente em jogo na sua vida. Particularmente na cultura brasileira, esse é um dos elementos mais permanentes, e de maior peso, de maior impacto na mente das pessoas. [...] Isso aí é de fato o medo da responsabilidade da existência. E esse medo impede que as pessoas cheguem à maturidade -- elas ficam num perpétuo estado de puerilismo moral, intelectual, espiritual etc."
A pequenez da mente humana nunca entenderá a necessidade da morte física. E mesmo sabendo que a alma existe, nunca a libertará a tempo.
Doctorstrangelove
Nossa mente humana é um mistério. Ela é capaz de nos edificar tanto ao céu quanto ao inferno criado por nós. Pense!
Realmente a dignidade é, um por um,
e por si só!
Mente humana jamais será desenvolvida enquanto as pessoas estão apontando o dedo, generalizado e confirmando, seja machista ou feminista!..
Não aprenderam ainda, que o mal está no masculino como no feminismo?
Não aprenderam que não existe raça cor nem gênero para o mal?
Como generalizar algo que não conheço?
Amadurecimento são para poucos, e não existe idade para isso!..
Quase tudo que o ser humano faz, registra e repete é cultura mas nem tudo que a mente humana inventiva e criativa transborda, é arte.
Acreditar ou não é uma utopia, essa liberdade utópica, esta intrínseca na mente humana, o marketing introduz nas pessoas a mentira imposta sobre seus produtos e as pessoas acreditam piamente no que veem, a ignorância não esta no que se sabe e sim em quem não duvida, acreditar piamente, é o mesmo que crer cegamente.
De ideal para ideal
Como dizia John Locke, "a mente humana era como uma folha em branco, que se preenchia apenas com a experiência." Ou seja, o que é puro nesse mundo, as nossas crianças, irão se desenvolver de acordo com o meio o qual convive.
Aprendem sobre ideologias, crenças, culturas e valores.
Particularmente, enalteço as crenças. Considerava-me ateu no início da minha adolescência, me questionava sobre os rituais ou pregações de acordo com meu dia a dia. Até que um dia resolvi estudar sobre liderança e seus efeitos numa sociedade. Em meio disso, reconheci o maior líder de todos os tempos, Jesus Cristo, o que servia através da sua compaixão e amor aos necessitados, ouvia e abraçava aqueles que estavam perdidos, vivendo sem um ideal.
Na verdade, existem vários tipos de ideais, alguns sonham seguir os padrões que o mundo oferece, como exemplo, materialismo e poder, o qual o individualismo "é grato".
Analisando de uma forma profunda, comparei as atitudes de Jesus pelas histórias e coloquei-as no mundo atual. Comecei a entender o verdadeiro ideal que há de existir neste mundo.
Em primeiro lugar, o ser humano com os sentimentos complexos, me fez ter uma visão mais ampla sobre a vida, ou até mesmo sobre a lógica de existirmos. Além da teoria comprovada da evolução.
"Mas como uma visão mais ampla?"
Uma visão a qual me questionei sobre a minha existência, meus sentimentos e a fé, a qual leva-nos a lugares impossíveis de acordo com seu tamanho.
Existem vários tipos de fés. E descobri a minha após ter Jesus como inspiração e referencia. Há muitas falácias e interpretações equivocadas sobre este líder. Sendo que ele falava o básico: "ame o próximo como a ti mesmo", mas para quê?
Agora, entra numa questão mais complexa a qual a fé é a única resposta. Todos os acontecimentos e sentimentos na história do mundo são bem complexas. A existência do "bem" e o "mal" é o melhor exemplo. Pessoas nascem puras e desenvolvem de acordo com o meio, claro que há as exceções.
De acordo com Jesus, existe a vida eterna, mas para chegar lá, passamos pela a vida aqui na Terra. Me questionava bastante sobre isso, mas resolvi acreditar, pois imaginar um lugar livre de todo o mal é algo relevante para mim.
O verdadeiro ideal para esse mundo é aquele que contribuímos para o sucesso do próximo, aquele que sejamos referencia para aqueles que estão perdidos e aquele que dê a mão para o outro independente de sua posição.
Há situações extremas, as quais inocentes precisam de proteção e também, estes inocentes, precisam dar o perdão aos que atentarem contra os mesmos quando se arrependerem de corpo e alma.
Muitos chegam a uma conclusão de que é preciso fazer de tudo, pois não sabe o dia de amanhã, o qual pensam na probabilidade de falecer de uma hora para a outra.
Sob o mesmo ponto de vista, eu pergunto, "será que estás pronto para morrer?". De acordo com o ideal, o qual falei a cima, é que nos fazem saber responder essa pergunta.
Este exemplo explica melhor:
Imagine uma guerra, o qual há soldados com ordens para cumprir a missão que o general os deu. Nessa guerra, haverá mortes para esta missão, mas para vencer a guerra é necessários sacrifícios, então aquele que faleceste, foi por uma causa a qual foi de fundamental importância para o outro seguir em frente para sair com a vitória.
Este exemplo eu coloco em pratica de acordo com o ideal citado a cima, enquanto estamos seguindo os passos de Jesus, preocupados em sermos referencia e buscando um mundo melhor, vc saberá responder a pergunta que muitos têm medo.
Enfim, um pequeno texto que tive inspiração repentina para escreve-lo. Estou disposto a sempre refletir sobre quem sou eu neste mundo, e procurar a melhorar a cada dia para um lugar melhor.
E você, está pronto para morrer e deixar seu legado para um mundo melhor? Eis a dúvida.
A ordem social depende da ordem fundamental da mente humana, baseada nas constantes universais a que me referi outro dia. Se esta se perde, as próprias leis se tornam instrumentos de desordem, e toda esperança de restaurar a ordem por meios jurídicos e políticos é vã. A ordem da mente depende da cultura, da religião e da arte -- se estas se corrompem, tudo está perdido.
A mente humana é o maior envólucro de maldade existente no planeta. Talvez por isso somos dados ao esquecimento.
