De ideal para ideal Como dizia John... Raphael Lana Soares

De ideal para ideal

Como dizia John Locke, "a mente humana era como uma folha em branco, que se preenchia apenas com a experiência." Ou seja, o que é puro nesse mundo, as nossas crianças, irão se desenvolver de acordo com o meio o qual convive.
Aprendem sobre ideologias, crenças, culturas e valores.
Particularmente, enalteço as crenças. Considerava-me ateu no início da minha adolescência, me questionava sobre os rituais ou pregações de acordo com meu dia a dia. Até que um dia resolvi estudar sobre liderança e seus efeitos numa sociedade. Em meio disso, reconheci o maior líder de todos os tempos, Jesus Cristo, o que servia através da sua compaixão e amor aos necessitados, ouvia e abraçava aqueles que estavam perdidos, vivendo sem um ideal.
Na verdade, existem vários tipos de ideais, alguns sonham seguir os padrões que o mundo oferece, como exemplo, materialismo e poder, o qual o individualismo "é grato".
Analisando de uma forma profunda, comparei as atitudes de Jesus pelas histórias e coloquei-as no mundo atual. Comecei a entender o verdadeiro ideal que há de existir neste mundo.
Em primeiro lugar, o ser humano com os sentimentos complexos, me fez ter uma visão mais ampla sobre a vida, ou até mesmo sobre a lógica de existirmos. Além da teoria comprovada da evolução.
"Mas como uma visão mais ampla?"
Uma visão a qual me questionei sobre a minha existência, meus sentimentos e a fé, a qual leva-nos a lugares impossíveis de acordo com seu tamanho.
Existem vários tipos de fés. E descobri a minha após ter Jesus como inspiração e referencia. Há muitas falácias e interpretações equivocadas sobre este líder. Sendo que ele falava o básico: "ame o próximo como a ti mesmo", mas para quê?
Agora, entra numa questão mais complexa a qual a fé é a única resposta. Todos os acontecimentos e sentimentos na história do mundo são bem complexas. A existência do "bem" e o "mal" é o melhor exemplo. Pessoas nascem puras e desenvolvem de acordo com o meio, claro que há as exceções.
De acordo com Jesus, existe a vida eterna, mas para chegar lá, passamos pela a vida aqui na Terra. Me questionava bastante sobre isso, mas resolvi acreditar, pois imaginar um lugar livre de todo o mal é algo relevante para mim.

O verdadeiro ideal para esse mundo é aquele que contribuímos para o sucesso do próximo, aquele que sejamos referencia para aqueles que estão perdidos e aquele que dê a mão para o outro independente de sua posição.
Há situações extremas, as quais inocentes precisam de proteção e também, estes inocentes, precisam dar o perdão aos que atentarem contra os mesmos quando se arrependerem de corpo e alma.
Muitos chegam a uma conclusão de que é preciso fazer de tudo, pois não sabe o dia de amanhã, o qual pensam na probabilidade de falecer de uma hora para a outra.
Sob o mesmo ponto de vista, eu pergunto, "será que estás pronto para morrer?". De acordo com o ideal, o qual falei a cima, é que nos fazem saber responder essa pergunta.
Este exemplo explica melhor:
Imagine uma guerra, o qual há soldados com ordens para cumprir a missão que o general os deu. Nessa guerra, haverá mortes para esta missão, mas para vencer a guerra é necessários sacrifícios, então aquele que faleceste, foi por uma causa a qual foi de fundamental importância para o outro seguir em frente para sair com a vitória.
Este exemplo eu coloco em pratica de acordo com o ideal citado a cima, enquanto estamos seguindo os passos de Jesus, preocupados em sermos referencia e buscando um mundo melhor, vc saberá responder a pergunta que muitos têm medo.

Enfim, um pequeno texto que tive inspiração repentina para escreve-lo. Estou disposto a sempre refletir sobre quem sou eu neste mundo, e procurar a melhorar a cada dia para um lugar melhor.
E você, está pronto para morrer e deixar seu legado para um mundo melhor? Eis a dúvida.