A Condição Humana

Cerca de 57 frases e pensamentos: A Condição Humana

A grandeza do homem consiste na sua decisão de ser mais forte que a condição humana.

Albert Camus
238 compartilhamentos

A solidão é o fundo último da condição humana. O homem é o único ser que se sente só e que procura um outro.

Octavio Paz
231 compartilhamentos

A angústia é parte da condição humana. Não se pode deixar que a angústia da morte nos paralise. A resposta está no convívio com os outros. Não se vive sem amizade, sem amor, sem adversidade.

Fernando Henrique Cardoso
176 compartilhamentos

É uma verdade básica da condição humana que todo mundo mente. A única variável é sobre o quê.

Dr. House
1.5 mil compartilhamentos

Minha condição humana me fascina. Conheço o limite de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mas ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções semelhantes às minhas.
E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida — corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica a não ser pela violência. Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e natural, de corpo e de espírito.
Recuso-me a crer na liberdade e neste conceito filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes constrangido por pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas. Ainda jovem, fiquei impressionado pela máxima de Schopenhauer: “O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas não pode querer o que quer”; e hoje, diante do espetáculo aterrador das injustiças humanas, esta moral me tranqüiliza e me educa. Aprendo a tolerar aquilo que me faz sofrer. Suporto então melhor meu sentimento de responsabilidade. Ele já não me esmaga e deixo de me levar, a mim ou aos outros, a sério demais. Vejo então o mundo com bom humor. Não posso me preocupar com o sentido ou a finalidade de minha existência, nem da dos outros, porque, do ponto de vista estritamente objetivo, é absurdo. E no entanto, como homem, alguns ideais dirigem minhas ações e orientam meus juízos. Porque jamais considerei o prazer e a felicidade como um fim em si e deixo este tipo de satisfação aos indivíduos reduzidos a instintos de grupo.
Em compensação, foram ideais que suscitaram meus esforços e me permitiram viver. Chamam-se o bem, a beleza, a verdade. Se não me identifico com outras sensibilidades semelhantes à minha e se não me obstino incansavelmente em perseguir este ideal eternamente inacessível na arte e na ciência, a vida perde todo o sentido para mim. Ora, a humanidade se apaixona por finalidades irrisórias que têm por nome a riqueza, a glória, o luxo. Desde moço já as desprezava.
Tenho forte amor pela justiça, pelo compromisso social. Mas com muita dificuldade me integro com os homens e em suas comunidades. Não lhes sinto a falta porque sou profundamente um solitário. Sinto-me realmente ligado ao Estado, à pátria, a meus amigos, a minha família no sentido completo do termo. Mas meu coração experimenta, diante desses laços, curioso sentimento de estranheza, de afastamento e a idade vem acentuando ainda mais essa distância. Conheço com lucidez e sem prevenção as fronteiras da comunicação e da harmonia entre mim e os outros homens. Com isso perdi algo da ingenuidade ou da inocência, mas ganhei minha independência. Já não mais firmo uma opinião, um hábito ou um julgamento sobre outra pessoa. Testei o homem. É inconsistente.
A virtude republicana corresponde a meu ideal político. Cada vida encarna a dignidade da pessoa humana, e nenhum destino poderá justificar uma exaltação qualquer de quem quer que seja. Ora, o acaso brinca comigo. Porque os homens me testemunham uma incrível e excessiva admiração e veneração. Não quero e não mereço nada. Imagino qual seja a causa profunda, mas quimérica, de seu sentimento. Querem compreender as poucas idéias que descobri. Mas a elas consagrei minha vida, uma vida inteira de esforço ininterrupto.
Fazer, criar, inventar exigem uma unidade de concepção, de direção e de responsabilidade. Reconheço esta evidência. Os cidadãos executantes, porém, não deverão nunca ser obrigados e poderão escolher sempre seu chefe.

Albert Einstein
2 compartilhamentos

Me explica por que que um olhar de piedade
Cravado na condição humana
Não brilha mais que anúncio luminoso?

Manoel de Barros
25 compartilhamentos

''É da nossa condição humana buscar entender o por que de tais fundamentos: a existência, o amor, a verdade.
Mas na tentativa de compreendermos o nosso ser, nem sempre permanecemos com a razão.''

Filosys
Inserida por Filosys

Torna-se nítido que a efemeridade e a limitação da nossa condição humana existem contraditoriamente paralelas à nossa ambição sem limites e à nossa capacidade de provocar a destruição de tudo que nos é fundamental à vida.

Ottavio DiLucca
Inserida por ottaviodilucca

Precisamos conhecer a Deus, não achar que O conhecemos; o que nossa condição humana tem acesso é apenas uma gota no meio de um grande oceano de revelações.

Jousival Sales de Santana
Inserida por JousivalSales

Ter a necessidade de ver nossa condição humana em relação a exercitar a nossa liberdade compreende-se muito mais do querer enxergar a noção de felicidade.

Randerson Figueiredo.
Inserida por RandersonFigueiredo

DESCONFIE DAQUELE QUE SE DIZ PERFEITO A PERFEIÇÃO NÃO É UMA CONDIÇÃO HUMANA.

shirlei de sousa oliveira
Inserida por shirleisousa

As cores vibrantes se vão ao final do verão
As áridas noites de outono secam as
lagrimas da linda cerejeira, e restam apenas folhas secas.
Mês a mês, aguarda, silente, sem cores, sem vida.

Assim também é a vida da senhora frígida,
que há muito não ama ninguém,
e esquece-se das tardes lindas que um dia teve,
e aguarda, silente, sem amor, sem vida.

O jovem virtuoso descontente com o presente,
prende-se no futuro, passa a vida desbravando o novo,
mas enfim, ficará velho, frágil, solitário, e perderá o tempo, aguardando, silente, desesperançoso, sem vida.

Não se sabe ao certo o que aguardar, mas aguardamos diariamente, até que tudo se vai como se nunca tivesse havido, e perdemos o tempo de viver, amar, gostar, perdemos o motivo de existir.
Assim é a condição humana...

ErnestWild (Gabriel GDDT)
Inserida por ErnestWild

Somos gentes, carnes e ossos rodando e rodando, rindo e chorando num mundo que não gira por nós!(Walter Sasso)

Walter Sasso
Inserida por walsasso

Existe sempre uma certa ignorância humana em perceber a própria condição humana.

Maria Almeida
Inserida por MariaAlmeida

Polegar opositor?
Córtex cerebral desenvolvido?
Alma?

O que nos distingue não é algo em nós.
Mas a ausência de nós mesmos.
O sabor tênue da possibilidade do fim.
O pôr-do-sol prenunciado em cada manhã.
A faca insípida na jugular dos instantes.
...É isso que torna cada momento infinito.
E só porque termina.
Separamos o ano em meses, os meses em dias, os dias em horas, minutos, segundos... Medimos as distâncias, as massas, as relações entre as partículas e os astros.
Essa ânsia por medir e organizar só poderia ter surgido entre nós - exímios sabedores da nossa medida certa de existência.

“Medir”, “calcular” e “organizar” são expressões da natureza humana: a projeção do sentimento de medida dentro de cada um, para tudo o que nos é externo.

Pedro de Castro Ruschel
Inserida por pedro_ruschel

Polegar opositor?
Córtex cerebral desenvolvido?
Alma?

O que nos distingue não é algo em nós.
Mas a ausência de nós mesmos.
O sabor tênue da possibilidade do fim.
O pôr-do-sol prenunciado em cada manhã.
A faca insípida na jugular dos instantes.
...É isso que torna cada momento infinito.
E só porque termina.
Separamos o ano em meses, os meses em dias, os dias em horas, minutos, segundos... Medimos as distâncias, as massas, as relações entre as partículas e os astros.
Essa ânsia por medir e organizar só poderia ter surgido entre nós - exímios sabedores da nossa medida certa de existência.

“Medir”, “calcular” e “organizar” são expressões da natureza humana: a projeção do sentimento de medida dentro de cada um, para tudo o que nos é externo.

Pedro de Castro Ruschel
Inserida por pedro_ruschel

Pessoas boas possuem gestos nobres e amorosos, e isso independe de sua condição humana, de suas posses materiais ou de sua aparência.

Rozilda Euzebio Costa
2 compartilhamentos

Minha maior esperança é provocar um debate sobre a condição humana do ponto de vista dos povos em êxodo de todo o mundo. Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece. Espero que a pessoa que entrar numa exposição minha não saia a mesma.

Sebastião Salgado
2 compartilhamentos

O desafio do homem não é propriamente vencer o medo, que é inerente à sua condição humana, mas sim não permitir ser vencido por ele.

Davi Marcelo Galdino
2 compartilhamentos

O sofrimento faz parte da condição humana, e vem para todos nós. A chave é a forma como reagimos a ele, ou se afastando de Deus em raiva e amargura ou se aproximando dele em confiança.

Billy Graham
2 compartilhamentos