Mental
O que humilha, desumaniza e até denigre a própria dignidade do ser humano não é a sua pobreza material, mas a sua miséria mental.
Nada é justo com os justos
Qual a justificativa que você criará?
Injusto com se próprio
Mais uma vez a definhar
Nós devemos sempre estarmos preparados para a vitória, para isso devemos utilizar nossa inteligência, força física, força mental, com isso a vitória é certa.
Falando de mitos, nunca saímos da convivência deles!
Tao pouco de suas crenças.
Basta observarmos que invés de estarmos dentro da caverna, agora é a caverna que está dentro de nossas mentes.
A ilusão agora é do contemporâneo mental.
Assim como cuidamos do nosso corpo ao fazer exercícios e manter uma alimentação saudável, também devemos dedicar atenção e cuidado à nossa saúde mental. A mente é como um jardim: se não a regarmos, nutrirmos e cuidarmos, as flores murcharão e a beleza se perderá. Portanto, assim como cultivamos nossas plantas, devemos cultivar nossa mente, oferecendo-lhe os nutrientes necessários para florescer e prosperar.
Empresas que fingem se importar com seus funcionários são, na verdade, peritas em extrair a máxima produtividade de nós. Somos explorados sob o disfarce de um ambiente acolhedor, enquanto os lucros crescem exponencialmente à custa de nossa saúde mental e física.
Por vezes, tudo se desenha tão maravilhosamente bem que parece como se o próprio universo não estivesse funcionando direito, brincando com suas regras, e criando um espetáculo de perfeição que desafia qualquer lógica mental linear.
A Síndrome de Ulisses
Você sabia que imigrar pode trazer sensação de luto???Infelizmente isso acontece com mais frequência do que imaginamos e tem o nome de Síndrome de Ulisses.
Qualquer perda, que trás tristeza e sofrimento pode ser considerada um luto.
Na psicologia esse termo è usado, não apenas para perdas relacionadas à morte, mais também para perdas sentimentais, como uma separação, uma mudança muito dolorosa, a perda de um emprego…e acreditem : até mesmo a imigração!
Sim! Imigrar pode trazer sensação de luto. E por isso pode ser confundida com doenças como depressão,transtornos pós-traumáticos entre outras doenças, levando a um diagnosticado errado e até mesmo prejuízos na recuperação.
A síndrome de Ulisses ,não é uma doença uma doença, pois o luto faz parte de uma etapa normal em nossas vidas.Porém essa síndrome não deve ser minimizada,pois ela está no limite entre a boa saúde mental e o desequilíbrio mental.
As queixas relatadas ou observadas durante essa síndrome pode ser : irritação , perda de
energia física, inquietude, dores de cabeça, insônia,falta de memória e até confusão mental, vontade de se isolar, choro e tristeza.
A experiência de imigrar è um bom exemplo para essa situação, já que ao imigrar deixamos nossas raizes, nossos amigos, parentes e chegamos em uma terra desconhecida, onde tudo è novo,onde temos medo do futuro, angústias e em alguns casos passamos por situações que não podemos prever e em algumas ocasiões, não são experiências agradáveis ou confortáveis.
No início para a maioria das pessoas, pode ser empolgante.Representa a descoberta de um novo mundo, nova cultura, novos passeios. Mais junto com essas coisas boas ,também vem o medo do emprego novo, gastos, preocupações, dificuldade de se encaixar, dificuldade de se relacionar, dificuldade de se sentir pertencente ao novo ambiente, dificuldade com o novo idioma e em algum momento, vai bater o questionamento se tomamos a decisão certa e pode ser que bata um arrependimento.
Somos atingidos por esse fenômeno mesmo em momentos de passeio, de descontração, onde a lembrança de pessoas queridas que deixamos em nosso país , de situações que vivemos com elas e de sensações novas que gostaríamos de dividir com essas pessoas , trazem pensamentos de saudades ou tristezas, o simples ato de não ter com quem conversar , de não ter pessoas que entendam suas piadas, suas expressões, trás a tona a Sindrome de Ulisses.
Muitos imigrantes sofrem de solidão, sentem falta de apoio.
Nem sempre a falta è de quem ofereça apoio material(dinheiro, casa, comida, emprego)mais apoio psicológico, como aquela saída para bater um papo, socializar com pessoas com a mesma cultura, ter momentos de descontração.
A boa notícia è que esse sentimento tende a passar.
Para a maioria das pessoas,aos poucos a vida vai se encaixando,acontece a adaptação no emprego novo, chegam às novas amizades , vem a estabilidade financeira e tudo vai parecendo ficar melhor. Mais para outras pessoas,não è tao simples e rápido e elas precisam de ajuda. Procurar um profissional da área da saúde e contar com apoio de familiares e amigos. Ter alguém que te escute e entenda o que você está passando por já ter vivido essas experiências, è importante , pois pessoas que não viveram essa experiência tende a pensar: “nossa como reclama, está reclamando por morar em outro país? Quisera eu estar vivendo no exterior” e assim não existe empatia por falta de vivência da situação.
Algumas mentes são como uma espada muito afiada e pesada, ótima pra cortar mas um estorvo pra carregar.
Turbulência Interna
Tenho dois cérebros em luta constante,
Um que busca a razão, outro a loucura,
E no embate dessas forças opostas,
Eu sigo em busca de minha nobre cura.
Estou sempre em conflitos antagônicos,
A criar em mim um mundo de ilusão,
Que me faz oscilar entre os caóticos
Pesadelos dos meus sonhos de perdição.
Paredes nuas que escondem segredos,
Retratos que revelam só metades,
Eu construo meu mundo com esses medos,
E me perco em devaneios e saudades.
Mas ainda há um fio de esperança,
Que me leva a olhar pela janela,
E lá embaixo, a música e a dança,
Fazem eu esquecer que sai de uma favela.
A depressão e muitas outras doenças são processuais, ou seja, não nascem do dia para a noite, começam pequenas, minúsculas, invisíveis e podem permanecer assim por toda uma vida, como um parasita!
(do livro A Depressão Curou Minha Vida)
