Mensagens sobre Moral e ética
O Direito ensinou-me a argumentar. A vida ensinou-me a calar. E entre um e outro, aprendi que nem tudo o que é legal é justo — e nem tudo o que é justo é legal.
Há quem precise de palcos para existir, mas há quem transforme o mundo no silêncio de um gesto ético.
A inteligência Artificial veio para dar asas para quem quer voar, muletas para quem quer andar e orelhas de burro para quem não quer pensar.
9Qs da Aprendizagem
1.º Qual o objeto de estudo?
2.º O que é?
3.º Qual a função?
4.º Qual a composição do objeto?
5.º Quais as regras?
6.º Qual o significado?
7.º Qual o propósito do estudo?
8.º Qual a forma de aprender?
9.º Qual a forma de praticar?
Para quem não gosta de Filosofia, ainda assim ela estará no nosso cotidiano. Temos pelo menos dez dilemas éticos por dia. Entre o que postar e não postar, compartilhar, nas aulas online, no trabalho remoto, nos grupos de família, de amigos e de estudos, no trânsito, em suma, em qualquer lugar, seja físico ou digital. Uma orientação ética no mundo digital é fundamental!
A primeira impressão é a que fica, é verdade. Porém, devemos considerar que as pessoas mudam e tempo todo, se tornando melhores do que antes. Entretanto, existem aqueles talvez nunca mudem.
"Equilíbrio e paz se adquire com o tempo e dedicação, todos tem o potencial mas poucos estão dispostos a custear o treino de posturas éticas para combater e extinguir as próprias guerras interiores."
Fala-se muito em empatia, em colocar-se no lugar do outro, mas empatia é uma construção intelectual, ética e política.
1.° Quando o homem não era homem, e o mundo não era mundo, o tempo não era tempo.
2.° Quando o homem caminhava sobre à terra, o mesmo ainda não sabia caminhar; quando o homem caçava sobre à terra, o mesmo ainda não sabia caçar.
3.° Desde que o mundo é mundo, e o tempo é tempo, o homem é homem.
4.° No horizonte se encontra o mundo, mas somente o que nos é próximo pertence ao mundo.
5.° Desde as límpidas águas às turvas, o mundo jaz do homem.
6.° Desde o padeiro ao engenheiro, ambos partilham do mesmo conhecimento, mas em diferentes intensidades.
7.° A toda pessoa com quem fales, estarás vendo um fragmento de si mesmo.
8.° Tenha ouvidos ou olhos, sempre estará a ouvir o que quer ouvir, e a ver, o que quer ver.
9.° Para que a boca mova a montanha, a mente deve mover o coração.
10.° Para encontrar Deus, primeiro busque si, encontrar; para entender Deus, primeiro busque si, entender.
Lingua de carne, língua de lata, as vezes comparada como uma faca feita de metal que onde passa deixa a sua marca. Lingua que pode destruir e fazer tudo vira fumaça.
As más companhias não se resumem apenas ao convívio com pessoas maléficas, trata-se também da presença de desvios de conduta, excessos, vícios e demais comportamentos e pensamentos destrutivos.
"Uma vez que tenha assumido o papel de advogado, os interesses do cliente devem ser valorizados acima de qualquer outro no debate público. Devemos evitar conflitos de interesse que possam comprometer a capacidade de representar e salvaguardar os direitos do cliente.
A ética pessoal é mais abrangente e exige que toda decisão moral seja tomada pelo próprio indivíduo, que pode ser chamado a responder por ela. Já a advocacia está enraizada na teoria e nos princípios éticos, que, em síntese, é a disciplina do “bem agir”. Não se trata de utopia. O advogado não pode entender suas atividades licenciadas a parti de uma amoralidade conveniente e, sobretudo, não pode comprometer os interesses de seus clientes a fim de promover seus próprios interesses e/ou ideologias."
Quem acredita que as discussões sobre o direito de não tomar a vacina é um dilema ético, ou não sabe o significado de dilema, ou não sabe o que é ética.
Nós perdemos tempo demais brigando por coisas tão supérfluas. Não existe a melhor religião ou a religião certa! Aprendam uma coisa, Deus está presente em todos os lugares, exceto nas maldades no coração do homem. Devemos unir forças para tornar o mundo melhor. Deus é amor! E o amor é seu único legado!
Luto por melhorias para todos. Inclusive para aqueles que só críticam, são maldizentes e possuem caráter egoísta.
Acredito no bem comum, na dignidade e na ética. Minhas conquistas são por mérito, e não por bajulação.
Tenho fé que o bom exemplo dissipe as trevas das mentes beligerantes, permitindo que sejam libertas e cresçam em espírito fraternal.
Minha maior batalha, ainda, é a favor da sabedoria filosófica, tão combativa ao sagaz "idiotismo".
Thiago S. Oliveira (1986 a)
