Selecionamos alguns dos melhores filmes de comédia romântica de todos os tempos. Há opções recentes e alguns clássicos irresistíveis que valem sempre ser assistidos de novo.

Nossos Amantes (2016)

Um homem e uma mulher trocam olhares numa livraria e resolvem estabelecer uma estranha relação: compartilharão histórias e momentos dentro daquele local. A condição é que não saibam nada da vida um do outro nem mesmo se estão envolvidos com outras pessoas.

Confira o trailer:

Disponível em: Netflix

Um filme inteligente que mostra uma proposta criativa dentro das comédias românticas. Um casal que começa a se aproximar de um jeito bastante distinto do convencional.

Meu Eterno Talvez (2019)

Sasha foi uma criança com pais ausentes e, por isso, passou muito tempo na casa de Marcus, que tinha pais atenciosos e carinhosos. Sasha e Marcus acabaram por ter um pequeno envolvimento na adolescência, mas se afastaram no período da faculdade e não voltaram mais a se ver por um longo período.

Certo dia, reencontram-se, ela é uma chef de cozinha de sucesso e ele está com a vida um tanto desorganizada. Passam então a conviver, resolvendo questões do passado e descobrindo novos lados um do outro.

Confira o trailer:

Disponível em: Netflix

Não fique se perguntando “e se?” Diga a ela o que sente.

Meu Eterno Talvez

Românticos Anônimos (2010)

Angélique é uma chocolateira talentosa que começa a trabalhar na empresa de bombons de Jean-René. Tanto Angélique quanto Jean-René são duas pessoas muito tímidas e românticas, que têm dificuldades em se envolver e conhecer pessoas. No entanto, estas questões pessoais podem aproximá-los de uma bela relação.

Confira o trailer:

Um filme romântico e delicado, recomendado para quem gosta de histórias de amor que crescem silenciosamente na timidez de cada um.

Magia ao Luar (2014)

Sophie é uma médium famosa pelas suas capacidades de contato com o mundo espiritual. Stanley é um mágico especializado em desmascarar médiuns. Ele é chamado para provar que Sophie é uma fraude. O problema é que, no lugar de encontrar falhas nas capacidades mediúnicas da jovem, ele acaba por se apaixonar por ela, o que pode comprometer sua profissão.

Confira o trailer:

Disponível em: Telecine

Com charme e magia, esse é um filme de comédia romântica que encanta e diverte com uma história de amor criativa.

Juntos pelo Acaso (2010)

Holly Berenson e Eric Messer têm um casal de amigos em comum e vão a um encontro arranjado por eles. A noite corre mal, e eles não pretendem voltar a se ver.

No entanto, um acidente trágico acontece e a filha do casal de amigos, Sophie, fica órfã. Holly e Eric estavam designados pelos pais de Sophie como tutores em caso do falecimento de ambos. Assim, Holly e Eric precisarão conviver, assumir as responsabilidades de cuidar de uma criança e morar sob o mesmo teto.

Confira o trailer:

Com muitas gargalhadas garantidas, esse é um bom filme do gênero que traz o envolvimento de duas pessoas muito opostas.

Casa Comigo? (2010)

Anna sente-se enrolada pelo namorado que ainda não pediu a jovem em casamento. Ele vai para a Irlanda numa viagem a trabalho e ela descobre que, segundo a tradição irlandesa, no dia 29 de fevereiro, os homens devem aceitar pedidos de casamento feitos pelas companheiras.

Então, ela embarca numa viagem cheia de aventuras para encontrar o seu namorado e oficializar a relação. Pelo caminho, ela recebe carona de um homem que a fará questionar quem ela realmente ama.

Confira o trailer:

Disponível em: Netflix

Nunca roube, minta ou traia, mas se tiver que roubar, roube toda a minha tristeza; se tiver que mentir, minta para passar todas as horas comigo e, se tiver que trair, por favor, traia a morte, porque eu não posso ficar nenhum dia sem você.

Casa Comigo

Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)

William Thacker é dono de uma livraria no bairro de Notting Hill em Londres. Ele tem uma rotina bastante monótona e simples. A sua vida começa a mudar quando esbarra em Anna Scott, uma estrela estadunidense. Um acidente com um suco de laranja provoca um rápido envolvimento entre eles.

Se quiserem deixar o amor acontecer, terão que lidar com a mídia e com os estilos de vida bem diferentes de cada um. Um verdadeiro clássico das comédias românticas.

Confira o trailer:

Disponível em: Netflix, Telecine

Lembra-te que sou apenas uma jovem diante de um rapaz a pedir que a ame.

Notting Hill

Cometa (2014)

Kimberly e Dell conhecem-se durante uma chuva de meteoros. Ela é idealista e otimista em relação à vida, ele é bastante cético com tudo. A partir daí, a relação de ambos é apresentada sem ordem cronológica. Vemos diferentes momentos do relacionamento amoroso do casal, em anos distintos, acompanhando dias bons e dias de conflito entre eles.

Confira o trailer:

Uma história de amor com universos paralelos e encontros em diferentes momentos temporais. Apesar da ficção, representa de modo bem realista as dificuldades de se envolver com alguém e de se fazer o amor resistir ao longo dos anos.

Simplesmente Acontece (2014)

Alex e Rosie foram grandes amigos durante os tempos do colégio. Mas Alex ganhou uma bolsa de estudos nos Estados Unidos e deixou Londres. Apesar da distância, os amigos voltarão a se conectar e precisarão lidar com os sentimentos confusos que nutrem um pelo outro.

Confira o trailer:

Disponível em: Prime Video, Telecine

Uma daquelas comédias românticas divertidas que envolve melhores amigos.

Para Todos os Garotos que Já Amei (2018)

Lara tem paixões secretas por alguns rapazes e, no lugar de dizer para eles o que sente, escreve cartas e guarda todas numa caixa. No entanto, algo acontece e estas cartas vão parar nas mãos dos jovens. Agora, a vida dela virou de cabeça para baixo, pois todos sabem o que ela sente por cada um deles.

Inspirado nos livros de mesmo nome, esse é primeiro filme de uma Trilogia, que também conta com os filmes: PS. Ainda Amo Você e Agora e Para Sempre.

Confira o trailer:

Disponível em: Netflix

O amor é assustador: ele se transforma, ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa…

Para Todos os Garotos Que Já Amei

Harry e Sally - Feitos Um para o Outro (1989)

Harry e Sally vivem em Nova York. Eles são grandes amigos que se encontram com pouca frequência ao longo dos anos. Ambos estão vivendo suas próprias vidas, com mudanças, amores e desilusões, mas, aos poucos, percebem que talvez tenham uma afinidade maior entre eles do que simplesmente uma boa amizade.

Um filme clássico delicioso, que mostra a paixão crescendo ao longo dos tempos.

Harry e Sally - Feitos Um para o Outro

Eu vim aqui esta noite porque, quando você se dá conta de que quer passar o resto da sua vida com alguém, você quer que o resto de sua vida comece o quanto antes.

Harry e Sally

Como Perder um Homem em 10 Dias (2003)

Uma estranha coincidência vai unir um casal improvável. Ela apostou que consegue fazer de tudo para que um homem queira largá-la em dez dias, com as coisas mais irritantes que se pode fazer num relacionamento. E ele garante que pode fazer uma mulher ficar perdidamente apaixonada por ele. E agora, quem vencerá?

Esse filme é especial para quem busca se divertir com um jogo amoroso envolvente e criativo.

Confira o trailer:

Disponível em: Netflix, Telecine

Não se perde o que nunca se teve.

Como Perder um Homem em 10 Dias

Lisbela e o Prisioneiro (2003)

Lisbela é uma jovem sonhadora, fã do cinema e dos galãs de Hollywood. Certa vez, Leléu, um malandro conquistador, chega na cidade de Lisbela e eles logos se apaixonam. Mas há muitos problemas para atrapalhar esse amor: Lisbela está prestes a se casar, poucas pessoas aprovariam a relação e Leléu está sendo perseguido por um matador.

Confira o trailer:

Um filme brasileiro engraçado e envolvente, adaptado da peça de teatro homônima de Osman Lins.

Com amor, Simon (2018)

Simon Spier tem 17 anos e guarda um segredo que tem dificuldades em contar para os familiares e amigos: ele é gay. Assim, tenta disfarçar na escola e na sua casa.

Cansado de esconder, encontra amparo num jovem da sua classe que se comunica anonimamente com ele pela internet. Aos poucos, mais do que encontrar um espaço seguro para revelar quem é, passará também a gostar do adolescente anônimo.

Confira o trailer:

Baseado no livro de mesmo nome de Becky Albertalli, essa é uma comédia romântica de amor e aceitação.

Amor em Obras (2019)

Uma executiva está desiludida com a sua vida e resolve participar de um sorteio para ganhar uma antiga pousada na Nova Zelândia. Sorteada, resolve largar tudo para ir morar no local. Lá ela descobre que a pousada precisa de mais reparos do que imaginava, mas ela encontrará o apoio de um morador da cidade que mexerá também com o seu coração.

Confira o trailer:

Disponível em: Netflix

Esse é um filme de romance leve e emocionante, que lembra um conto de fadas dos tempos modernos.

De Repente 30 (2004)

Jenna é uma jovem de treze anos descontente por ser um menina não muito popular. Ela tem um grande amigo que se chama Matt. No seu aniversário, ela faz um pedido: tornar-se adulta.

Por um milagre, seu pedido se realiza e ela acorda com trinta anos, num novo local e com uma vida bastante organizada. Jenna se tornou uma mulher realizada profissionalmente, tendo a vida que sempre sonhou. Mas, ao buscar Matt, descobre que eles se afastaram e que ele está prestes a se casar.

Uma comédia romântica divertida e apaixonante sobre os sonhos de uma garota e um amor de infância complicado.

Confira o trailer:

Não me arrependo de nenhum erro cometido, pois, se não fossem eles, jamais teria aprendido o que é errar.

De Repente 30

Descompensada (2015)

Amy foi treinada pelo seu pai para não acreditar em relacionamentos sérios. Isto fez com que ela crescesse sem se comprometer com ninguém, tendo apenas relações amorosas livres de compromisso. No entanto, quando se apaixona, começa a questionar se não está na hora de ter algo mais sério com alguém.

Confira o trailer:

Disponível em: Netflix, Telecine

Um filme que garante boas gargalhadas.

O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997)

Julianne e Michael já foram namorados, mas agora são melhores amigos. Eles têm um combinado: se continuarem solteiros quando chegarem aos 28 anos, vão se casar.

Dias antes desta data, Michael surge com alguém na sua vida e decidido a se casar com esta mulher. Agora, Julianne precisa repensar tudo o que viveu com Michael, percebendo que estava bem mais evolvida emocionalmente com ele do que imaginava.

Um filme clássico do gênero, que, além de divertir muito, emociona bastante pela história de amor de Julianne e Michael.

Confira o trailer:

Se você ama alguém. você tem que dizer, na hora, em voz alta. Senão, o momento apenas passa por você.

O Casamento do meu Melhor Amigo

Gente que vai e volta (2019)

Um filme espanhol que conta a história de Bea: ela tem uma vida bem estruturada em Barcelona e é apaixonada pelo seu namorado, que é também seu chefe. No entanto, tudo desmorona quando ele a trai. Desempregada e solteira, decide voltar para sua cidade de origem, perto da sua família, para se descobrir novamente.

Confira o trailer:

Disponível em: Netflix

Uma comédia romântica indicada para quem gosta de filmes de autodescoberta, de superação de um coração partido e de descobertas de antigas paixões do passado.

Alguém Tem Que Ceder (2013)

Harry está namorando Marin, uma jovem que poderia ser sua filha pela idade. Certa vez, ela leva-o para visitar a mãe dela, Erica. Na visita, Harry sofre uma parada cardíaca e passa a ser cuidado por Erica e por Julian, o médico da cidade. Harry começa a se sentir atraído por Erica, mas tenta reprimir os sentimentos e evitar dizer o que está sentindo.

Alguém Tem Que Ceder

Um filme hilário sobre um amor inesperado, com obstáculos e dificuldades para se assumir os sentimentos.

Convidado Vitalício (2020)

Alice e Ben são amigos, têm cerca de 30 anos e estão cansados de ir a casamentos sozinhos. Alice está passando por um momento difícil após um término e Ben não quer mais que perguntem quando será a vez de ele se casar. Assim, juntos passam a ir às festas de casamento e logo passam a desenvolver sentimentos um pelo outro.

Confira o trailer:

Um típico filme de comédia romântica, que é leve e delicioso.

Amizade Colorida (2011)

Jamie é uma recrutadora que consegue convencer Dylan a se mudar para sua cidade para trabalhar como Diretor de Arte numa empresa que estava buscando alguém com o perfil dele. Da relação profissional, logo se tornam grandes amigos, percebendo que têm muitas coisas em comum, como relacionamentos amorosos fracassados.

Eles resolvem aproveitar a relação para ter uma amizade colorida, enquanto não encontram as pessoas ideais para compartilharem a vida. No entanto, as coisas fogem do controle e os sentimentos se misturam.

Um filme muito engraçado sobre dois frustrados em relacionamentos que acabam por se identificar um com o outro.

Amiazde colorida

Me disseram que eu tenho um defeito, eu acredito no amor verdadeiro.

Amizade Colorida

Meia-Noite em Paris (2011)

Gil Pender é um escritor que está em Paris com a noiva. Para ele, a cidade representa um espaço de muitas descobertas culturais e, para ela, é um bom local para se divertir com os amigos do casal.

Gil, em busca de ficar mais tempo sozinho, começa a fazer caminhadas noturnas pela cidade, mas ele não esperava que pudesse ser magicamente levado ao passado de Paris, com grandes nomes da literatura. Gil passa a ficar insatisfeito com e seu presente e apaixona-se por outra mulher.

Confira o trailer:

Disponível em: Prime Video

Um filme divertido e apaixonante com as viagens no tempo para épocas históricas de Paris.

A Última Carta de Amor (2021)

Inspirado no livro de mesmo nome de Jojo Moyes. Uma jornalista encontra cartas de amor da década de 1960 e passa a se envolver com a história. Quando percebe que um desentendimento pode ter provocado o afastamento do casal de amantes, ela resolve intervir para descobrir se ainda estão vivos e como estão atualmente.

Confira o trailer:

Disponível em: Netflix

Um filme sobre os amores e os desencontros da vida.

Amor a Toda Prova (2011)

Cal Weaver está na faixa dos quarenta anos e descobre que sua esposa estava traindo-o. Resolve então se separar e volta a frequentar o mundo dos solteiros. Depois de tantos anos com alguém num relacionamento sério, nota que tem dificuldades para se relacionar com outras pessoas. Para isso, contará com a ajuda de Jacob Palmer, um jovem solteiro que costuma fazer sucesso entre as mulheres.

Confira o trailer:

Disponível em: Telecine

Um filme divertido que conta as histórias desses dois homens e as mulheres pelas quais se apaixonam. Mostra como se envolver pode ser complicado e desafiante, assim como reflete sobre as dificuldades de se manter uma relação depois de anos de casados.

Viver Duas Vezes (2020)

Emilio é um homem viúvo e aposentado que descobre que está com Alzheimer. Como sabe que em breve começará a perder a memória, decide embarcar numa jornada para reencontrar uma mulher que ele considera ter sido um grande amor do seu passado. Para garantir a sua segurança, também irão na viagem a sua filha, o seu genro e a sua neta, que não têm uma boa relação de proximidade com ele.

Confira o trailer:

Disponível em: Netflix

Um filme emocionante que promete boas lágrimas. Coloca uma importante reflexão: e se você descobrisse que está prestes a perder a sua memória? Teria alguém que você gostaria de ver de novo e falar o que sentia por essa pessoa?

À Procura do Amor (2013)

A massagista Eva está divorciada e prestes a ficar sem sua filha em casa, que está indo para a faculdade. Sem saber bem como lidar com estes novos tempos, conhece Albert, um homem engraçado que vive um momento parecido na sua vida. O que pode atrapalhar a relação dos dois é Marianne, a ex-mulher de Albert, que virou cliente de Eva e conta todos os defeitos do seu antigo casamento.

Confira o trailer:

Um filme que garante muitas gargalhadas e que aborda como é se envolver depois de um divórcio.

Bonequinha de Luxo (1961)

Holly é uma garota de programa que está determinada a se casar com um milionário. Ela toma muitos dos seus cafés da manhã na joalheria Tiffany, um local em que encontra conforto e se sente em casa.

Com um estilo charmoso, que mistura inocência e ambição, ela conquista o coração do seu vizinho Paul, um jovem escritor que tem poucas condições financeiras. Como Paul não é o tipo ideal para mudar a vida de Holly, pois não é milionário, ela evita se apaixonar por ele.

Um clássico irresistível que vale ser sempre visto e revisto.

Bonequinha de Luxo

Eu não quero nada até encontrar um lugar onde eu e as coisas possamos caminhar juntas. Eu não sei onde é, mas sei como é.

Bonequinha de Luxo

O Amor não Tira Férias (2006)

Duas mulheres estão cansadas de ter relacionamentos frustrados. Uma delas é a norte-americana Amanda Woods, que tem uma carreira de sucesso, e a outra é a inglesa Iris Simpkins, redatora de uma coluna. Por um site da internet, resolvem trocar de casas nas festas de final de ano e, com a mudança de ambiente, voltarão a ter sorte no amor.

Um filme engraçado e a encantador, que é indicado para quem gosta de ver histórias de mudanças na vida e de novos amores.

Confira o trailer:

Disponível em: Netflix, Telecine, Prime Video

Se você fosse uma música, seria as melhores notas.

O Amor Não Tira Férias

Crueldade Intolerável (2003)

Um famoso advogado tenta defender seu cliente num caso complicado: ele foi encontrado traindo a mulher e quer evitar deixar boa parte da sua fortuna com ela. A maior dificuldade do caso é que a mulher traída é uma especialista em relacionamentos e está com um plano de enriquecer às custas de sucessivos divórcios. Com interesses opostos, ela e o advogado terão uma relação de amor e ódio.

Confira o trailer:

Um filme especial para quem gosta de disputas amorosas emocionantes e inteligentes.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2002)

Amélie é uma jovem curiosa e inocente que trabalha como garçonete na zona de Montmartre em Paris. Certa vez, ela encontra uma caixa no seu banheiro e decide descobrir quem é o dono. Após encontrá-lo e ver a felicidade do mesmo, ela passa a olhar o mundo com novos olhos.

Decide começar a fazer pequenos gestos de gentileza para as pessoas, vendo sentido na vida assim. No entanto, ainda está em busca de um grande amor.

Um filme encantador e apaixonante que dá beleza às pequenas coisas da vida.

Confira o trailer:

Então, minha querida Amélie, não tem ossos de vidro. Pode suportar os baques da vida. Se deixar passar essa chance, com o tempo seu coração ficará tão seco e quebradiço quanto meu esqueleto. Então, vá em frente, pelo amor de Deus.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas (2021)

Dois adolescentes estão presos no tempo e todos os dias revivem o mesmo dia. Ela está gostando da oportunidade e quer aproveitar de diferentes formas cada dia. Ele está cansado daquilo e quer voltar logo à realidade. A resposta de como passar por aquela experiência está no envolvimento entre os dois e no modo como podem aprender um com outro.

Confira o trailer:

Disponível em: Prime Video

Uma comédia romântica indicada para quem gosta de ver histórias que fogem da normalidade e que trazem mensagens inspiradoras sobre a vida.

Quatro Casamentos e Um Funeral (1994)

Charles é o único solteirão de um grupo de amigos. No primeiro casamento do filme, ele conhece a bela Carrie, uma mulher que parece perfeita para a sua vida. Mas ainda precisará passar por três casamentos e um funeral para que sua vida se organize e possa descobrir se está pronto para viver ao lado dela.

Confira o trailer:

Um clássico filme de comédia romântica que é charmoso e encantador.

Amigas de Colégio (1998)

Na Suécia, Elin e Agnes se tornam colegas de classe. Elin é popular e revoltada com a possibilidade de virar uma dona de casa com filhos, destino comum das mulheres da sua cidade. Agnes chegou faz pouco tempo na cidade, tem poucos amigos e tem uma paixão platônica por Elin. Aos poucos, as duas jovens se aproximarão e precisarão entender mais sobre o que sentem uma pela outra.

Amigas de Colégio

Um filme de autodescoberta e de amor.

Nós, ao Anoitecer (2017)

Addie e Louis são vizinhos há muito tempo e atualmente estão ambos viúvos. Addie resolve sugerir que eles comecem a passar a noite juntos, como amigos, para combater a solidão das noites. O que começa com uma relação de amizade logo se desenvolve para uma maior aproximação amorosa.

Confira o trailer:

Disponível em: Netflix

Um filme belo e divertido, que prova que não existe idade para o amor.

Sintonia de Amor (1993)

Um jovem de oito anos não quer mais ver seu pai, que é viúvo, sozinho. Então, ele resolve fazer um anúncio do pai, gerando milhares de pretendentes interessadas. De todas as cartas enviadas, o garoto irá achar que uma mulher, que vive um noivado infeliz, é a melhor opção para o seu pai.

Um filme apaixonante e divertido que ocupa a lista dos clássicos do gênero.

Confira o trailer:

Destino é apenas algo que inventamos por que não podemos suportar o fato de que tudo o que acontece no mundo é acidental.

Sintonia de amor

Recomendamos também:

As melhores comédias românticas que vão deixar o seu dia mais feliz!

Filmes emocionantes para chorar sem culpa

Os melhores filmes franceses que você precisa conhecer

Filmes motivacionais para inspirar a vida e superar desafios

Os melhores filmes brasileiros de comédia dos últimos 30 anos