Mamãe Querida
QUERIDA BRENDA
É um dos amores mais bonitos que tenho, responsável por muitos sorrisos, por muitos bons momentos, mesmo na hora do choro não há nada que ela não desarme, não desmonte porque logo, logo volta a sorrir. A boa energia de uma criança, num estado puro, é única, dias duros, outros felizes, consegue administrar sua vida como uma adulta e sempre dá volta por cima, basta lhe dar um carinho, uma palavra de conforto, deixa-la ser criança.
Eu tenho a sorte de podê-la abraça-la e ela nem sabe todo o amor e força que me dá, sendo ainda tão pequenina.
Basta sorrir.
Para Eliza, minha querida professora
Primeiramente, quero te pedir um favor?
Se me encontrar pelas escolas da vida, triste por não realizar revoluções... Lembre-me que tudo começa quando se quer mudar...
Se me encontrar pelas escolas da vida, triste por não educar com tanto afeto quanto exige as poesias... Lembre-me que o simples olhar carregado de afeto pode estar sendo o refugio de muitos.
Se me encontrar pelas escolas da vida, triste por não me adaptar as transformações, lembre-me que educar é voltar a ser criança, que o aprender não tem fim...
Se me encontrar pelas escolas da vida, triste por acreditar não ser capaz... Lembre-me que há alguém que clama pelo meu auxilio...
Se me encontrar pelas escolas da vida, não mais triste, sinta-se com o dever cumprido... Estarei no caminho certo... Em uma escola e com a mais sábia das professoras, a vida, que com a lição do amanhecer, vem e me diz que o aprender renasce com ele...uma nova oportunidade
Agradecemos Eliza, por nos dispuser de parte de sua vida, para nos acompanhar, e com seu auxilio, contribuir para nossa formação. Temos a certeza de sua capacidade e profissionalismo, parece que tem o dom de encontrar o melhor jeito de se falar, do escutar mais compreensivo de nossas dificuldades, de se colocar como estudante.
No final dessa etapa percebemos como é bom se surpreender com tanta simplicidade e afeto com o que se faz. Seja no ministrar da aula, na conversa de amigos, seja como Eliza, mulher de fibra, mas com o coração mais mole que o doce da Argentina. Pois bem Eliza, é com grande tristeza e um eterno sentimento de saudade, que dizemos que você pode até sair de cena, mas jamais sairá de nosso espetáculo.
Olhos Verdes
Querida, você é o mar
Sobre o qual eu flutuo
E eu vim aqui para conversar
Eu acho que você deveria saber
Os olhos verdes
Você é aquela que
eu queria encontrar
E qualquer um que
tentasse te negar
Deveria estar maluco
Porque eu cheguei aqui com um fardo
E este me parece tão mais leve
Desde que te encontrei
Querida, você deveria saber
Que eu nunca poderia continuar
Sem você
Olhos verdes
"MORTE"
Uma pessoa querida falece, continuamos a perguntar PORQUE, mas a pergunta certa não seria essa e sim PRA QUE??
Neste momento obtemos a resposta para que os que ficam possa refletir sobre sua vida e circunstância, refletir principalmente sobre o ser humano, colocar em prática dignidade e respeito caráter vários valores contidos no ser humano pq a vida é uma caixinha de surpresa nada tivemos nada temos nada levaremos mas podemos deixar algo para ser lembrado que venha fazer diferença neste mundo, nada mais do que isso quem morre jamais voltará.Portanto a única luta que vale a pena lutar ê pela VIDA.
Para o meu amigo que tem um amigo que perdeu a sua querida…
Hoje escrevo para todos e para alguém especial, hoje escreverei sobre o meu país que carrega esperança através das suas cores, das suas pessoas e seus costumes. O meu país não é velho nem novo, tem a idade do tempo, e o tempo sabe-se lá que idade tem!?
Hoje falarei para todos e para um amigo especial, que tem alma pura, que sente e sofre por todas nós, Mulheres e crianças, por todas mulheres que carregam no ventre o peso do amanhã e de África nos seus retalhos: família, trabalho, comida, prosperidade, tristezas, lutas, vitórias, derrotas, luxuria, vulnerabilidade, amores e desamores. Mulheres que devem parir um macho para que elas sejam dignas de orgulho e sejam reconhecidas no clã como boas mulheres, o que é isso de ser boa? Não entendo, mas continuemos, falo daquelas que são consideradas boas parideiras, a escolha acertada, bem vistas pela sogra, por aceitarem caladas e em dobro aquilo que elas viveram de mais amargo, como se de um troféu falássemos! A essas mulheres exige-se um macho e se não vier que faça pelo menos filhos fortes e saudáveis! Se porventura fêmea pariri, não será renegada mas, será preterida, não será excomungada, mas, será olhada de lado, embora para os anciãos mais vale fêmea que pode parir que mulher estere, porque essa última será devolvida por seu ventre ser oco, ou por seu Homem não dar filhos (blasfémia, Homem que é Homem, sempre dá filhos!?!? Dizem…).
Mas, meu amigo é de longe e não entende muito bem o tempo do meu país, mas ele tem compreensão apurada para o amor e a dor que são universais, por isso escreveu-me que sentia muito o sofrimento das mulheres moçambicanas e eu compadeço dessa dor tamanha, nós mulheres, somos um megapixel no dito “mens world!”, enfrentamos diariamente dramas socias e culturais, de afirmação, de posição e o pior de todos centra-se na saúde! Meu país, que tem o tempo do tempo, também é doente, logo sua saúde física e espiritual também padece de males maiores, de cuidados intensos, de ligaduras, pois sofre constantemente de escoriações e de feridas expostas. Hora vejamos, como se justifica que nos dias de hoje mulheres e crianças morram no parto? O que nos falta para priorizar a vida, se ela é que será o garante de um Moçambique de um novo tempo? De votos renovados e de esperanças e conquistas sábias?
Quando o meu amigo me falou sobre este assunto, tentei perceber donde ele vem, para saber de onde sou. Eu sou do lugar em que a história castigou sua evolução e que o presente castiga a sua afirmação e dignidade. Ele vem de um lugar distante em que a saúde e a vida são prioridades e valores essências do seu país em que o tempo tem mais tempo do que o meu. A vida lá, não é alienável, não porque não se morra, morre-se sim de outros males, morre-se de solidão, de solidariedade ao vizinho, de corrupção, entre outras coisas mas, não falarei disso agora e aqui, porque o que falo sobre o meu país é mais profundo, mas urgente, mais nauseabundo!
Assim, decidi pesquisar sobre tema, para falar com mais propriedade, para não ser leviana e quando começo a pesquisar deparo-me com a seguinte manchete! “Em cada 100 mil nascimentos, 520 mães perdem a vida por complicações durante o parto no país. Estes números são constrangedores, quando comparados à realidade europeia (aqui acrescento não se trata de comparar, não está bem e pronto! Pois vidas não se comparam!), onde morrem apenas 5 a 6 mulheres durante o parto. O problema deve-se à falta de unidades sanitárias.” (…) “todos os anos, cerca de 86 000 crianças recém-nascidas morrem antes de completar o seu primeiro ano de vida, e outras 38 000 morrem antes de atingir os cinco anos – quase 340 todos os dias”.
Queridos amigos moçambicanos, vamos olhar para dentro de nós e acordarmos para esta realidade, vamos lutar por um melhor Moçambique, como mais dignidade, com mais saúde e com mais esperança, vamos exigir uma correcta aplicação dos nossos impostos, vamos ser participativos e donos dos nossos destinos e bater o pé quando o que não for certo alienar o bem mais precioso que temos…a VIDA!
P.s. querido amigo, que te quero tão bem, um abraço meu ao teu amigo, talvez tu longe onde te encontras poderás dedicar um pouco do tempo para ajudar o meu país que é novo no seu tempo mas velho nos seus lutos!
Inn Sheila Miquidade, Maputo, 10 de junho de 15.
Querida eu.
Quem é ela? Difícil dizer, com suas tantas listras, cada qual com a sua característica. Quem ela é eu gostaria de saber, gostaria de dizer pra acabar com o mistério daqueles que desejam decifrá-la. Sem muita complicação, porém com uma complexidade variável. Depende do humor, muitas vezes depende da fome, de v verdade. Um dia de alimentação ruim trás consigo consequências horríveis de um mau humor aceitável, porém indesejado. Mas não se assuste, sua progenitora, cujas características se assemelham a uma verdadeira leoa, providencia diariamente sua caça (mais conhecida como a fonte de felicidade). Então, a menos que você pise feio com ela, não se preocupe com suas garras, que só serão usadas para desentrelaçar os nós de seus cabelos. Quem é ela? Eu diria decidida. Como um animal, um predador que, mesmo ficando um tempo a escolher sua presa, após o momento de decisão não existe mais volta. É 8 ou 80, sem essa de enrolação. Agarra tudo que almeja e só engatilha se tiver a certeza de atirar. - Mas não que um dia ela teria essa coragem. Quem é ela? Encantadora, busca sempre o caminho mais fácil: sinceridade. E acha que assim todos deveriam agir. Possui coração e mente blindados contra a infelicidade ou qualquer coisa que, negativamente, interfira na sua jornada.
Antes blindado fosse o coração dessa felina para com os sentimentos. Eu disse sentimentos? Tão sutilmente demonstrados. Controlados, como quem controla um carro e conscientemente sabe que qualquer pisada errada comprometeria de, alguma forma, a sua vida. Eu estava a falar de sentimentos? Com uma força imensurável e uma intensidade grandiosa, como pode caber em uma pessoa que se acha tão pequena diante a grandeza que é o mundo? Sorte do coração, que sua remetente sabe muito bem escolher seu destinatário. Onde está ela? Seu habitat, apesar de aconchegante, eu poderia dizer bagunçado, porém prefiro dizer que ela escolhe uma forma diferente de demarcar seu território, representando quase uma verdadeira savana. Apesar de algumas pessoas chamarem isso de "quarto. Quem é ela? Dona de infinitas vontades, o mundo dentro dela é enorme e não tem espaço pra coisas fúteis, meias verdades, amores pela metade ou falta de coragem. Ela é um mergulho ao desconhecido e tem sede de aventura. Gostaria de agradecê-la e dizer que eu admiro o valor que ela dá a vida.
Afinal, quem é ela? Se não soubesse que seu nome é Patrícia, acharia que ela é um tigre.
Uma em um milhão
Minha querida sereia, com você aprendi a amar com o coração, soube o que é o significado do perdão sem falar que de todos os meus problemas você foi a solução pois você é a minha inspiração por isso a amo com paixão e não a vejo como opção, por você sou completamente viciado e agora sei o que é por alguém estar enfeitiçado pois depois que a conheci tu veio a se tornar meu total vício e atualmente mesmo não estando com você sei o que é amor de verdade e não um amor fictício.
Amo-te demais.
Amo-te demais.
Enfim até a eternidade.
Sem mistérios.
Só verdades.
Querida mulher de amor.
O afeto que sinto por ti.
Não tem rima, só amor.
A força motrix de minhalma.
Esperança realizada com calma.
Todos os sentidos possiveis.
As virtudes infaliveis.
Unção divina.
Por ti menina.
Saio dessa vida voo pelo infinito.
Pra trazer flores do paraiso.
As coisas mais incriveis.
Reservo pra ter seu doce olhar.
Só ele pode me calar.
Fazer viajar em harmonia.
Realizando um sonho.
De poder estar contigo um dia.
Junior Mansi
"SAUDOSO XAILE"
Que saudades do teu xaile minha querida mãe
Que embrulhava-me com carinho, nos teus braços
No teu xailinho de seda, de lã adormecia.
O meu xaile de seda, que me faz sonhar
É como o da minha mãe, lembra-me sempre dela
Não o quero nunca largar, cheirava a amor a carinho
Era de flores vermelhas, amarelas, de todas as cores
É e era deslumbrante, o xaile da minha mãe.
Querida
Quando o dia nasce
Você aparece
De uma forma que até parece
Verdade
A luz do sol em seu rosto
Me faz acreditar no amor
Posso até estar certo
Que você acabará com a dor.
Ela é como uma bela flor
têm um cheiro encantador
e apaixona o beija flor
Pena minha querida
que não pertences a um só beija flor..
Seduz a qualquer um que a te lhe dedique um olhar
toma cuidado minha flor, para teu doce não acabar.
Pois existe um só beija flor
que promete a ti, não apenas beijar.
Senhor Jesus, abençoai essa criança e sua mãezinha querida, derramando sobre elas, todas as bênçãos necessárias para a plena recuperação de sua saúde do corpo e da alma, livrando-as de todos os males. Amém.
Anoiteceu
Agora minha conversa
É entre a Lua e Eu.
Vai lá querida Lua
Diz a ele que estou aqui à sua espera
Que meu tempo é curto
E que eu o desejo muito.
Vai Lua! Anda depressa !
Não deixe que nenhuma outra abrace seus olhos,
toque em seus lábios
e beije o seu lindo sorriso.
Falta pouco pra eu enlouquecer sem o seu amor .
Corre Lua!
Diz a ele também
Que estou ansiosa pra vê-lo
Nem que seja pela última vez!
Só dessa vez!
Por que me abandonaste minha querida mulher?
Por que não falaste mais com seu amor?
Oh quanta saudades do meu amor.
Que um dia preencheu com tanto amor a lacuna do meu coração.
Parabéns..
Nesta data querida deixa-me parabeniza-la ...
Não apenas por mais um outono vivido...
Seria muito simples..
Deixa-me agradecer-te por fazer com que os anos..
Passem sem ao menos que eu..
Tome conhecimento deles..
Pois teu jeito, tua graça, teu carinho e formosura..
Fazes com que o tempo...
Em face do teu encanto nao se mostre com rigor..
Tua presença faz o tempo suavizar o passar dos anos..
Quando me questionam sobre os Outunos passados..
Sequer consigo relembra-los e organiza-los..
Ante a tua lembrança que nao pode ser lembrada..
Pela suposição de jamais ter sido esquecida...
Parabéns a você !!
querido
não me chame de querida
pois queria estar ao seu lado
mais estou a observa sua destruição...
querido não chore
pois suas lagrimas me alegram
e eu sei que vc não quer me proporcionar essa alegria..
sabe querido
voçe procurou seu fim,
só que nunca imaginei que seria sua plateia,
vc diz que eu entendo vc querido
por que diz isso
se o maximo que sei é seu sobrenome
tolo
não sabe reconhecer alguém que lhe conhece,
eu poderia ficar aqui e observa vc se afundar
mais tenho outras vitimas pra fazer
pois se lembra querido
foi isso que vc me ensinou
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp