Os romances de época são histórias ambientadas em períodos marcantes, retratando seus costumes e suas convenções. Entre bailes glamurosos, intrigas e dramas familiares, confira a nossa seleção de romances de época – e também de alguns clássicos que achamos que mereciam estar aqui!
Desejo à Meia-Noite

Autora: Lisa Kleypas
Lisa Kleypas tem uma escrita tão encantadora e apaixonante que é difícil indicar um livro da autora. Mas, se nunca leu nada dela, que tal começar com Desejo à meia-noite, o primeiro da série Os Hathaways?
Nessa obra, acompanhamos a história de Amelia Hathaway, que passa a cuidar dos quatro irmãos após a morte dos pais. Responsável e determinada, ela vê sua vida mudar ao conhecer o cigano irlandês Cam Rohan, um misterioso sedutor que não consegue se adaptar à sociedade londrina. A atração e o desejo que sentem um pelo outro os faz questionar suas crenças e prioridades, e garantimos que você vai se apaixonar por esse casal.
Nessa série, composta por 5 livros, cada título vai acompanhar a história de amor de um dos irmãos. Quando terminar a leitura e sentir um vazio por ter que se despedir dos Hathaways, não se preocupe! A autora tem várias outras séries apaixonantes que vão te conquistar!
O Duque e Eu

Autora: Julia Quinn
Se você é fã de romance, tenho (quase) certeza de que viu a série Bridgerton na Netflix. E, como tantas tramas boas, ela é inspirada numa série de livros, escrita por Julia Quinn, considerada uma das maiores e mais renomadas autoras de romance de época.
O duque e eu é o primeiro de uma série de 9 livros, com cada livro acompanhando um dos irmãos da família Bridgerton. Neste, Daphne Bridgerton resolve fingir um relacionamento com o duque Simon Basset para se livrar da pressão da família e de pretendentes indesejados.
Um livro divertido e envolvente, com muita química entre os personagens e uma família apaixonante! O duque e eu é uma ótima porta de entrada para o universo da autora!
O Morro dos Ventos Uivantes

Autora: Emily Brontë
O morro dos ventos uivantes é um romance clássico que achamos que merecia estar nessa lista! Imagina publicar uma única história e ela se tornar um clássico e referência de romance? Não dá pra negar que essa trama de Emily Brontë vai fisgar os leitores que amam relações arrebatadoras!
A obra aborda o intenso e obsessivo relacionamento entre Heathcliff e Catherine, além de ser repleta de drama familiar, tragédias e vingança.
O livro já ganhou algumas adaptações para o cinema, mas, em 2026, sob direção de Emerald Fennell, os atores Margot Robbie e Jacob Elordi interpretarão os papéis de Catherine e Heathcliff.
A Promessa da Rosa

Autora: Babi A. Sette
Babi A. Sette é uma referência do romance nacional, criadora de histórias apaixonantes com muitas emoções e reviravoltas.
Em A promessa da rosa, acompanhamos Kathelyn Stanwell, a bela filha de um duque que se revela diferente das outras mulheres da sociedade londrina. Principalmente pelo fato de odiar a nobreza. Determinada e idealista, Kathelyn deseja ser a dona do próprio destino, e não ser forçada a se casar tão cedo. Certa noite, conhece Arthur Harold, com quem começa um romance, mas logo descobre que a relação entre os dois é marcada por mal-entendidos e intrigas.
Um livro que traz reviravoltas e reflexões, com uma personagem cativante e corajosa e uma trama que vai te prender do começo ao fim. Recomendamos muito essa leitura e, se gostar do estilo da autora, confira também Lágrimas de amor e café.
Orgulho e Preconceito

Autora: Jane Austen
Orgulho e preconceito é um dos romances clássicos mais queridinhos da literatura, inspiração de diversos romances de época escritos por autoras contemporâneas. Se você nunca leu (ou assistiu) o romance entre Elizabeth e o Sr. Darcy, pare tudo o que está fazendo e comece agora mesmo, pois eles são um dos inventores da química.
Publicado em 1813, a obra retrata os costumes e valores da aristocracia londrina acompanhando a família Bennet, composta por pai, mãe e cinco filhas. Elizabeth, a segunda mais velha e a mais espirituosa entre as irmãs, é a protagonista da obra. Como o próprio título diz, orgulho e preconceito vão definir a relação entre os personagens da obra, que precisarão conhecer o outro além das primeiras impressões ruins e difíceis de apagar.
Também adaptada para outros formatos, recomendamos o filme de 2005, dirigido por Joe Wright, com Keira Knightley e Matthew Macfadyen interpretando Elizabeth e o Sr. Darcy.
Entre a Culpa e o Desejo

Autora: Sarah MacLean
Sarah MacLean é outro nome reconhecido no gênero de romances de época, conquistando leitores com suas tramas apaixonantes e personagens femininas irreverentes. Entre a culpa e o desejo é o segundo livro da série O Clube dos Canalhas com uma história que vai encantar os fãs.
Lady Philippa Marbury é uma mulher inteligente que prioriza mais os livros e experimentos do que os bailes. Quando é prometida em casamento para alguém que mal conhece, ela tem pouco tempo para aproveitar a vida. Por isso, pede ao Sr. Cross – sócio de um famoso cassino londrino e solteiro cobiçado – para lhe ensinar tudo que deveria saber. Um romance com tudo pra dar certo, né?
Um livro divertido e com muita química que você vai devorar sem nem ver a hora passar!
Mulherzinhas

Autora: Louisa May Alcott
Nesse clássico da literatura, Louisa May Alcott explora a história das irmãs March, Jo, Beth, Meg e Amy, durante a Guerra Civil nos Estados Unidos. Num mundo repleto de mudanças, a autora narra as dificuldades, superações e amadurecimento das irmãs em uma sociedade definida pelo patriarcado.
Para além do romance, Mulherzinhas aborda questões familiares e irmandade com conselhos valiosos e um retrato preciso do pensamento da época (lembrando que o livro foi publicado em 1868). Uma leitura que inspirou e continua inspirando diferentes gerações!
Uma Dama Fora dos Padrões

Autora: Julia Quinn
Mais um livro da Julia Quinn nessa lista? Sim, porque ela é mesmo uma das rainhas do gênero! Uma dama fora dos padrões é o primeiro da série Os Rokesbys e se passa antes dos acontecimentos da série Os Bridgertons.
Billie Bridgerton é uma jovem irreverente e ousada que, após um acidente, precisa ficar junto com o seu "inimigo de infância" (um dos filhos dos Rokesby, a família que mora ao lado) num local inusitado. Aliás, as expectativas eram de que Billie se casaria com um dos Rokesby, mas ela não suportava George. Com suas personalidades distintas, a convivência dos dois rende momentos engraçados e apaixonantes.
Uma dama fora dos padrões é mais uma leitura imperdível da Julia Quinn, um clichê leve que vai aquecer seu coração!
Para Ganhar de um Duque

Autora: Suzanne Enoch
Essa indicação é para todos os leitores que adoram um enemies to lovers, ou seja, quando o casal principal nutre um ódio profundo um pelo outro, mas acabam se apaixonando!
Para ganhar de um duque é o terceiro e último livro da trilogia Receba esta aliança. Na trama, Emma Grenville, diretora de uma escola de boas maneiras para damas, vê seu empreendimento ser ameaçado pelo duque de Wycliffe, que resolve triplicar o valor do aluguel para forçá-la a fechar a instituição. Para provarem seu ponto, os dois resolvem fazer uma aposta, mas os sentimentos que têm um pelo outro acabam saindo do controle.
Com histórias encantadoras recheadas de personagens marcantes e divertidos, Suzanne Enoch é mais uma autora que merece estar nessa lista. Para ganhar de um duque é uma leitura leve que vai fazer você se apaixonar pela química de Emma e Greydon!
Confira também:
- Livros de romance para mexer com as suas emoções
- Livros de dark romance para quem ama histórias intensas
- Os melhores livros de fantasia que você não pode deixar de ler
- Melhores sagas de livros que você precisa acompanhar
- As frases mais românticas de Como Eu Era Antes de Você
- As frases de livros mais inspiradoras e marcantes da literatura!
- Melhores biografias para ler e se inspirar com histórias reais
- Livros curtos e bons que você pode ler em apenas um dia (ou menos)
- Os melhores livros para adolescentes que você deveria conhecer
- Livros que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida
- Livros de suspense policial impossíveis de parar de ler
- Os melhores livros de terror que vão tirar o seu sono