Fazer listas é sempre uma tarefa difícil, ainda mais quando temos que escolher as 20 melhores sagas de livros que já foram publicadas!

Confira a nossa sugestão com os títulos mais interessantes de séries literárias que você precisa conhecer. Temos dicas para todos os gostos! 

20. Assassin's Creed

assassins creed

Baseado na famosa série de jogos criado pela Ubisoft, Oliver Bowden é o autor da primeira saga de livros de Assassin's Creed, que complementam a história acompanhada nos videogames pelos fãs do título desde 2007. 

A trama é focada no desenvolvimento do icônico assassino Ezio Auditore (o protagonista do segundo game da série: Assassin's Creed II). Auditore é o personagem principal em quase todos os livros da saga, com exceção de A Cruzada Secreta que funciona como uma prequela do primeiro título, e conta a história de Altair (o protagonista do primeiro jogo da série).

A coleção é composta por 8 livros, com a seguinte ordem de lançamento no Brasil: Renascença (2011); Irmandade (2012); A Cruzada Secreta (2012); Revelações (2013); Renegado (2012); Bandeira Negra (2013);  Unity (2014); e Submundo (2015).

19. Trilogia do Mago Negro

magro negro

Escrito por Trudi Canavan, a trilogia Mago Negro é uma boa pedida para os fãs de histórias fantásticas recheadas com muita magia, mas que querem fugir da "receita Harry Potter". 

O primeiro livro, O Clã dos Magos (2001), introduz Sonea, a principal protagonista da história, uma jovem que vive na periferia de Imardin e que nutre um ódio mortal pelos magos do reino. 

Em A Aprendiz (2002), Sonae descobre possuir poderes mágicos incríveis e que podem representar um perigo para todos ao seu redor, caso a jovem não aprenda a administrá-los corretamente. Acompanhamos o preconceito que Sonae enfrenta quando entra para a "Universidade dos Magos" e se depara com o abuso dos colegas devido a sua condição social.

O Lorde Supremo (2002) é o último livro da trilogia, e passamos a conhecer melhor a identidade de Akkarin, o famoso Lorde Supremo que decide fazer de Sonae a sua aprendiz. Tal ato faz com que os boatos negativos sobre a jovem cresçam ainda mais dentro da Universidade.

O mais interessante na trilogia do Mago Negro é acompanhar a evolução da jovem Sonae. Como dito, para os fãs de histórias do gênero, vale a pena a leitura!


18. Os Instrumentos Mortais

instrumentos mortais

A série literária de Cassandra Claire é uma boa opção para quem está a procura de livros sobre fantasia urbana

A história gira em torno de três personagens principais: Clary Fray, uma jovem que descobre pertencer a uma sociedade (os Caçadores das Sombras) com a missão de proteger a Terra de demônios; Jace Wayland, um habilidoso Caçador da Sombra; e Simon Lewis, amigo de Clary no mundo dos humanos.

Os Instrumentos Mortais é composto por seis títulos, divididos em duas trilogias: Cidade de Ossos (2010); Cidade das Cinzas (2011); Cidade de Vidro (2011); Cidade dos Anjos Caídos (2012); Cidade das Almas Perdidas (2013); e Cidade do Fogo Celestial (2014).

Para quem já leu Os Instrumentos Mortais e adorou, Cassandra Claire lançou em 2009 uma nova trilogia que funciona como prequela da série, intitulada As Peças Infernais: Anjo Mecânico (2010); Príncipe Mecânico (2011); e Princesa Mecânica (2013).

17. Trilogia dos Espinhos

trilogia espinhos

Obra do autor britânico Mark Lawrence, a Trilogia dos Espinhos é formada por: Prince of Thorns; King of Thorns; e Emperor of Thorns

A história narra o caminho para saciar a sede de vingança e poder do jovem príncipe Jorg Ancrath, o anti-herói que testemunhou a morte da sua família e a destruição do seu reino quando ainda era uma criança. 

Levando em consideração todos os traumas emocionais e físicos que sofreu, Jorg se torna líder da Irmandade, um grupo de cruéis criminosos responsáveis por terríveis ataques por onde passa.

Guerra, meus amigos, é uma coisa bela. Aqueles que dizem o contrário não sabem o que estão perdendo.

Príncipe Jorg Ancrath

Ver também: 5 Sinais de que você é viciado em livros!

16. Feios

feios

Originalmente pensada para ser uma trilogia, a série Feios do autor norte-americano Scott Westerfeld é composta por: Feios (2005), Perfeitos (2005), Especiais (2006) e Extras (2007). 

Esta série YA (Young Adult) de fantasia e ficção-científica se foca na história da jovem Tally Youngblood, que vive num futuro distópico onde todos os seres humanos devem passar por cirurgias plásticas quando completam 16 anos. Este "presente do Governo" faz com que as pessoas fiquem fisicamente "perfeitas". No entanto, ao longo da história, a protagonista (e nós) vamos descobrindo os motivos macabros por trás desta sociedade. 

Com um final surpreendente, a série Feios é um prato cheio para quem curte histórias sci-fi com toques de mistério.

Ver também: Melhores livros distópicos da literatura mundial

15. Dragões de Éter

dragoes de eter

Para quem estava sentindo falta de um título nacional na lista, Dragões de Éter é a prova de que os autores brasileiros também não ficam para trás quando o assunto é literatura fantástica. 

Raphael Dracoon é o criador de Caçadores de Bruxas, Coração de Neve e Círculos de Chuva, livros que formam a trilogia Dragões de Éter. 

Em Dragões de Éter reencontramos todos os típicos personagens dos contos de fadas vivendo numa mesma terra, Nova Éter, só que em versões totalmente repaginadas e muito interessantes. 

A história gira em torno de vários personagens que habitam o reino de Arzallum, com seus caminhos entrelaçando-se uns com os outros e criando,assim, uma densa e complexa obra. 

14. Trilogia 1Q84

1q84

Uma das obras mais aclamadas do escritor japonês Haruki Murakami, 1Q84 foi originalmente publicado em 3 volumes, entre 2009 e 2010. 

Tóquio, 1984, o livro apresenta a história de dois personagens principais, Aomame (uma assassina com uma missão que mudará a sua vida) e Tengo (professor de matemática e escritor, que se envolve num misterioso projeto). 

Cada livro marca um momento importante no desenvolvimento da narrativa. O "livro 1" apresenta os personagens principais, enquanto que o "livro 2" mostra a convergência da história de ambas as partes. Por fim, o "livro 3" é caracterizado pelo encontro entre Aomame e Tengo, além do surgimento de uma nova personagem central: Ushikawa.

Para quem curte histórias surreais e universos paralelos, 1Q84 não pode passar batido!

13. Trilogia da Escuridão

trilogia escuridão

Para quem está cansado das histórias de vampiros onde as criaturas da noite são constantemente retratadas como seres delicados e sensuais, a Trilogia da Escuridão é o que os fãs do gênero de horror estavam esperando.

Criado pelo autor norte-americano Chuck Hogan, em parceria com o cineasta mexicano Guillermo del Toro, esta série traz os misteriosos, nojentos e assustadores strigoi, predadores que não lembram em nada os "vampiros Nutella".

A trilogia é composta por Noturno (2009), A Queda (2010) e Noite Eterna (2011), e conta como o surgimento de um vírus foi responsável pela transformação de suas vítimas em verdadeiros vampiros sedentos por sangue. Para completar a trama, o Dr. Ephraim Goodweather, protagonista da série, surge como o líder de uma investigação que tenta impedir a evolução desse estranho e assustador vírus.

Ver também: Melhores Livros de Terror que vão tirar o seu sono!

12. Trilogia Millennium

trilogia millennium

Uma das "trilogias de quatro livros" mais famosas do mundo! Millennium é uma série escrita pelo jornalista sueco Stieg Larsson, originalmente contendo os títulos: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2005); A Menina que Brincava com Fogo (2006); e A Rainha do Castelo de Ar (2007). 

Com a morte do criador da série, o também sueco David Lagercrantz assumiu a autoria de um quarto livro da saga Millennium: A Garota na Teia de Aranha (2015).

A violência contra as mulheres é um dos temas centrais nos livros de Larsson. A explicação está no trauma que o autor sofreu ao testemunhar um estupro coletivo de uma garota quando tinha apenas 15 anos. Ele nunca se perdoou por não ter ajudado a jovem na época. Lisbeth, a protagonista da obra, tem o mesmo nome da garota que foi violentada na vida real. 

11. Ciclo da Herança

ciclo herança

Também conhecida como a Série Eragon, esta saga literária de fantasia épica é autoria do norte-americano Christopher Paolini e é composta por quatro livros: Eragon, Eldest, Brisingr e Herança

A história se passa na terra de Alagaesia, onde conhecemos Eragon e sua companheira dragão, Saphira. Ambos precisam enfrentar o tirano Imperador Galbatorix e restaurar a Ordem dos Cavaleiro de Dragões. 

Para quem curte aventuras épicas, com magia e, principalmente, dragões, o Ciclo da Herança é uma saga perfeita!

10. A Roda do Tempo

a roda do tempo

Esta é uma das sagas mais longas desta lista (e uma das melhores!). A Roda do Tempo conta com 15 livros publicados (14 volumes, mais uma prequela), entre 1990 e 2013. No Brasil, no entanto, até o momento só foram lançados cinco títulos traduzidos.

Esta clássica série literária de alta fantasia foi criada por Robert Jordan (1948 - 2007), com participação de Brandon Sanderson, que escreveu os últimos livros da saga após a morte de Jordan.

A Roda do Tempo é conhecida por sua impressionante complexidade e dimensão. Jordan criou um vasto mundo, com vários personagens interessantes e um sistema de magia muito bem estruturado. Referências e inspirações retiradas de doutrinas religiosas e mitologias de várias partes do mundo também ajudam a tornar esta série uma joia rara da literatura!

9. As Crônicas de Arthur

cronicas de arthur

Publicado originalmente entre 1995 e 1997, esta trilogia foi escrita pelo britânico Bernard Cornwell, considerado um dos autores mais importantes da atualidade.

Misturando ficção histórica e mitologia Arturiana, as Crônicas de Arthur é formado por: O Rei de Inverno (1995); O Inimigo de Deus (1996); e Excalibur (1997). Estes são, de acordo com Cronwell, os seus livros favoritos entre as mais de 40 obras que já foram publicadas. 

As Crônicas de Arthur se passa durante a chamada "Era das Trevas", e é narrada sob a perspectiva de Derfel Cadarn, o protagonista da história, um jovem saxão que foi adotado por Merlin e se transformou num dos principais guerreiros em serviço de Arthur. 

8. As Brumas de Avalon

brumas avalon

Os fãs das lendas arturianas estão muito bem servidos nesta lista, hein? As Brumas de Avalon, uma das obras mais icônicas da escritora norte-americana Marion Zimmer Bradley, é dividido em quatro volumes que narram a história do famoso Rei Arthur e seus cavaleiros, mas a partir da perspectiva de personagens femininas.

As Brumas de Avalon é composta por: A Senhora da Magia; A Grande Rainha; O Gamo-Rei; e O Prisioneiro da Árvore.

7. Trilogia Fronteiras do Universo

fronteiras universo

Autoria do escrito britânico Philip Pullman, Fronteiras do Universo é uma série de ficção e fantasia composta por três livros: A Bússola de Ouro (1995); A Faca Sutil (1997); e A Luneta Âmbar (2000).

A saga se baseia nas aventuras de Lyra Belacqua e Will Parry através de vários universos paralelos, com a presença de uma rica variedade de elementos fantásticos, baseados na física, teologia e filosofia.

Alguns anos após o lançamento do último livro da trilogia, Pullman começou a publicar uma nova série de romances derivados a partir dos eventos de Fronteiras do Universo. A Oxford de Lyra (2003) acompanha Lyra Belacqua dois anos após os acontecimentos ocorridos em A Luneta Âmbar

Era Uma Vez no Norte (2008), por sua vez, mostra os personagens Lee Scoresby e Iorek Byrnison muitos anos antes dos eventos de A Bússola de Ouro. Um terceiro livro estaria sendo produzido por Pullman e que deriva de Fronteiras do Universo, intitulado The Book of Dust (ainda sem tradução para o português).

6. Desventuras em Série

desventuras em série

Esta é uma das sagas literárias mais famosas e obrigatórias para curte literatura gótica e de mistério. Desventuras em Série é de autoria de Lemony Snicket, pseudônimo de Daniel Handler. A série é composta por 13 livros: Mau Começo; A Sala dos Répteis; O Lago das Sanguessugas; Serraria Baixo-Astral; Inferno no Colégio Interno; O Elevador Ersatz; A Cidade Sinistra dos Corvos; O Hospital Hostil; O Espetáculo Carnívoro; O Escorregador de Gelo; A Gruta Gorgônea; O Penúltimo Perigo; e O Fim.

Ao longo dos livros, acompanhamos as aventuras dos irmãos Baudelaire sob a tutela do terrível Conde Olaf, após os jovens perderem os seus pais num incêndio. Em cada livro o ambicioso Olaf surge com um novo e inusitado disfarce na tentativa de roubar as crianças e a enorme fortuna que seus pais lhes deixaram.

A famosa saga literária ganhou uma adaptação para série em 2017, produzida pelo serviço de streaming Netflix.

5. As Crônicas de Nárnia

cronicas de narnia

Um clássico da literatura mundial, As Crônicas de Nárnia é uma das obras mais importantes de C.S. Lewis, autor irlandês que publicou os sete livros da série entre 1950 e 1956. 

As personagens principais são crianças do "nosso mundo" que foram transportadas para o mágico Reino de Nárnia, um lugar especial e muito bem construído por Lewis. Além de magia, animais falantes, temas cristãos e elementos da mitologia grega e nórdica, As Crônicas de Nárnia também é feito com base nos tradicionais contos de fadas. 

A saga é composta pelos seguintes títulos: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa; Príncipe Caspian; A Viagem do Peregrino da Alvorada; A Cadeira de Prata; O Cavalo e Seu Menino; O Sobrinho do Mago; e A Última Batalha.

4. Harry Potter

harry potter

Uma das sagas mais icônicas da década de 2000, Harry Potter é a mágica obra da britânica J.K. Rowling e composta por sete (maravilhosos) livros: A Pedra Filosofal; A Câmara Secreta; O Prisioneiro de Azkaban; O Cálice de Fogo; A Ordem da Fênix, o Enigma do Príncipe; e As Relíquias da Morte.

Para o extraterrestre que não conhece a sinopse da história, Harry Potter narra as aventuras de Harry Potter, um famoso bruxo que sobreviveu ao ataque do Lord Voldemort quando ainda era um bebê. O jovem feiticeiro entra para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e conhece seus melhores amigos, Ronald Weasley e Hermione Granger.

Rowling criou um universo muito envolvente e rico que se transformou numa febre mundial, fazendo com que todo mundo também ficasse esperando o momento em que receberia a sua Carta de Hogwarts e deixaria de ser um simples "trouxa"...

Ver também: Livros que você tem de ler se é fã de Harry Potter!

3. O Guia do Mochileiro das Galáxias

guia mochileiro galaxia

Fã que é fã de literatura sci-fi não pode deixar de ler O Guia do Mochileiro das Galáxias, um marco simbólico da cultura geek! A obra de Douglas Adams gerou dezenas de ícones para a cultura pop, como o Dia da Toalha, por exemplo. 

Os 6 livros foram publicados entre 1979 e 2009: O Guia do Mochileiro das Galáxias; O Restaurante no Fim do Universo; A Vida, o Universo e Tudo Mais; Até mais, e Obrigado pelos Peixes!; Praticamente Inofensiva; e And Another Thing..., sendo que este último foi escrito por Eoin Colfer, após a morte de Adams, em 2001.

2. O Senhor dos Anéis

senhora dos aneis

Trilogia de alta fantasia escrita pelo renomado J.R.R. Tolkien, e tida como um dos principais marcos da literatura do gênero fantástico. A saga do Senhor dos Anéis surgiu após Tolkien publicar outro livro que também se tornaria um sucesso mundial: O Hobbit

Publicado originalmente entre 1954 e 1955, O Senhor dos Anéis é composto por: A Sociedade do Anel; As Duas Torres; e O Retorno do Rei. 

A história gira em torno de Frodo Bolseiro, um hobbit com a missão de destruir um misterioso Anel, um artefato mágico forjado por Sauron, o Senhor do Escuro, e que representa um grande perigo para quem o utiliza. 

Ao acompanhar a viagem do jovem na companhia de seus amigos pela Terra-Média, somos apresentados a um universo e enredo muito bem construído por Tolkien, que introduz mitos, personagens e criaturas mágicas que fazem de O Senhor dos Anéis uma obra bastante complexa e rica. 

Como dito, um verdadeiro exemplo para a literatura fantástica, e que mesmo após tantos anos, continua servindo de referência para diversos aspectos da cultura popular.

1. Crônicas do Gelo e Fogo

cronicas gelo e fogo

Uma das sagas literárias mais ricas e completas da atualidade, sem sombras de dúvidas! As Crônicas do Gelo e Fogo é de autoria do roteirista e romancista norte-americano George R. R. Martin, que vem publicando os livros da série desde 1996.

Com cinco livros publicados e dois ainda por publicar, as Crônicas do Gelo e Fogo é composta por: A Guerra dos Tronos (1996); A Fúria dos Reis (1998); A Tormenta de Espadas (2000); O Festim dos Corvos (2005); A Dança dos Dragões (2011); The Winds of Winter (a publicar); e A Dream of Spring (a publicar).

O sucesso da série literária foi tão grande que a HBO adaptou a história para uma série televisiva - Guerra dos Tronos (Game of Thrones) - que também se transformou num sucesso mundial.

Por essas e outras, muita gente considera as Crônicas do Gelo e Fogo como uma das obras de alta fantasia mais completas desde O Senhor dos Anéis. E então, você concorda?

Ver também: Livros que te fazem viajar sem sair do lugar