19 livros de terror que vão tirar o seu sono

Adriano Padilha
Adriano Padilha
Mestre em Comunicação, Arte e Cultura
Atualizado em

Para os amantes de histórias de terror e suspense, selecionamos alguns dos melhores livros do gênero (sem nenhuma ordem específica)!

19. O Paciente (Jasper DeWitt)

O paciente capa

Um livro curto que vai te prender do início ao fim! Nesta obra, o psiquiatra Parker H. conta num blog sua experiência como residente em um manicômio, mais especificamente sobre o tratamento do enigmático paciente Joe.

Internado no hospício desde os 6 anos, o caso de Joe é muito preocupante. Ele vive isolado, já que todos que tiveram contato com o jovem desenvolveram sérios transtornos, isso quando não tiraram a própria vida. Parker fica intrigado e motivado para ajudar o jovem, então resolve se aproximar dele. É aí que ele vai descobrir o lado mais sombrio de Joe.

Um livro de ritmo rápido que vai te dar medo, surtos e agonia. O final é um pouco polêmico. Algumas pessoas gostam, outras não. Mas, independentemente disso, para os fãs de terror e suspense, O Paciente é uma ótima dica! Para os usuários de Kindle, é possível ler a obra gratuitamente no Kindle Unlimited!

18. O Vilarejo (Raphael Montes)

O vilarejo capa

Grande representante do horror e suspense no Brasil, Raphael Montes tem várias obras do gênero que recomendamos. Mas que tal entrar no universo do autor com uma leitura rápida que vai te dar um soco no estômago?

O Vilarejo é dividido em 7 contos, inspirados nos sete pecados capitais. Cada um deles é focado em um personagem que habita um vilarejo sinistro e esquecido por todos. O interessante desse livro é a conexão entre cada uma das histórias, que podem ser lidas em qualquer ordem!

Com cenas pesadas e belíssimas ilustrações, a leitura intensa e impactante até te faz esquecer que o livro tem menos de 100 páginas. Se gostar do estilo do autor, recomendamos também Jantar Secreto e Suicidas!

Outra curiosidade é que, além de escritor, Raphael também é roteirista e um dos criadores da série "Bom dia, Verônica", da Netflix!

17. Horror em Amityville (Jay Anson)

horror amityville

Publicado originalmente em 1977, este é um dos best-sellers de terror mais conhecidos. Inclusive, ele já foi adaptado para o cinema várias vezes, sendo umas versões mais interessantes que outras... Mas isso é assunto para outro artigo.

A história narra os horrores vividos pela família Lutz após se mudar para uma mansão que foi palco de assassinatos brutais no passado. Por 28 dias seguidos, acontecimentos bizarros atormentam os Lutz, que concluem que há uma força demoníaca presente na casa.

Acredita-se que Horror em Amityville tenha sido baseado em "casos reais", que serviram de inspiração para Jay Anson escrever o livro em 1977. Verdade ou não, o fato é que há décadas essa história tem tirado o sono de muita gente, principalmente quem se mudou recentemente para um novo lar... É o seu caso?

16. Saboroso Cadáver (Agustina Bazterrica)

Saboroso cadáver capa

A obra da escritora argentina se passa em um futuro distópico onde a carne animal passa a ser letal aos seres humanos. E então, a outra opção de carne que passa a ser consumida é... Consegue adivinhar? Isso mesmo, a carne humana.

O canibalismo foi legalizado, e todo o processo é explicado através do protagonista Marcos, que trabalha em um frigorífico e acaba de ganhar uma "carne de primeira linha" de presente, ou seja, uma mulher.

Grostesco e visceral, Saboroso Cadáver contém cenas bem pesadas e você se pegará fechando o livro em alguns momentos para ter um tempo de processar o que acabou de ler. Recomendamos a quem tiver o estômago forte para lidar com essa leitura!

15. O Desfiladeiro do Medo (Clive Barker)

desfiladeiro do medo

Conhecido por ser o criador de Hellraiser, Clive Barker é autor desta obra considerada no mínimo perturbadora. O horror presente em O Desfiladeiro do Medo é carregado de cenas eróticas e que farão você se perguntar:"Como esse cara conseguiu imaginar algo tão doentio?".

A narrativa é construída com foco no lado mais perverso e sombrio de Hollywood, onde a glória e a decadência caminham lado a lado. Conhecemos Todd Pickett, um astro que busca o enclausuramento após fazer uma série de cirurgias plásticas no rosto. Então, para fugir dos paparazzi, se refugia em Coldheart Canyon, um local desconhecido por todos.

Clive descreve cenas violentas e cruas sobre a devassidão e podridão humana, que nos deixam chocados a cada página virada. Prepare-se para não conseguir fechar os olhos e dormir por um bom tempo!

14. As Ruínas (Scott Smith)

as ruínas

O que você seria capaz de fazer para sobreviver? Este suspense psicológico de Scott Smith foi descrito por Stephen King – ninguém menos do que o "rei da literatura de terror" – como um"longo e desesperado grito de horror".

A história se foca num grupo de amigos que vão passar as férias em Cancún, no México, e aceitam ajudar um turista alemão a procurar o irmão que desapareceu enquanto visitava umas ruínas. Mas não demora muito para que todos se arrependam profundamente de terem aceitado o convite...

As Ruínas é um daqueles livros que deixa o leitor de boca aberta por um bom tempo quando chega ao final. O choque com os fatos apresentados é tão surpreendente e medonho que é impossível não ficar simplesmente sem reação.

Resumindo, se você ainda não está preparado para questionar a si próprio ou a natureza animalesca humana, talvez As Ruínas seja mesmo uma obra que te deixará profundamente perturbado.

13. O Chamado de Cthulhu (H.P. Lovecraft)

chamado de cthulhu

É impossível falar de literatura de horror sem citar Lovecraft, o criador do Terror Cósmico (ou Cosmicismo), um subgênero conhecido por misturar elementos da ficção científica com o horror.

Escrito originalmente em 1929, O Chamado de Cthulhu é uma das histórias mais cultuadas do autor. Neste conto, acompanhamos uma investigação sobre a existência de algumas criaturas cósmicas que existiriam em nosso planeta muito antes do surgimento da humanidade.

Ao falar sobre a imensidão do desconhecido em comparação com a insignificância do ser humano, H.P. Lovecraft prende a atenção do leitor numa rede intensa de suspense e agonia. Mesmo sem cenas sangrentas ou violentas, o horror é sentido na pele através das descrições assustadoras e intrigantes.

A obra de Lovecraft é de domínio público, sendo possível encontrar na internet vários de seus contos completos. Se ainda não conhece o trabalho do autor e gosta de histórias de terror, então está praticando uma terrível heresia!

12. A Profecia (David Seltzer)

profecia

Um livro tão tenso que você dificilmente conseguirá largá-lo antes de terminar a última página!

Lançado originalmente em 1976, este é outro clássico da literatura de terror que já inspirou inúmeros outros autores e adaptações cinematográficas. Aliás, o famoso filme A Profecia (1976) foi roteirizado por Seltzer, que posteriormente decidiu transformá-lo em um livro.

O pequeno Damien pode parecer a criança mais encantadora e educada do mundo, mas basta observar o vazio de seus olhos para começar a sentir a angústia e o medo... Damien é o filho do diabo, o anticristo em carne e osso! Bem, pelo menos é o que tudo indica. Mas será verdade?

Não seria também assustador condenar uma criança "inocente" por algo que ainda não fez? Uma coisa é certa: em poucas páginas, A Profecia traz reflexões tão perturbadoras que você não conseguirá dormir em paz por um bom tempo.

11. A Paciente Silenciosa (Alex Michaelides)

A paciente silenciosa - capa

O livro de estreia de Alex Michaelides é viciante e vai explodir a sua cabeça!

Nesse suspense psicológico, Alicia Berenson é uma pintora aparentemente normal. Até o dia em que deu cinco tiros no marido e ficou absolutamente muda após o episódio. Anos depois, internada num hospital psiquiátrico, ela se torna paciente do psicoterapeuta Theo, que é fascinado pelo caso bizarro da pintora e está determinado a fazê-la falar.

O livro intercala alguns trechos do diário de Alicia sobre o passado e a perspectiva de Theo sobre sua paciente.

Cheia de reviravoltas, a obra é um prato cheio para quem ama criar 1001 teorias! E a gente aposta que você vai achar o final surpreendente! O livro também é muito indicado para fãs do também best-seller Garota Exemplar, de Gillian Flynn.

10. O Bebê de Rosemary (Ira Levin)

bebe de rosemary

Mesmo quem ainda não leu o livro, já deve ter ouvido falar sobre esta história que se popularizou com a adaptação para o cinema por Roman Polanski.

Lançado em 1967, O Bebê de Rosemary conta a história de um casal que se muda para um prédio com vizinhos bastante "peculiares". Rosemary começa a presenciar situações desconfortáveis e medonhas durante a sua gravidez, chegando até a duvidar da própria sanidade.

O livro tem pouco mais de 200 páginas, mas é mais do que suficiente para criar uma atmosfera de extrema tensão e com uma riqueza de diálogos incrível.

Para quem deseja começar a se aventurar por este gênero de leitura, esta obra deve ser obrigatória na sua listinha TBR (To Be Read).

9. O Exorcista (William Peter Blatty)

o exorcista

O reconhecimento desta obra é atemporal, imortalizada como uma das mais assustadoras de todos os tempos e, obviamente, não podia estar de fora desta lista!

Supostamente, William Blatty teria se inspirado num caso de exorcismo real para criar a história de Regan MacNeil, uma jovem de apenas 12 anos que é possuída pelo demônio.

Ao longo da narrativa, acompanhamos o desenvolvimento da possessão, mostrando a degradação crescente da jovem através de perturbadoras alterações físicas e psíquicas.

O Exorcista teve uma adaptação cinematográfica (1973), com direção de William Friedkin, e que é bastante fiel ao livro. O filme ainda é considerado um dos mais assustadores do gênero, sendo uma referência para qualquer história que envolva possessões demoníacas.

8. A Coisa (Stephen King)

a coisa

Um dos livros mais cultuados (e assustadores) do mestre do horror, Stephen King. A Coisa nos apresenta o medonho Pennywise (ou Parcimonioso, em português), uma entidade demoníaca que assume a forma de palhaço para caçar e devorar crianças, o seu "prato" predileto.

Publicado originalmente em 1986, A Coisa (It, em inglês) é uma das obras mais extensas do autor, com mais de mil páginas. Mesmo assim, prepare-se para devorar esse calhamaço, pois a história é tão envolvente e assustadora que é impossível não devorar as páginas.

A obra ganhou uma adaptação cinematográfica em 1991, com direção de Tommy Lee Wallece e com Tim Curry no papel de Pennywise. Em 2017 e 2019, ganhou uma adaptação mais recente dividida em 2 partes, com direção de Andy Muschietti e com Bill Skarsgård no papel do assustador palhaço.

Atenção: quem sofre de Coulrofobia (medo de palhaços) terá uma experiência MUITO aterrorizante com este livro. Esteja preparado, ok?

7. O Iluminado (Stephen King)

iluminado

Mais Stephen King? Sim, temos mais King na lista! Afinal, ele é um dos nomes mais notáveis do século XX quando o assunto é literatura de horror. E O Iluminado está entre as suas principais obras!

A história do Hotel Overlook vai ficar na sua cabeça por muito tempo e, provavelmente, você terá pesadelos sempre que esbarrar com algum corredor comprido e vazio por aí.

O Iluminado narra a história de Jack Torrance, um aspirante a escritor e alcoólatra em tratamento, que aceita um emprego temporário como zelador de um hotel durante o inverno (a pior escolha que poderia ter feito na vida...)

Os horrores do hotel afetam a sanidade de Jack, que, aos poucos, começa a se transformar numa ameaça para a própria família.

Esta obra de King foi adaptada para o cinema e dirigida pelo aclamado cineasta Stanley Kubrick, em 1980.

6. Histórias Extraordinárias (Edgar Allan Poe)

historias extraordinarias

Poe é o inventor do gênero de ficção policial, mas foi a literatura de horror que imortalizou sua obra.

Se você é realmente fã de livros sombrios, com profundidade psicológica e que abordam temas feitos para refletirmos sobre a complexidade e a insignificância humana, então não pode deixar de conferir o trabalho deste autor!

Em Histórias Extraordinárias,estão reunidos alguns dos principais contos de terror de Poe, como a tenebrosa história "O Gato Preto", o angustiante"O Poço e o Pêndulo", "A Carta Roubada", entre outros.

5. Ghost Story (Peter Straub)

ghost story

O dom de Straub em narrar histórias faz com que este livro consiga te mostrar imagens fortes e completas do começo ao fim!

Ghost Story não é uma simples história sobre fantasmas. Ela é considerada a melhor sobre o assunto que você poderá encontrar! Em uma cidadezinha dos Estados Unidos, quatro velhos amigos se reúnem para contar histórias assustadoras. Porém, eles não contavam que uma delas poderia assombrá-los na vida real.

Com uma leitura fluida, atraente e densa, os personagens são complexos, e você dificilmente conseguirá largar o livro até terminar de ler as suas quase 500 páginas!

4. O Cemitério (Stephen King)

o cemiterio

Se você ainda tinha alguma dúvida, em O Cemitério, Stephen King afirma definitivamente o seu dom para a literatura de horror!

Louis Creed, o protagonista desta história, descobre que existem segredos muito mais misteriosos e perturbadores do que a própria morte.

Esta é tida como uma das obras mais aterrorizantes de King. A história é tão bizarra que o próprio autor supostamente teria declarado que achava O Cemitério "tão assustador que não devia ser publicado".

Bem, verdade ou não, o fato é que o livro é um grande sucesso mundial e um dos mais interessantes do autor, sem dúvida.

3. Evangelho de Sangue (Clive Barker)

evangelho de sangue

As histórias de Pinhead não podiam faltar, é claro! Barker, seu criador, apresenta em Evangelho de Sangue o capítulo final da saga Hellraiser, que acompanhou e tirou o sono dos fãs pelos últimos 30 anos!

Se ainda não conhece a história do Sacerdote do Inferno, então, antes de ler Evangelho de Sangue, comece por Hellraiser: Renascido do Inferno. Divirta-se!

2. O Colecionador (John Fowles)

o colecionador

Escrito em 1963, este é o livro de estreia de Fowles, que não poderia ter começado a carreira de escritor de forma melhor!

A história se foca em Frederick Clegg, um funcionário público que ganha uma fortuna e que planeja sequestrar sua paixão platônica de longa data: Miranda Grey.

Miranda é o oposto do excêntrico Frederick, pois tem ideias modernas e uma personalidade bem forte e intelectualizada. Clegg, por outro lado, não tem amigos, é inseguro, introspectivo e seu único hobby é colecionar borboletas.

O Colecionador é uma obra perturbadora. O livro não tem muitas cenas de ação, mas prende a atenção do leitor (e deixa-o totalmente chocado) com os conflitos emocionais dos personagens que vão sendo expostos ao longo da trama.

1. Hell House: A Casa Infernal (Richard Matheson)

hell house

Do mesmo autor de Eu Sou a Lenda, outro ótimo livro que beira o horror, Matheson criou uma das melhores histórias sobre casas mal-assombradas que você poderá encontrar. Sério!

O medo e o terror em Hell House vai muito além de vultos, portas batendo e demais bizarrices medonhas. A insanidade da "Casa Infernal" é tão assustadora que os protagonistas começam a enlouquecer, e o autor descreve todo esse processo de uma forma perfeita.

Quais são as suas leituras de terror preferidas? Compartilhe com a gente os seus títulos favoritos e convide os seus amigos a montarem um Top 5 com as melhores obras do gênero!

Aproveite para conferir esse vídeo que fizemos sobre a evolução da figura da bruxa durante a história!

Recomendamos também: