Livre Pensar
USANDO O LIVRE ARBÍTRIO
Marcial Salaverry
É preciso bem usar
nosso livre arbítrio,
para nosso caminhar
bem traçar...
Há que saber escolher,
qual caminho percorrer,
e a qual ajuda recorrer,
para se achar a felicidade...
Discernimento e responsabilidade,
é o que precisamos ter...
O livre arbítrio, Deus nos deu,
e se o caminho certo escolheu,
bons frutos com certeza colherá...
Caso contrário, o arrependimento,
acompanhado de dor o sofrimento,
é o que certamente acontecerá...
É preciso saber diferir o certo e o errado,
assim como saber escolher entre o justo e o pecado...
Temos que saber escolher a decisão,
pesando o que nos manda o coração,
e sabendo observar mais ainda, a razão...
Que a responsabilidade seja bendita,
e as palavras sejam bem ditas...
Com o poder de escolha adequado,
e com bom senso e discernimento,
acha-se o caminho acertado,
para prosseguir sem lamento...
Marcial Salaverry
Santos out/05
Se eu, tivesse o meu destino livre, e não preso às coisas do espaço
Se eu pudesse obstruir todas as leis do
universo que movem o mundo
E pudesse pará-lo, e dar eternidade a um
só momento
haveria de escolher o segundo, em que
estivesse em seus braços.
Capacidade de amar é que poucos tem. Também como a de aceitar. O amor é livre para quem ama e para quem o aceita.
O pensamento é o território mais protegido do mundo, e ao mesmo tempo o mais livre. Só nós sabemos o que se passa por nossa mente. O pensamento não exige ortografia, pronúncia, sensatez. O pensamento não tem fronteiras, lógica, advogado de
defesa ou carrasco. O pensamento é zona franca, terra de ninguém, um lugar onde sempre há vaga. O pensamento é o único lugar onde ainda estamos seguros, é onde nossa loucura é permitida e onde todos os nossos atos são inocentes.
Ahh...
Lindo mesmo é o AMOR
Quando chega
livre
sereno
manso ...
sem pedir licença
sem implorar
sem cobrar
sem desgastar
sem magoar...
Porque quando se ama verdadeiramente
a própria alma faz do outro abrigo...
E-terna morada!
Somos joguetes nas mãos dos deuses,se pelo menos eles nos dessem livre arbítrio,faríamos suas vontades,sentindo-nos servidos!
POEMA AZUL
Isento
de melancolia
e com
a mente
livre
e sã,
eu
preparo
o poema
como
quem
constrói
um
sonho
sob
o azul
da manhã.
SOMBRA DA SOLIDÃO
A penumbra livre atirando-se no pensamento como ave escorregada das nuvens e caíndo ao seu encontro. Penso como vento que corre ao encontro do mar para se abrigar na vivacidade das águas; como corrente do rio que lava as diversas pedsas deitadas em seu leito para repousar;
Podemos analisar que o homem não é livre, mesmo tendo em mente que a sociedade passa para o mundo que ela o deixa livre, sabemos que até nossas escolhas são limitadas. Na Fé cristã temos isto fortemente escancarado para o mundo, temos o passe livre aqui na terra, segundo Agostinho, temos o livre arbitro, mais sabemos que certas escolhas nos leva, ao ponto de vistas de muitos ao pecado, e se pecamos somos condenados, então para que serve a palavra livre arbitro, neste caso a escolha esta entre ir para o Céu e ir para o Inferno? Não existe nenhum ser livre, todos somos escravos de um tempo, DETERMINADO por Deus e pela sociedade em seu conjunto de leis. Alguns escritores dizem que não podemos ficar parados, no poema de José Paulo Paes, "existe uma torneira seca (mas pior: a falta de sede)", ele retrata que devemos fazer algo, mais o que fazer? Sabemos que nossas escolhas existe uma causa, podemos sim abrir a torneira, mais podemos ser castigados por este ato.
Liberdade não existe.
Corre livre o pensamento que não nasce de carência, necessidade ou obrigação. Mas é erro ou ilusão supor que o ato de pensar está liberto do substrato daquilo em que se pensa por vontade.
Sou feito passarinho, voo para me sentir livre e canto para te sentir...minhas asas é a imaginação !
Descartável...
De malas prontas,
está a alma
que cavalga livre
sobre nuvens dispersas,
levadas pelo vento forte
na direção do mar
que agora,
vai empurrando
para as ilhas desertas
e abandonando por lá,
pedaços de tudo
o que é descartável.
by/erotildes vittoria
Estou livre para o amor,
Amor de verdade,
E aceitar-me como sou,
Não pelo que faço e represento...
Sérgio o Cancioneiro.
Quer entrar na minha vida?
Caminho livre.
Quer sair da minha vida?
Caminho livre.
Não quer entrar...
Não quer sair...
Por favor,
Não fique no caminho!
