Liberdade para Thomas Hobbes

Cerca de 18513 frases e pensamentos: Liberdade para Thomas Hobbes

⁠Certas prisões d'alma se libertam entre quatro paredes.

Inserida por RobinS25

⁠O homem é livre na exata medida em que tem o poder para existir e agir segundo as leis da natureza humana.

Baruch Spinoza
Tratado político. In: Chauí, Marilena. Liberdade ética e política. Spinoza, filosofia & liberdade. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2020.
...Mais
Inserida por pensador

⁠Um povo que é capaz de dizer tudo, torna-se capaz de fazer tudo.

Napoleão Bonaparte
Napoleon in his own words from the French of Jules Bertaut (1916).
Inserida por pensador

⁠O objetivo primordial e final de nossas instituições é justamente este: que possamos pensar o que desejamos e dizer o que pensamos.

Oliver Wendell Holmes
The Professor at the Breakfast Table (1860).
Inserida por pensador

⁠Passamos muito tempo escondendo quem realmente somos, temendo julgamentos externos, sem perceber que, frequentemente, somos nossos próprios críticos. A verdadeira liberdade vem com a aceitação de nossa essência, revelando que nossos maiores heróis e heroínas somos nós mesmos.

Inserida por evermondo

A devoção, seja religiosa, política ou familiar, serve de refúgio diante da aflição que a "liberdade" nos traz.

Inserida por I004145959

⁠Se a vida de um indivíduo é controlada pela Religião e o Estado, então significa que ele vive tanto quanto o gado no seu pasto.

Inserida por israellopess

A verdade tem um preço, mas não merece a paz de alma que ele seja pago?

"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" - João 8:32

⁠O Direito tem a proeza
de ser, ao mesmo tempo, perfeito, como uma poesia
e incoerente, quando o intérprete se mancomuna com a política.

Inserida por luizguglielmetti

⁠Por aí aflora.

Inserida por estevao_carlos_garcia

⁠Antes de me conhecer, a minha paz conhecia muita gente e amava os seus gritos, Hoje me conheço e encontro paz no silencio !

Inserida por DaJe

A razão guiada pela emoção tem asas curtas e não te levam longe.
Já a emoção guiada pela razão tem asas longas⁠, mas poucos lugares aonde ir.
A liberdade escraviza quem não sabe usá-la.

Inserida por mayanaporai

⁠O "sistema" quer criar retardados incapazes de pensar e agir contra o próprio "sistema", o que os jovens pensam ser liberdade, na verdade se chama controle.

Inserida por CintiaRosa

⁠Libertar-se dos dogmas é o primeiro passo para a autonomia intelectual.

Inserida por carpegieri

⁠O Estado não deve ser mais poderoso que o cidadão; a vara não pode comandar o pescador.

Inserida por fabioi

⁠O ser humano mais livre não é o que age de acordo com razões que escolhe para si mesmo, mas o que nunca precisa escolher. Em vez de se agoniar entre alternativas, responde sem esforço às situações tal como surgem.

John Gray
Cachorros de palha. Rio de Janeiro: Record, 2005.
Inserida por PensamentosRS

⁠Até que me laçem outra vez, ainda vou dar muito pinote!

Inserida por tonioloneto

A cultura é o vento que alarga as velas da mente, para que ela não se encoste às margens de uma vida pequena.

⁠Eu desci da estação. Não foi fácil, não foi leve, mas foi necessário. Deixei o trem seguir sem mim, e junto com ele, tudo o que não era mais meu, tudo o que me prendia e me fazia duvidar de quem eu realmente sou. Não preciso mais correr atrás de algo que nunca foi para mim. Não preciso fingir que estou bem, não preciso lutar para ser mais do que sou. E isso, de um jeito estranho, me traz paz.

Eu desci carregando cicatrizes que ainda ardem, mas são minhas. Eu as aceito. Não vou mentir: ainda dói. Despedir-se de algo que um dia fez parte de mim sempre vai doer, mas agora eu respiro. Pela primeira vez em tanto tempo, respiro sem sentir o peso esmagador no peito. Não preciso mais medir minhas palavras, não preciso mais pisar em ovos. Não estou curado, não estou inteiro, mas estou livre. E essa liberdade, por mais amarga que tenha sido a conquista, é minha.

Aqui fora, a estação parece imensa. Mas não me assusta mais. O trem que seguiu em frente me deixa para trás, e tudo bem. Eu não preciso continuar naquele caminho. Finalmente, eu estou no meu próprio. A dor ainda me acompanha, sim, mas ela não me define mais. Eu a sinto, mas ela não dita meus passos. O horizonte é vasto e desconhecido, mas ao invés de medo, sinto um leve alívio. Não preciso saber o que vem a seguir, só preciso seguir.

Agora posso ser quem eu sou, sem medo, sem forçar um sorriso, sem tentar me encaixar em algo que nunca coube em mim. E por mais que isso traga uma espécie de solidão, ela é mais confortável do que qualquer máscara que já usei. Eu não preciso ser mais do que sou. E isso, finalmente, me basta.

Inserida por JorgeLimaLoiola

⁠O Deus Criador, ao criar o ser humano e dar-lhe como habitação um lindo jardim, dizendo-lhe claramente que poderia comer livremente de todas as árvores do jardim, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mau, explicando que se dela comesse certamente morreria, estabeleceu de forma clara e objetiva o princípio do livre arbítrio, da liberdade. Deus não usou de subterfúgios, de mensagens ocultas, ou mesmo de enganos. Assim, a obediência do ser humano se daria por meio de uma escolha consciente e não por indução, engano e imposição. Para que sejamos verdadeiramente livres em nossa maneira de viver, precisamos tanto de um discurso verdadeiro, que apresente as diferentes opções de escolhas com suas reais consequências, quanto do real direito de escolher. Não há liberdade e nem democracia quando somos induzidos a fazer certas escolhas motivadas por promessas de um mundo perfeito, qual o jardim do Éden, quando na verdade se trata de um discurso falso, com o propósito de enganar e dominar, que resulta em afastamento do Criador e do perfeito jardim com o qual nos presenteou. Onde há a verdade, há deleite. Onde há a mentira, há vergonha, inimizade, maldição, escravidão, dominação, perseguição, sofrimento e morte!

Inserida por PASTORJORDAO