Lado Emocional
Devemos sempre esperar das pessoas o retorno emocional, e relacional com o mesmo nível de afeto que damos a elas, quando esse afeto é sincero, espontâneo e sem interesse.
A razão da nossa insatisfação afetiva e emocional, está muito relacionado com o fato de colocarmos a nossa depência afetiva e emocional nas pessoas, criando espectativas que jamais podem ser supridas, pelo simples fato de que ninguém pode dar o amor que não tem.
Quando começarmos a transpor a nossa realidade racional, e emocional e passarmos a viver mais por fé do que pelo que vemos. Vamos de fato entender, que o caminho, a verdade, e a vida sempre estiveram em Cristo mas nunca foi revelado a nós por causa da soberba, orgulho e arrogância do nosso egocentrismo.
Os relacionamento acabam pela frieza interior, e pela incapacidade emocional de lidar com a realidade do outro. Pois quando vemos apenas os nossos próprios interesses, seremos sempre desprovidos de amor, e principalmente de compaixão e misericórdia.
A pior dor, é a impotência e incapacidade emocional, que nos leva a retração e ao conformismo diante de nossos medos. E que por fim, limita a nossa vida que além de breve, e única poderia ser vivida de uma forma plena, se colocássemos a nossa confiança mais em Deus, e menos em nós a cada dia.
Jamais haverá crescimento, seja ele emocional, espiritual ou financeiro se continuarmos a nos comparar com quem quer que seja. O crescimento é um processo único, individual, intransferível e lento.
Para manter a nossa paz e equilíbrio emocional é necessário aprender a dizer não. Não posso! Não quero! Não vou! Só que esse não, não deve ser dito só para os outros, mas também para nós mesmos, quando um sim for extrapolar os limites do nosso auto-respeito e dignidade.
Não há dor emocional maior do que a frustração de não poder realizar seus sonhos e desejos por causa de medos interiores e da oposição daqueles que lutam contra o seu sucesso.
TÉCNICAS DE LUTA EMOCIONAL
Demétrio Sena - Magé
Descobri há poucos anos, que sou capaz de suportar pelo menos uma hora dos insultos de uma pessoa. E por escrito, pelo menos umas quatro laudas de bombardeio. Isso vai depender da minha leitura do grau de carência, desequilíbrio emocional, fragilidade ou, em última instância, do grau de periculosidade que tal pessoa demonstre.
A periculosidade que meço nunca está na força física, no poder socioeconômico nem na "brabeza" do indivíduo. Está na sua fragilidade assim confessada, involuntariamente, pela carência e o desequilíbrio. Alguém assim representa um perigo para si mesmo e, em decorrência, para nós. Imagine uma criatura enfartar porque você a deixou ainda mais estressada. Ou você agredir fisicamente alguém mais frágil, que não está cabendo em si... a tal ponto que já nem é responsável pelos próprios atos. Os exemplos variam e se diversificam. Deixo a cargo de sua imaginação.
Depois de mais ou menos uma hora ou quatro laudas, minha valentia é me retirar. Se logo após isso, precisar me defender física, policial ou judicialmente, serei sempre técnico, pela questão que faço de saber o quanto fiz para que ninguém chegasse às vias de fato comigo. Quem quiser arrumar um problema sério para mim, terá que recorrer à calúnia... Sem provas.
Estou exausto
Exausto tanto da capacidade física quanto emocional.
Continuar, requer muita força e estabilidade emocional.
Estou carente dessas coisas e é visível isso.
Estou desacreditado de muita coisa e principalmente de pessoas.
Visando o aspecto do saber amar, me remete ao pensamento do querer ser amado, entretanto sabe-se que nem todos tem essa capacidade emocional, levando em consideração a forma de como foram criados, a forma de como receberam o amor, para que mais para a frente possam distribuir esse sentimento para alguém.
Embora uns nunca tenham aprendido a dar valor a esse sentimento que ao longo dos anos perdeu seu valor por se tratar de residir em corações frios e amargurados, feridos e cheio de cicatrizes.
Entretanto muitos se fazem de tolos, justamente por terem outros interesses, interesses estes que são vazios, cheios de ambições ruins, se negam a aprender o real valor que o amor tem.
É triste pensar que a juventude de hoje encontra-se perdidas, sem conhecimentos, sem rumos, dentro de um vasto vazio, com pensamentos egoístas, desconsiderando os pequenos valores e se auto destruindo através de emoções supérfluas, causando doenças emocionais, tais como a ansiedade e a depressão. Sofrem por antecipação e não conseguem se concentrar em pequenas atividades, não conseguem se encontrar em nada porque são tolas.
E quando falo em amar, me refiro ao amor-próprio, pois ele é fundamental e primordial para muitas coisas, momentos e decisões, principalmente quando estamos de sangue quente, estressados, não tendo um dos melhores dias. O amor por si mesmo tem que existir, é essencial que ele exista, pois é dele que vem a capacidade de amar outra pessoa, sem ele, não conseguimos tocar em frente nossos sentimentos.
Mas para isso, temos que aprender muito sobre ele. Temos que nos submeter a lidar com ele e usá-lo ao nosso favor.
Estou exausto, estou carente desse sentimento, embora venha cultivando muito por mim porque o que eu tinha foi desperdiçado por alguém que não teve a sabedoria de usá-lo da maneira correta.
Façamos dos nossos erros, aprendizados para que não comentemos os mesmos erros que outrora fizemos.
Estou exausto, mas isso não irá me vencer porque existe inúmeras chances de recomeços.
Quando me refiro ao esfriamento do amor, quero dizer exatamente isso, sobre não ser aquilo que as pessoas desejam que sejamos, construir uma realidade superficial, enganando a nós mesmos.
Se submeter a isso, é se condenar a morte, a escravidão do desejo alheio, de opiniões vazias e sem futuro algum.
A vida tende a nós pregarmos peças, agora cabe a nós decidimos para qual delas iremos escolher ser o protagonista ou o expectador, vilão ou mocinho.
Estou exausto de pessoas vazias, interesseiras, mortas, despreparadas e infantis.
Ninguém é feliz sem equilíbrio espiritual, daí advém o equilíbrio emocional. Se queres viver em harmonia contigo, descobre-te, abrindo- te ao conhecimento e a experiências, conhece-te ao conheceres os outros.
É nas diferenças e empatia com os demais que aprendes mais sobre ti, teus valores e teus limites. O maior sinal de maturidade, é quando te surpreendes com a tua reação a uma nova experiência e reconheces que cresceste emocionalmente, compreendes, aceitas o outro, mas escolhes sempre ser feliz contigo, sendo doce para ti, buscando o que o outro tem de bom, sem te deixares afetar com a sua pobreza de espírito
Tudo começa dentro da nossa cabeça, quando o emocional e o psicológico estão prejudicados não há qualidade de vida. A saúde mental é o combustível do ser humano, sem ele não há vida feliz.
Ápice do ócio emocional,
As pessoas se acham à tal,
Anormal,
No aço do ócio,
O ácido que corrói,
Onde alguém,
Que não é ninguém,
Tem a certeza do ser,
Sem saber,
Que o ácido no aço do ócio corrói.
Energia é a carga emocional que tu consegues absorver e emanar em um encontro com uma pessoa ou um grupo. Energia é a matéria por onde nos conectamos. Algumas pessoas fazem leituras instantâneas da coleção de cargas emocionais que alguém apresenta através do comportamento e outras vão viver toda uma vida sem entender nada, pois nasceram pra repetir ciclos, não para compreender padrões. Toda existência é única, rara e deve ser tratada de forma individual, importante lembrar disso para nunca deixar de sentir empatia por uma carga emocional boa. Todos somos energias boas e ruins.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp