Coleção pessoal de RenataGodoyMdeMelo

1 - 20 do total de 30 pensamentos na coleção de RenataGodoyMdeMelo

⁠Sim, por trás de todo excesso ou exagero, existe uma carência ou uma dificuldade emocional, gerada por conflitos diversos, adormecidos no labirinto do inconsciente.

⁠Nossos problemas emocionais reprimidos pela nossa mente inconsciente , nos aprisiona ao ciclo vicioso da turbulência e da repetição aos fracassos.

⁠A hipocrisia é como o "ácido hialurônico" que disfarça, rechaça e mascara as "rugas" das maldades existenciais do tempo!

Somos seres tão complexos, justamente pelo poder da subjetividade de cada um. Cada pessoa carrega um leque de emoções, sejam experiências negativas ou positivas. O diferencial é que cada indivíduo reage de um jeito, devido ao equilibrio ou não das pulsões inconscientes.⁠

⁠Como você sente-se hoje, na atualidade? Metaforicamente especificando, você está vivendo uma fase tranquila como um mar sereno ou uma fase confusa, agitada, angustiante e turbulenta como um mar revolto?

Temos nossos momentos e nossas fases, mas pode apostar, tudo é aprendizado! A terapia psicanalítica é um norte?

- Sim, é um processo gradativo em que o cliente ou paciente vai aprendendo a conduzir o seu próprio barco e desenvolvendo meios de lidar com as dificuldades, não numa mágica rápida e nem numa prepotência de obter uma vida perfeita, mas é um compreender sobre sua própria essência e o que poderá criar em seu próprio universo. É um aliviar de certos sintomas que trazem inércias e medos. Tudo ao seu tempo, numa compreensão sobre a dor e o amor, numa visão mais ampla e realista da vida.

A luz da nossa mente consciente só acende com intensidade, promovendo clareza, quando a retórica do nosso inconsciente vem à tona!⁠

⁠Estamos sempre aprendendo, crescendo e evoluindo. Não existem verdades absolutas, somos subjetivos e a sociedade é dinâmica, e transformadora. É salutar ter humildade e compreensão psicossocial.

⁠A vulnerabilidade social prejudica toda a contínua formação psíquica do indivíduo, pois é um fator que desencadeia o desequilíbrio das pulsões, aflorando com intensidade a pulsão de morte em cada membro familiar. É desgastante, estressante e traumatizante!

⁠Admitirmos e reconhecermos as nossas responsabilidades em determinadas situações e etapas de nossas vidas, não é uma tarefa fácil! É trabalhoso e até pode ou poderá ser muito doloroso, mas faz-se necessário essa viagem interpretativa, e a terapia psicanalitica conduz esse processo através das técnicas apropriadas para esse espaço libertador dos sintomas; claro que de forma gradativa. A fala aleatória do/a paciente é o fio condutor do/a psicanalista para contribuir com o/a mesmo/a sobre o autoconhecimento.

Assumirmos e compreendermos as nossas responsabilidades e consequências ocasionadas pelas nossas próprias decisões, nos conduz de maneira reflexiva ao entendimento de nossa autonomia e nos fortifica humildemente sobre a questão do nosso próprio autoconhecimento, e é de fato um conhecer interpretativo da nossa trajetória histórica subjetiva.

⁠O mundo não é sombrio, as pessoas que se escondem em suas próprias sombras egocêntricas, por medo de caminhar em estradas solares.

⁠Fugir dos problemas não é uma solução adequada, pelo contrário é uma bola de neve, que cedo ou tarde prejudicará a sua trajetória de vida, pois a parte psíquica é a nossa enigmática engrenagem.

⁠Impor limites com proeza e sabedoria, não te faz ser uma pessoa indelicada, mas te traz objetividade, sem perder sua própria subjetividade e o seu senso psicossocial. Impor limites promove equilíbrio em diversas ações cotidianas da vida, sem perder a afetividade construtiva.

⁠Nem todo sorriso abundante é verídico, alguns são mecanismos de defesa inconscientes para esconder a profunda dor da alma, por isso é importante ter empatia com o próximo.

⁠Cada pessoa tem um mar de histórias e uma interpretação subjetiva de suas próprias vivências, então não se cobre tanto, tudo é aprendizagem para um bem maior.

⁠Olhar para si mesmo e reconhecer suas próprias qualidades, seus defeitos e suas limitações não é uma tarefa fácil, requer humildade, paciência e resiliência.

⁠Seja qual for a crise, passar por essa etapa reflexiva é uma grande oportunidade de crescimento pessoal. Pena que a maioria das pessoas não conseguem compreender a trajetória e ainda resmungam sem limites.

⁠O/a psicanalista não deve desprezar um ou mais atos falhos do/a paciente, pois são rumos importantes e condicionantes ao inconsciente.

⁠Mesmo que o mundo te "obrigue" a ser forte o tempo todo, saiba que as vezes é normal sentir-se inseguro ou triste, afinal você não é constituído de aço, mas sim, de carne, osso, sangue e alma.

⁠A vulnerabilidade social prejudica e atrasa toda contínua formação psíquica do indivíduo, pois é um fator que desencadeia a pulsão de morte em cada membro familiar.

⁠"A psicanálise proporciona aos pacientes ou aos clientes um despertar gradativo, um autoconhecimento transformador."