Inteligência Emocional
Como está a sua conta corrente emocional? Está no limite para estourar? Tem crédito para investir? Usa o rotativo em sua rede de relacionamentos? Débitos e pendências? Pense nisso.
Se você acredita que o dinheiro é um mal necessário, sua crença de autopreservação fará de tudo para que você tenha o mínimo possível
Que tal abrir mão daquilo que não está de acordo com seus valores?Pedir ajuda, ou conselhos, para as pessoas certas em momento oportuno,é uma atitude inteligente.
É preciso entender que existem aqueles momentos para trocação de palavras - em que se protagoniza situações desgastantes para o repertório de paciência e sabedoria -, e outros somente a serem observados como um mero espectador que alimenta a inteligência emocional e o "No Stress" à la paz e amor - em nome da infalível (e velha) política da boa vizinhança.
A vida é criativa, surpreendente e tem a capacidade de oferecer realidades que são, em alguns momentos, muito piores do que poderíamos imaginar!
É URGENTE SER INTELIGENTE
A única coisa realmente urgente para qualquer pessoa é se manter em vida. E para isso, precisa desenvolver e refinar a "intus legere", a capacidade de interpretação e leitura de movimentos, discursos e comportamentos.
Caso contrário, serás escravo da imagem, da ilustração, da voz e da aparência; agindo, crendo e vivendo, guiado pelas pulsões emocionais e com altíssimos níveis de cortisol, ignorância, ansiedade, obesidade e depressão. A sua inteligência ou a sua leitura interna dos cenários que te apresentam, sejam eles reais ou sensacionalistas, vai determinar o seu estado de saúde mental e emocional.
A escolha é nossa.
Podemos tirar lições de tudo e através de todos, aprendendo com alguns o que não devemos fazer e com outros o que devemos fazer.
Crescimento profissional é o resultado do aprimoramento das habilidades técnicas, associado a melhoria do gerenciamento das emoções intrapessoal e interpessoal.
Viver a nossa vida intensamente, ser nossa verdade, nos amarmos em primeiro lugar e ter nossa própria história pra contar, não significa que as pessoas que amamos não fazem parte disso, mas antes de um dia sermos “NÓS” com alguém, somos nosso próprio elo, nossa própria direção.
A vida é vivida durante a caminhada. Podemos escolher aprender ainda que tenhamos alguns tropeços no trajeto.
Eu aprendi que em uma discussão, ou crise qualquer, temos que cuidar e ter condições de escolher as melhores palavras. Não é prudente humilhar, diminuir, desrespeitar, julgar motivações, sugerir necessidade de Deus, loucura ou tratamento mental e, em última instância, sugerir a morte da outra pessoa. Tudo isso, dependendo do ambiente e da frequência, pode ser considerado como abuso.
Respeito a gente precisa ter em todos os momentos, principalmente durante uma discussão, porque não se consegue segurar ou apagar as palavras que foram ditas e, dependendo do que se fala, o processo de perdão fica muito mais difícil!
Movimentos que promovem acessibilidade não devem ser entendidos como "benefícios especiais", mas como esforços necessários para a inclusão de pessoas.
O networking conta muito e é fundamental dentro das relações, mas o olhar compassivo, o ato de estender a mão e construir as pontes necessárias para que as conexões certas sejam feitas para ajudar alguém que necessita é mais do que importante, é sublime!
