Dor Emocional x Dor Física

Cerca de 273 frases e pensamentos: Dor Emocional x Dor Física

DOR FÍSICA X DOR EMOCIONAL

O maior medo do ser humano, depois do medo da morte, é o medo da dor. Dor física: um corte, uma picada, uma ardência, uma distensão, uma fratura, uma cárie. Dor que só cessa com analgésico, no caso de ser uma dor comum, ou com morfina, quando é uma dor insuportável. Mas é a dor emocional a mais temível, porque essa não tem medicamento que dê jeito.

Uma vez, conversando com uma amiga, ficamos nessa discussão por horas: o que é mais dolorido, ter o braço quebrado ou o coração? Uma pessoa que foi rejeitada pelo seu amor sofre menos ou mais do que quem levou 20 pontos no supercílio? Dores absolutamente diferentes. Eu acho que dói mais a dor emocional, aquela que sangra por dentro. Qualquer mãe preferiria ter úlcera para o resto da vida do que conviver com o vazio causado pela morte de um filho.

As estatísticas não mentem: é mais fácil ser atingida por uma depressão do que por uma bala perdida. Existe médico para baixo astral? Psicanalistas. E remédio? Anti-depressivos. Funcionam? Funcionam, mas não com a rapidez de uma injeção, não com a eficiência de uma cirurgia. Certas feridas não ficam à mostra. Acabar com a dor da baixa auto-estima é bem mais demorado do que acabar com uma dor localizada.

Parece absurdo que alguém possa sofrer num dia de céu azul, na beira do mar, numa festa, num bar. Parece exagero dizer que alguém que leve uma pancada na cabeça sofrerá menos do que alguém que for demitido. Onde está o hematoma causado pelo desemprego, onde está a cicatriz da fome, onde está o gesso imobilizando a dor de um preconceito? Custamos a respeitar as dores invisíveis, para as quais não existem prontos-socorros. Não adianta assoprar que não passa.

Tenho um respeito tremendo por quem sofre em silêncio, principalmente pelos que sofrem por amor. Perder a companhia de quem se ama pode ser uma mutilação tão séria quanto a sofrida por Lars Grael, só que os outros não enxergam a parte que nos falta, e por isso tendem a menosprezar nosso martírio. O próprio iatista terá sua dor emocional prolongada por algum tempo, diante da nova realidade que enfrenta. Nenhuma fisgada se compara à dor de um destino alterado para sempre.

Martha Medeiros
195 compartilhamentos

Ao abuso das nossas faculdades físicas sucede a dor; às perversões do espírito seguem o pesar e o arrependimento.

Jaime Balmes

Diante da dor emocional, só há uma ordem a respeitar: paciência. De nada adianta inventar alegrias fajutas e se oferecer para a cobiça do mundo sem antes estar com alma serenada e forte. É preciso saber esperar, do contrário a gente se atrapalha e só reforça a miséria existencial que preenche as madrugadas. Basta de tanta gente evitando pensar, evitando chorar, evitando olhar para dentro de si mesmo, sorrindo de um jeito tão triste que só faz demorar ainda mais o reencontro com o sorriso verdadeiro - aquele aguardando a hora certa de voltar.

Martha Medeiros
12 compartilhamentos

A dor parece uma ofensa à nossa integridade física.

Clarice Lispector

Eu também queria escrever, e seriam duas ou três linhas, sobre quando uma dor física passa. De como o corpo agradecido, ainda arfando, vê a que ponto a alma é também corpo.

Clarice Lispector

As dores emocionais são muito mais intensas do que as dores físicas, compreenda!

Tayrelene do Vale

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais, descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida.

William Shakespeare
188 compartilhamentos

Aprendi que falar pode aliviar minhas dores emocionais.

William Shakespeare
22 compartilhamentos

Gostar de si mesmo, sem egoísmo. Apreciar as pessoas em volta. Cuidar da saúde mental e física. Gostar dos seus horários. Não ficar melancólico, mas guardar na lembrança as melhores coisas da vida. E não abrir mão de ser feliz. A busca da felicidade já justifica a existência.

Dorival Caymmi
65 compartilhamentos

A dor física não se compara a dor mental quando você se sente desprezado!

THAYRINI
36 compartilhamentos

As dores físicas são causadas pela dor na alma.
Mas alma dói? Sim, dói... Só eu sei como dói.

Yoseph Heros
54 compartilhamentos

Somos humanos! Que bom que somos humanos!
Assim, imersos nas águas emocionais, podemos sentir os impactos das polaridades tão presentes em nossas vidas. Impactos que nos despertam do sono letárgico do "existir" para a expressiva aurora do "viver". Impactos que nos mostram que o equilíbrio se faz no caminho do meio...
Equilíbrio? Equilíbrio é chão; é lição! É vida pautada no agora, meu irmão!

Maria Aparecida Giacomini Dóro

Em princípio, a ferida emocional costuma ser inibidora da lógica. Tende a incapacitar boas decisões. Mas no tempo certo, seremos capazes de anular a causa. Então, ao invés de nos parar, terá nos feito mais fortes.

Jader Medeiros

"Paixão nada mais é, que um vício emocional. A fuga de sentimentos ruins, tais como, tristezas, dores, frustrações. Mas, assim como passam as paixões, passam também os males interiores."

Roselene N. Saint'Anna

Como todo mundo, sofro de dores físicas e/ou emocionais, mas a vida é feita disso, e enquanto estou vivo tenho que suportar, sem vitimização. Estou aprendendo a sorrir, a mudar o foco. Não adianta ficar me focando só nas coisas ruins da vida, há coisas boas. Sempre há. Estou aprendendo a sorrir pelas coisas boas em meio as coisas ruins. Estou ainda aprendendo a viver.

Christian V. Louis

O que mais dói nas pessoas não são as dores físicas, mas as dores emocionais.

Jhon Herbert
Inserida por JhonHerbert

É que normalmente nossas dores, sejam físicas ou emocionais, somos nós quem causamos
Resumindo, somos meio burrinhos.

Gfersan
Inserida por Gfersan

PERDÃO

Perdoar não é apoiar comportamentos que te tragam dores físicas ou emocionais e nem fazer de conta que nada aconteceu, mas sim uma escolha do MODO DE VIVER.

Nessa ESCOLHA mantemos uma distância psíquica nos protegendo emocionalmente de sentimentos destrutivos.

Quando você se desprender mentalmente, passará a DESVIAR o foco dos acontecimentos passados e SINTONIZARÁ nas possibilidades de ganhos futuros.

Assim estabelece a DESCONEXÃO e traz a LIBERTAÇÃO daquilo que não te deixa seguir em frente.
Se permita!

Cléo costa
Inserida por cleocostacoach

Todas as dores físicas ou emocionais passarão. Com a vida ou com a morte. Nada é para sempre.

Swami Paatra Shankara
Inserida por swamipaatrashankara

Tudo que eu puder fazer pra aliviar suas dores físicas e emocionais eu faço, e embora eu queira te livrar dos sofrimentos e das decepções da vida, sei que às vezes vou ter que permitir que você faça escolhas que vá te machucar e doer por muito tempo, pois sei que não posso te proteger de suas escolhas para sempre, mesmo que eu queira! Mas sempre que eu puder te proteger de qualquer dor eu farei isso.

Marcos Feitoza
Inserida por Perspicaz