Inteligência e Esperteza
"O sábio não se deixa iludir pela aparência que se oferece aos olhos, pois sabe que o valor das coisas não reside no brilho exterior e sim na substância que se revela ao exame atento e paciente. Assim como o livro não se conhece pela capa, também os homens e as obras não se medem pela primeira impressão, mas pela consistência de seu conteúdo e pela firmeza de sua essência. Julgar com prudência é exercício de disciplina interior, sendo necessário conter o impulso do olhar apressado e cultivar a serenidade daquele que busca a verdade além da superfície.”
Do Céu vem chuva e providências para o sábio,
mas o tolo confia em si e acaba se fadigando
antes do tempo. Todo desobediente fica doente,
mas o sábio confia plenamente em DEUS!
O tolo cuida do dinheiro,
que todo dia perde valor,
o sábio cuida do nome,
pois um bom nome
é riqueza que não acaba nunca!
O verdadeiro sábio,
perto do tolo, se faz de tolo,
para não gastar sabedoria,
com quem pensa
que já sabe de tudo!
Mesmo após alcançar destaque ou especialização, o verdadeiro sábio mantém viva a lembrança e o respeito pelos seus Mestres. A verdadeira grandeza de um discípulo não está em ultrapassar quem ensinou, mas em honrar o legado recebido e transmitir esse conhecimento com a mesma humildade e gratidão por aqueles que o orientaram no caminho.
#VÁCUO
Tempo...
Sábio ingrato tempo...
Tal qual ladrão furtivo...
Que me rouba sem que eu me perceba...
Minhas idéias...
Minhas imagens...
Minhas palavras...
Meus alentos...
Transforma em cinza minhas saudades...
Os sonhos por mim vividos...
As minhas dores sofridas...
Minhas penas...
Minhas conquistas...
Até elas serão esquecidas...
Assim como amores e desejos...
Sugados ao vácuo...
Preteridos...
O amor mais árduo...
Suprime...
Suas marcas me oprime...
Torna-se pesado...
Tempo que não me ignora...
Transforma as minhas esperas...
Sufoca minhas horas...
Me fustiga...
Traz-me vitórias e derrotas...
Para ti pouco lhe importa...
Será castigo?
Nada terei?
Mais nada?
Nada mais serei?
Nem um pequeno momento?
Relegado ao esquecimento...
Nem mesmo tormentos...
Terei...
Tudo será esquecido...
Até mesmo meus motivos...
Não o compreendo...
E isso deixa-me estarrecido...
Um miserável ontem...
Um ditoso hoje...
Amanhã o que serei?
O tempo em mim já é perdido...
De mim já nem mais falo...
Palavras tornariam-se ecos...
Já não quero mais nada...
Pois tudo nasce e morre...
A cada alvorada...
Tempo...
Tempo...
Meu amante...
Meu algoz...
Esconderá minha alma?
Lentamente...
Lentamente...
Apagando minha voz...
Na escuridão que se avizinha...
Nada mais...
Nada mais serei.
Sandro Paschoal Nogueira
Caminhos de um poeta
ATALHO PARA SER LUZ
Dar importância à vida de seu semelhante é o caminho mais sábio para fazer a sua brilhar. Você os enternece de uma forma tão esplendorosa. Não retenha nada; seja um doador e receptor. Quanto mais você se doa, mais o Céu se expande para celebrar a sua história!
Lu Lena / 2026
CONSELHO SÁBIO...
Ria muito do seu passado…
Ria ainda mais de seu presente…
E dê muita gargalhada no seu futuro…
Se a vida vai passar então que passe sorrindo…
Palavras de um ateu convicto, "o amor é sábio e o ódio é tolo" enquanto muitos religiosos se amatam em guerras estúpidas e em discussões insalubres, contudo, dizem estarem buscando a paz, espalhando discórdia e intolerância.,
O sábio não reage aos estímulos imediatos, como faz o animal primitivo. Ele filtra toda boa intenção, seja de amor ou de ódio, de repulsa ou elogio.
Sobre a Vaidade da Sabedoria
A sabedoria não leva a nada.
Como morre o tolo, morre o sábio.
Tudo o que o sábio sabe é, em última instância,
para alimentar a própria vaidade —
para poder se orgulhar do que supõe ter entendido.
É verdade que, às vezes, a sabedoria o livra
de certos abismos onde o tolo cai sem perceber.
Evita-lhe perigos, enganos, precipícios.
E o tolo, ignorante de tais ciladas,
paga caro — muitas vezes com a própria vida,
morrendo antes da hora,
ceifado pela própria inconsequência.
Contudo, nem isso é razão suficiente
para que o sábio receba honras imerecidas
por seu árduo trabalho em busca do saber.
Pois todo conhecimento, por mais vasto,
se perde no tempo e no espaço,
como areia que escapa por entre os dedos
do homem que acreditava segurá-la.
O homem vê fragmentos.
O sábio enxerga conexões.
Tudo parece disperso: poder, tecnologia, religião, dinheiro, ciência.
Mas por trás do visível há padrões.
Não é o mapa que liga tudo.
É a mente que aprende a discernir.
Quem não entende os sistemas chama de mistério.
Quem entende os princípios chama de ordem.
Impérios sobem e caem.
Tecnologias mudam.
Narrativas se transformam.
Mas as leis que regem o poder permanecem:
Conhecimento gera influência.
Influência gera controle.
Consciência gera liberdade.
O verdadeiro despertar não é coletivo.
É interior.
Quem domina a si mesmo não teme elites.
Quem compreende os ciclos não se desespera.
Quem busca sabedoria antes da força governa com equilíbrio.
Pois mais valiosa que qualquer mapa é a mente treinada.
E mais poderosa que qualquer sistema é a consciência disciplinada.
Assim age o sábio.
O sábio se contenta com o que é e floresce no que domina, pois sabe que a paz de ser autêntico vale mais do que o cansaço de sustentar uma farsa
A diferença entre o sábio e o maluco é simples: um domina o conhecimento, o outro domina a surpresa.
Suas escolhas determinarão o tamanho da sua felicidade, de sua realização.
Seja sábio e, seja objetivo e, tenha sucesso.
