Inteligência e Esperteza
O sábio não se importa se alguém o chama de sábio, mas o tolo proclama com a própria boca que é sábio. 🎺
O rei Salomão foi sábio diante de muitas nações da sua época, mas tolo perante Deus, porque adorou deuses que não lhe deram sabedoria, riqueza nem paz.
📖 1Rs 3:12-13; 1Rs 11:4-6; Pv 9:10
O sábio não caminha em um só mundo, mas em muitos. Ele conhece as trilhas invisíveis, os portais ocultos e os atalhos do tempo. Para aquele que vê além, o passado e o futuro são apenas reflexos de um mesmo instante eterno.
“Não é frio quem não se apega fácil; é sábio, pois aprendeu que sentimento sem reciprocidade é desperdício.”
É mais sábio confiar no tempo de Deus
do que na benevolência instável dos homens.
O que nasce da vontade humana se desgasta,se frustra, se contradiz.
Mas o que se cumpre no tempo divino
vem sem pressa e sem ruído e quando chega, revela que nada foi espera,
tudo foi preparação.
O verdadeiro sábio não se preocupa com a ideia de paraíso, o paraíso já se encontra contido na sua verdade
Sempre me encontro comigo mesmo nas coisas que eu já escrevi. Como pude ser tão velho e sábio anteriormente e, agora, tão jovem e curioso? Todos esses eus não dependem do tempo, estamos todos aqui.
Da sabedoria
Não terá o sábio consciência da sua irresponsabilidade e da sua atitude temerária ao construir uma doutrina, verdadeira receita de vida, para cristalizar o que passou por um momento na sua mente?
Poderá ele criar fórmulas e receitas para influenciar os outros quando isso só se refere a si próprio e não tem valor quando aplicado a outras pessoas?
Correrá o risco de ser chamado de ser iluminado quando não tem certeza de que a sua comida é um veneno ou um alimento?
Acreditará ser a justa medida do mundo, sendo apenas mais um bobo e frágil ser humano?
[Antífona do Último Sábio a deixar o Recinto]
O fim,
Chega para todos,
Em sua totalidade.
O mundo é deveras medíocre,
Se não o fizermos extraordinário.
Em cada contorno
Um universo peculiar,
A cada traçado,
A obra-prima
Se revelando.
Eu não ousaria dizer
O que você deve fazer
Com a sua vida,
Porque eu não admitiria
Que você dissesse,
O que eu devo fazer
Com a minha.
A vida vai ter
Que me arrancar daqui,
Eu não vou sair
Por conta própria.
Eles condenaram o mundo,
Enquanto dormíamos
Tranquilamente,
Sonhando com um futuro,
Em nossa ingenuidade
Permanente,
Esquecemos,
Que para fazer planos
É necessário um presente.
Quando digo eles,
Estou dizendo
Nós.
Constatando
A estupidez
Estampada na carne,
Só há uma forma
De viver neste mundo,
E é discordando dele.
Pois,
O destino do poder é a
ruína.
Às vezes
Queremos atribuir,
Um sentido grandioso
E extraordinário,
A momentos
Específicos da vida.
Mas com o tempo,
Percebemos,
Que só os instantes
Mais singelos,
São sublimes.
E que a
simplicidade
É o que há,
De mais sofisticado
No UNIVERSO.
Assim sendo,
Tudo
Chega ao fim,
Até mesmo
A finalidade.
E a Poesia começa,
Quando o Poeta
termina.
(Michel F.M. - Atlas do Cosmos para Noites Nebulosas - Trilogia Mestre dos Pretextos)
