Inteligência e Esperteza

Cerca de 15422 frases e pensamentos: Inteligência e Esperteza

Um homem verdadeiramente sábio não utiliza seu conhecimento para dominar ou humilhar os outros. Pelo contrário, ele reconhece que todo aprendizado traz consigo uma responsabilidade moral

⁠"O silêncio do sábio incomoda o inútil, o silêncio do inútil não incomoda o sábio."

"Um abacaxi sábio governa melhor do que um rei ignorante."

Ser sábio não é acumular respostas,
mas reconhecer limites e caminhar dentro deles.
O vento me atravessa sem pedir licença,
a terra me sustenta sem exigir mérito,
e nisso há uma lição contínua,
pois a humildade é consentir em ser conduzido,
sem máscaras, sem defesa.
E assim sigo leve, porque, ao aceitar quem sou,
a luz encontra uma passagem natural
e não precisa disputar espaço para me alcançar

A fé é o modo sábio da alma enxergar além da dor.

O
sábio fala
quando é tempo;
o insensato fala
o tempo todo.

A boca revela o que
o coração esconde;
por isso o sábio
purifica primeiro
a alma antes de falar.

Aprender é ouvir;
crescer é aplicar;
ser sábio é não
repetir os mesmos
erros.

Tornar-se sábio é, finalmente, enxergar o óbvio.

Chamam de sábio aquele que repete, palavras já moldadas, já ditas ao vento, ecoando pensamentos alheios como se fossem seu próprio alento.


Mas nunca ousou perguntar o porquê das coisas, nem mergulhou no silêncio do que não se vê, fugiu das verdades não escritas, com medo do que poderia entender.


Faltou-lhe a inquietação que desperta, a centelha que quebra correntes invisíveis, a coragem de enfrentar o vazio e questionar os limites possíveis.


Pois pensar dói… mas liberta, e enxergar vai além do olhar comum, é rasgar o véu das certezas frágeis e nascer de si mesmo, um por um.


Então não implore por respostas prontas… elas aprisionam mais do que guiam. Peça visão — daquelas que transformam, que inquietam, que desafiam.


Não busque abrigo no conforto raso, nem descanso em ilusões passageiras… busque compreensão profunda, mesmo que ela venha em tempestades inteiras.

Uma verdade


O homem sábio não se preciona com a beleza mas sim com o comportamento que ela apresenta....


Binilson Quissama

Se um sábio como antigos filósofos governar um país será que a política vai mudar??

⁠Disse um sábio:

“ Muitos têm falado em ano novo, mas esquecem do que de fato faz a diferença.
Não adianta um ano novo sem um novo ser, se nossas atitudes continuarem as mesmas, que ano novo chegou?
Para se ter um ano novo, de fato, deve haver uma nova perspectiva, deve haver notas atitudes, deve-se abandonar maus hábitos:

- Deve-se arrepender daquilo que se fez erro e do ato errôneo;
- Deve-se perdoar quem lhe fez mal e abandonar as magoas;
- Deve-se pedir perdão pelas ofensas cometidas;
- Deve-se falar menos e agir mais em prol do amor e das virtudes em si;
- Deve-se abandonar o velho eu, a velha e maculada essência.

Se estas coisas e as que podemos acrescentar aqui, que tenham bom efeito, não forem nosso alvo, nossa convicção e nosso modelo de novo ser, ter um ano novo não faz nenhum sentido. ”

Como diria o sábio: “ Sem um ser novo não tem sentido um ano novo !”

Onde o desatento enxerga apenas uma poça d'água, o sábio vislumbra um oceano, mas reconhece que o passo deve ser dado na poça.

"O homem sábio não mede sua grandeza pelo dinheiro que acumula, mas pela humanidade que preserva."


(Osman Matos, séc. XXI)

O sábio faz do tempo um instrumento;
o imprudente reduz-se a contemplar sua passagem.

Eu não pretendo ser o grande sábio, não quero ditar regras, tão pouco ser uma referência pensante, com teorias históricas ou linguísticas na ponta da língua... Quero apenas deixar as minhas ideias fluírem através de meus atos e citações poéticas, se as mesmas forem dignas de aceitação, não me importarei que a sigam...

Valorizamos nossas vidas e as de quem amamos aqui e agora... O sábio reconhece que a moral busca a preservação da vida

⁠Amo o silêncio sábio das pessoas comuns. Na maioria das vezes, eles diziam mais para nós do que qualquer acadêmico.

Me pego a pensar
o sábio tempo muito
coisa ainda tem para
me mostrar.
Sei que ao mesmo tempo
que passa lentamente, rapidamente
e tudo pode mudar, o tempo é denso
sensato e tudo tem sua hora a acontecer.
Quando minha hora então chegar, posso
então agradecer e tudo aconteceu no seu tempo certo.