Inteligência e Esperteza
ESTA VIDA
Esta Vida
Um sábio me dizia: esta existência, não vale a angústia de viver. A ciência, se fôssemos eternos, num transporte de desespero inventaria a morte. Uma célula orgânica aparece no infinito do tempo. E vibra e cresce e se desdobra e estala num segundo. Homem, eis o que somos neste mundo.
Assim falou-me o sábio e eu comecei a ver dentro da própria morte, o encanto de morrer
Um monge me dizia: ó mocidade, és relâmpago ao pé da eternidade! Pensa: o tempo anda sempre e não repousa; esta vida não vale grande coisa. Uma mulher que chora, um berço a um canto; o riso, às vezes, quase sempre, um pranto. Depois o mundo, a luta que intimida, quadro círios acesos: eis a vida
Isto me disse o monge e eu continuei a ver dentro da própria morte, o encanto de morrer.
Um pobre me dizia: para o pobre a vida, é o pão e o andrajo vil que o cobre. Deus, eu não creio nesta fantasia. Deus me deu fome e sede a cada dia mas nunca me deu pão, nem me deu água. Deu-me a vergonha, a infâmia, a mágoa de andar de porta em porta, esfarrapado. Deu-me esta vida: um pão envenenado.
Assim falou-me o pobre e eu continuei a ver, dentro da própría morte, o encanto de morrer
Uma mulher me disse: vem comigo! Fecha os olhos e sonha, meu amigo. Sonha um lar, uma doce companheira que queiras muito e que também te queira. No telhado, um penacho de fumaça Cortinas muito brancas na vidraça Um canário que canta na gaiola. Que linda a vida lá por dentro rola!
O ignorante, o sábio e o sensato não são três homens diferentes. São três momentos de um mesmo homem em sua jornada pelo conhecimento.
“O mais rico e sábio entre os homens pagou com sangue e levou consigo os pecados da humanidade. Existe, sim, um valor inestimável nos erros quando aprendemos com eles e valorizamos o sangue que corre em nossas veias.”
“Ao forjar barro com terra e saliva, o sábio carpinteiro ensinou que clareza não nasce da lógica, mas da fé aplicada com intenção.”
O silêncio de um sábio é muito mais enlouquente do que todas as suas pronúncias juntas porque quando ele se cala não é bom pra ninguém e todos perdem sem exceção.
A vida e como dois ônibus, cada um tem um destino diferente, seja sábio nas suas escolhas e inteligente nas decisões.
E sempre lembre-se você é responsável pelas consequências!
O filho que se acha sábio demais para ouvir o pai acaba sendo tolo o suficiente para se tornar o bobo da corte do mundo.
"Se conselho fosse ruim, o sábio não daria e o ignorante não desprezaria. No mundo trilionário, o conselho é a escada para o topo."
Não é rico quem tem tudo, mas quem precisa de pouco; não é sábio quem acredita saber tudo, mas quem compreendeu que nada sabe.
O injuriador, em sua pobreza de espírito, lança mão do desprezo e do escárnio; o sábio, porém, revela a grandeza de sua maturidade na nobre eloquência do silêncio
