Impulso
Ela parou e repensou seus passos,
Não foi um retrocesso, mas um impulso audaz,
Para se reconectar com seu eu mais puro,
Aquilo que a fazia feliz, seu refúgio seguro.
Julgada e criticada, ela enfrentou,
Num mundo de medos, onde se deixou,
Pedaços de si, pelo caminho perdidos,
O que era fácil, tornou-se empecilho.
O tempo, que era amigo, tornou-se rival,
E alguém sempre diz: "Falta emocional",
Ou ela mesma se convence, sem razão,
De que precisa de mais gestão.
Ao repensar tudo, três passos deu atrás,
Foi o melhor impulso, encontrou sua paz,
Como se na linha de chegada estivesse,
E se reencontrou, com uma força que cresce.
O orgulho é um veneno sutil que envolve o coração e detona nossa humildade. É o impulso que nos torna insensíveis, impedindo a ampliação do nosso conhecimento e compreensão. É um perigo que nos separa de nós mesmos e dos outros.
A verdadeira força está em resistir ao impulso imediato e pensar nas consequências, optando por um caminho que promova o bem-estar coletivo.
Nossa jornada pela vida se alterna entre o impulso voraz para adquirir e a desilusão de manter o adquirido.
A virtude nasce do equilíbrio entre o desejo moral e a razão, onde o impulso de agir pelo bem é guiado por um senso profundo de justiça e retidão.
Pessoas proativas e altruístas usam seus sofrimentos e adversidades como impulso para crescer e prosperar. Já as vitimistas e pessimistas veem em cada problema e frustração motivos para espalhar a sua amargura e descontentamento.
"A verdadeira força está em resistir ao impulso de reagir quando o silêncio é mais poderoso."
O Guia Moderno de Salomão – Provérbios para os Tempos Atuais
"Não reajo por impulso, calculo. Minha paciência não é fraqueza, é estratégia. O silêncio não significa rendição, mas observação. Quando devolvo, é com precisão e no momento certo. Nada se perde, tudo se transforma em combustível."
No vasto tabuleiro da vida, cada peça parece se mover sob o impulso de ambições pessoais, sonhos e desejos. No entanto, há momentos em que os movimentos não são guiados pela vontade própria, mas por um propósito maior, invisível aos olhos mundanos. Nessas horas, compreendemos que somos parte de uma sinfonia divina, onde cada passo, cada vitória e até mesmo cada perda contribui para um destino grandioso, escrito por mãos que tecem os fios da existência com sabedoria infinita. Saber reconhecer esses momentos é sinal de verdadeira sabedoria, pois não há peça mais poderosa do que aquela que compreende seu papel no plano divino.
O líder de sucesso não é parceiro do tropeço que o derruba. Mas, é companheiro do impulso que o levanta e mantém-no de pé.
José Guaracir
- Relacionados
- Agi por impulso
- Já Fiz Coisas por Impulso
