Histórias com Moral da História
A moral não nos ensina como devemos ser...
Ensina como ter coerência em atitudes, perante aqueles que nos cercam.
Pensamentos e Reflexões
O mundo está cheio de gente que não acredita, não apoia, não faz e ainda quer ter moral para dizer o que os outros devem ou não devem fazer, como se o fracasso dela fosse uma regra universal.
Suas vastas camadas de informações,
não poderão me ajudar a lidar com o espectro moral do limiar de minhas vontades.
Como combater o Assédio Moral:
A Constituição Federal de 1988 garante a todos o direito aos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, bem como à dignidade humana e à cidadania. No entanto, o assédio moral é algo a ser combatido, pois interfere na liberdade, na dignidade e nos direitos de personalidade dos trabalhadores. Esse comportamento se manifesta por meio de atitudes abusivas que degradam o relacionamento no ambiente de trabalho, portanto, é imprescindível criar dispositivos jurídicos para inibir essa conduta.
Segundo o Excelentíssimo Sr. João Batista Brito Pereira, Ministro Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (T.S.T), que descreve na Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral, várias formas podem ser adotadas para prevenir o assédio moral no trabalho, sendo a principal delas a informação. Todos devem estar cientes do que é assédio moral e de como evitá-lo, conforme estabelece a Lei 8.112/90. Além disso, é dever dos servidores públicos manter conduta compatível com a moralidade administrativa, tratando as pessoas com urbanidade e sendo leais às instituições às quais servem. É necessário cuidado para não confundir responsabilidades e deveres com abuso de poder, pois exigir eficiência no trabalho e estimular o cumprimento de metas não caracteriza assédio moral, visto que toda atividade laboral impõe certo grau de exigência na definição de tarefas e resultados.
No ambiente de trabalho, é comum haver cobranças, críticas e avaliações sobre o desempenho profissional dos colaboradores. Eventuais reclamações por tarefas não cumpridas ou realizadas com displicência não configuram assédio moral. Essa conduta não se restringe apenas do chefe para o subordinado, podendo ocorrer de forma inversa, descendente, quando o trabalhador ou grupo de subordinados tentam boicotar as ordens de seu superior.
Por fim, é de suma importância que o Ministério Público, órgão fiscalizador, em conjunto com o Ministério do Trabalho, desenvolvam mecanismos e projetos de conscientização para coibir tais condutas. Em resumo, é necessário evitar que aqueles que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violem direitos ou causem danos a outrem ao praticar tais atos de forma reiterada, prolongada e abusiva. Somente assim, por meio de regras e procedimentos padrões, baseados no respeito disciplinar e no companheirismo, poderemos manter um ambiente de trabalho seguro, saudável e produtivo.
Hélio Aparecido de Assunção.
Um dos primeiros passos para o autoconhecimento é aceitar-se como é, sem se medir com a regra moral do outro.
A moral é uma atitude individual moldada pela cultura, que reflete as crenças e normas sociais de uma determinada sociedade.
A paz depende sempre de nossa educação moral, a paz é o melhor que existe.O auto cuidado se transforma em alegria.Estimule a si mesmo e perceberá a força da Vida lutando a seu favor.
Integridade, moral e ética.
Devem ser manifestados nas relações mais íntimas para moldar o tecido social alicerçado em valores nobres.
"O hedonismo é uma das mais eficazes formas de anestesia moral e, por conseguinte, de suicídio político.
Uma sociedade de hedonistas tende à anomia como a seu fim próprio".
Vivemos em uma sociedade em que honestidade virou imaturidade
O valor e a moral virou algo banal
Onde um povo que vive de aparência
Desdenha das crenças
Desconhece a maturidade
Não dispõem de humildade
Abusam da desonestidade
Sem respeito ao seu semelhante
A hipocrisia é constante
Um povo sem esperança
Sem fé na mudança
Conformados e acomodados
Com o caos instaurado que assola a humanidade
Um povo cheio de maldade
Nem aí para humanidade!
O estudo, lavoura do conhecimento, enriquece não só o labor, mas também a moral, numa sinfonia harmoniosa de crescimento pessoal e profissional.
A vergonha é o 'cinto de segurança' da civilização, mantendo-a na faixa da moral, da ética, da decência e da honra.
