Histórias com Moral da História
Pode e não pode. Certo e errado. Bem e mal. Ético e antiético. Moral e imoral. Esse foi o caminho seguido após uma ordem.
Nem todos que tentam te aplicar lições de moral são hipócritas. O fato de já terem passado pela questão não os classifica como ‘sem moral para falar do assunto’. Quem tem moral então? Quem nunca viveu a experiência e não sabe nada sobre ela? Incoerente. Os que lançam avisos hoje podem ser simplesmente os que passaram pela experiência ou cometeram no passado o mesmo erro que você está cometendo agora, e concluíram que aquilo não resulta em nada positivo - ou constataram que a coisa leva a cenários trágicos. São os instrumentos do universo a te dar alertas. Os professores de lição de moral verdadeiramente hipócritas, são aqueles que continuam fazendo hoje o mesmo que reprimem em você.
Inadequação Moral
É o pensar e o agir humano conflituante e contrário ao seu propósito ( ser para com) e destino (ponto de chegada). Tudo se Inicia no pensamento. O propósito existencial fica latente enquanto a vontade desnorteada vagueia sem rumo. Por muito vaguear perde-se em si mesmo, pois está desprovida de bússola. Então, surgem os frutos, fruto de escolhas sem escolha, insaciáveis desejos sem vontade, mares sem norte e destinos sem pontos de chegada.
“Nada é mais impreciso do que a régua que mede a MORAL. Em cada família ela tem uma dimensão, em cada cidade uma extensão e em cada doutrina uma interpretação. A moralidade se adequa à elasticidade, ao retraimento e ao estufamento. É feita com material que se deforma no lapso temporal. Tem pouca imunidade aos efeitos da necessidade. Varia conforme a classe social, a prática do casal, o grau de instrução, e com a própria evolução. Sofre os resvalos da conveniência, da leniência e até da jurisprudência. Cada moral tem seu preço, cada desejo seu apreço. Um é corrompido pelo capital, o outro pelo sentimental, tem o que não resiste ao ego e aquele que a ganância lhe deixa cego. A moral da história é que ela foge da memória.”
Concordo com o mestre Ziraldo, ler e melhor que estudar, estudei para as provas de educação moral e cívica e esqueci tudo. Mas o Drumond não me sai da cabeça.
“O dano moral é a dor, o espanto, a emoção, a vergonha, a aflição física ou moral, em geral, uma dolorosa sensação provada pela pessoa, atribuindo à palavra dor o mais largo significado”.(Minozzi)
“E quando pessoas se utilizam de poder e dinheiro para manipular uma quadrilha de inescrupulosos baratos com a finalidade de armar algo para tentar transformar em verdade uma calúnia e falsa denunciação. Os efeitos serão devastadores, levando a vítima a se auto-excluir pra sempre de seu convívio social, é a tristeza também no seu mais largo significado”.(Santo Anhaya)
Enquanto não fores verdadeiramente livre , não estarás sendo moral ou ético, serás apenas mais um prisioneiro da norma-ortodoxa imposta pela sociedade.
A bebida alcóolica serve para você passar mal ficar de ressaca moral ter dor de cabeça ficar mal do estômago. Mas depois de tudo isso que você passa você acaba ficando bem melhor do que você estava. A filosofia é passar mal para se sentir melhor. E assim caminha a humanidade.
Dizem por aí que mulher é tudo igual
na moral para mim é diferente, umas são simples outras exigentes, algumas são coelhinhas outras são serpentes,
umas só querem o seu dinheiro outras te amam por inteiro, o que diferencia é a atitude, umas querem ser amadas outras só ilude.
A fragilidade moral é questionável na qual a sociedade entrou nos últimos anos, está nos levando a uma paranóia agressiva - a dúvida, que deveria ser um momento para reflexão, se tornou o detonador de opiniões desprovidas de bom senso
Assaltaram o país travestidos de juízes, de heróis tupiniquins, defensores da moral, da família e da pátria. Reis ungidos pela fé; e a política, sempre ré, é quem pode redimir o país entregue a lobos que desfilam em suas togas.
Sempre que ouço falar de qualquer desvio ético/moral, por parte dos mesmos; isto penso:
Os líderes das religiões…
Por tanto delas terem estudado;
Neles não se admite a mínima falha;
Tenhamos dos que em tais falham, cuidado;
Pois não há entre nós pior escumalha!
Escumalha, por saberem melhor;
Que qualquer um de nós, ‘que é pecar!...
Tanto ferindo O nosso Criador;
Sempre que do bem, tenham desviar.
Desviar, por terem tanta maldade;
Que a todos engana, a torto e a direito;
Sem escrúpulos, por em tais não terem!...
O que andaram a aprender, sem vontade;
Que nada mais foi que o terem respeito;
Por o pecado, tão bem; conhecerem!!!
Com profunda mágoa;
Sua lei me tornou ilegal
Me chamaram de suja, louca e sem moral
Vão ter que me engolir por bem ou por mal
Agora que eu atingi escala mundial
Ah, esses falsos moralistas, conservadores de araque, que se dizem defensores da moral e dos bons costumes, não perdem por esperar, pois haverá um momento em que todos perceberão que eles não passam de embusteiros, adeptos do seguinte ditado popular " faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".
