Grecia

Cerca de 50 frases e pensamentos: Grecia

TALES DE MILETO

Um sofista se aproximou de Tales de Mileto, um dos Sete Sábios da Grécia Antiga, e intentou confundi-lo com as perguntas mais difíceis. Porém o Sábio de Mileto esteve à altura da prova porque respondeu a todas as perguntas sem a menor vacilação e assim mesmo com a maior exatidão.

1 - Qual é a coisa mais antiga?

-- Deus, porque sempre tem existido.

2 - Qual é a coisa mais formosa?

-- O Universo, porque é obra de Deus.

3 - Qual é a maior de todas as coisas?

-- O Espaço, porque contém todo o Criador.

4 - Qual é a coisa mais constante?

-- A esperança, porque permanece no homem depois que haja perdido todo o mais.

5 - Qual é a melhor de todas as coisas?

-- A Virtude, porque sem ela não existe nada de bom.

6 - Qual é a mais rápida de todas as coisas?

-- O Pensamento, porque em menos de um minuto pode voar até o final do Universo.

7 - Qual é a mais forte de todas as coisas?

-- A Necessidade, porque faz com que o homem enfrente todos os perigos da vida.

8 - Qual é a mais fácil de todas as coisas?

-- Dar conselhos.


Porém, quando chegou à nona pergunta, nosso Sábio disse um paradoxo. Deu uma resposta que, estou seguro, não foi jamais entendida pelo mundano interlocutor, e que, para a maioria das pessoas terá um sentido superficial. A pergunta foi esta:

9 - Qual é a mais difícil de todas as coisas?

E o Sábio de Mileto replicou:

-- Conhecer a si mesmo.

A identidade de interesses é o mais seguro dos vínculos, seja entre Estados, seja entre indivíduos.

Agali agali guinete e agurida méli.
grego.

Tradução: devagar, devagar, se faz a uva verde mel.

Antigo provérbio grego.
Com calma é que se alcança o verdadeiro amor a sabedoria.
O mel tem propriedades curativas, é doce, o favo de mel é uma maravilha de engenharia; revela a incomparável sabedoria e capacidade do Criador. Sábio, justo.

Senhores? Tem sido uma honra lutar ao lado de vocês por todo esse tempo. Não há glória maior para mim que liderá-los, então vos digo: um dia nos encontraremos em outro lugar. Reis e súditos iguais, mas não hoje. O barqueiro nos espera. Sugiro que ele espere um pouco mais”.

A Grécia me deu a sabedoria, a Itália a honra, o Japão a disciplina e os Estados Unidos a inteligência. E o Brasil? Ah o Brasil me deu a vergonha.

"A filosofia surgiu na Grécia como um esforço de apreender e dizer o 'ser' das coisas. A palavra 'ser' implica o reconhecimento de uma realidade objetiva estruturada, inteligível, comunicável de homem a homem."

Nos tempos da Grécia antiga, há muitos séculos, nós, Amazonas, eramos a nação mais avançada do mundo. Na Amazônia, as mulheres governavam e tudo estava bem.

"Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum

Os lobos que só sabem perseguir, os corvos tão valentes contra os mortos, os abutres que seguem o vencedor e devoram os despojos desprezados, como fugiram todos, quando ele, como Apolo vibrando áureo arco, a seta deparou contra a serpente!

Pensamento pela metade é igual pagina corrompida

Conhece-te a ti mesmo..." É o supremo Conhecimento !..."

Inserida por RITAMENINAFLOR

Será que na Grécia Antiga escreviam nas carroças ZEUS É FIEL?

Há tantos paradigmas na sociedade atual que nossa educação deve voltar para a Grécia Antiga para sobreviver.

A filosofia nasceu na Grécia da mesma forma que os europeus inventaram a bússola, a pólvora, o número zero, a escrita, o sistema decimal...

Na Grécia antiga a Ética era a toga de um homem. Sem ela ele se sentia nu. Hoje, no ritmo da moda, a Ética é um adereço, uma tiara ou mesmo uma fivela de cabelo. Tem gente que usa, tem gente que não usa. E se usar, usa do jeito que quiser.

Inserida por VicenteJrPOETA

‘DEMOCRACIA?
¬Historicamente, a democracia tem suas raízes na antiga Grécia;
definida como o governo do povo, para o povo e pelo povo!
Na verdade, impraticável nos dias atuais, até pela imensa quantidade de cidadãos. No Brasil em 1980 erámos 80.000.000 hoje estamos perto de 200.000.000 de brasileiros!

Como filosofia política, poderia ainda ter sua aplicabilidade, não fosse o descaso dos governantes sobre os governados. O que se percebe, em todos os escalões do governo, é o jogo continuado de interesses pessoais, sem nenhum interesse no bem comum.
Existem exceções, porém são pouquíssimas e não justificam mais a continuidade da democracia, seja direta, semidireta ou representativa, como sistema de governo.

Democracia representativa hoje; em realista análise, é uma fábrica de corruptos e corruptores. O povo já não agüenta mais tanta roubalheira de dinheiro público, essa é a verdade.

Na democracia direta o povo se reunia nas praças e ali tomava decisões políticas.
No mundo atual o sistema é impraticável.

No Brasil, a democracia representativa, não esta funcionando. Resta então a esperança de se criar um novo sistema, antes que o caos social atinja seu ponto máximo, aí já era!

Partido político é quando um grupo de pessoas se unem para promover os interesses da Nação, mediante o emprego de um processo específico, com o qual todos se achem de acordo!
No Brasil é uma baderna, com políticos sem definição ideológica, partidos sem programas, plataforma ou propostas, tudo isso junto com regras eleitorais que são inaceitáveis para a escolha do síndico de um condôminio!

Algum inocente aí; ainda acha que o desastre da administração pública no Brasil não tem nada a ver com a democracia representativa que acaba gerando a corrupção?

Aristóteles já dizia, há mais de 2000 anos: A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si!

É preciso mudar o sistema; com regras, que possam ser praticadas, justas e confiáveis e executar...
Assim é que não pode ficar!

Inserida por Vargas

Um mito, criado na Grécia Antiga, os sentidos primordiais da palavra mythos eram os de palavra ou discurso. Na literatura grega, mythos surge com o sentido de história ou narrativa a transmitir através da palavra. É diferente de lenda, porque uma lenda pode ser uma pessoa real que concretizou feitos fantásticos, como Pelé, Frank Sinatra, etc. Um mito é um personagem criado, como Zeus, Hércules, Hidra de Lerna, Fênix, etc. Então, quem ainda não criou nada não pode ser chamado de mito, pois não passa de invenção do imaginário popular, nesse tempo atual e desde que foi estudado. Sobre o quê estou escrevendo? Ah, por nada. Deu vontade.

Inserida por swamipaatrashankara

Se eu tivesse que te comparar a um lugar,
Eu te compararia a Grécia,
Se eu tivesse que te comparar a um sentimeto,
Eu escolheria a alegria,
E se eu tivesse que te dizer apenas uma palavra,
Eu diria: Sorria!
Pois tua alma sempre serás linda,
Como a paisagem que cabe nessa fotografia!

Inserida por simone_franciscani

O que mais ocorre, porém, na Grécia, é o Imbecil que não se dispõe nem como joio, nem como trigo. É o conquistador compulsivo da teoria própria, senhor cacoético do sorriso de deboche ...

Acima de qualquer disputa cereal, lá nem não está: aparte, pairante.

Inserida por asmotelicos

a mulher na história
é a peça mais bonita
na Grécia, em Roma
nas fotografias e líricas

hei de sempre se destacar
pelo locomover ou pelo respirar
intrínsecos detalhes á observar
para abrir os olhos e nela enxergar


foi quando seu cheiro soprou
os lírios do jardim chamado solidão
que em meus olhos pairou novamente a mansidão.

enchendo de emoção esse duro coração, não há nada mais profundo para expressar essa gratidão
além dessa canção.

Inserida por HiastLiz