Frases de imperadores romanos

A felicidade da vida depende da qualidade de nossos pensamentos.

Marco Aurélio The Emperor-Marcus Antonius: His Conversation with Himself (2010).

É mais fácil encontrar homens que se voluntariam para morrer do que encontrar aqueles que estão dispostos a suportar a dor com paciência.

Júlio César Comentários sobre a Guerra Gálica.

Num Estado livre a língua e o espírito deviam ser, da mesma forma, livres.

Tibério Nero César As vidas dos doze Césares: Julio César, Augusto, Tibério, Calígula, Cláudio, Nero, Galba, Óton, Vitélio, Vespasiano, Tito, Domiciano / Suetônio. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2012.

Justiça é o propósito fixo e constante que dá a cada homem o que lhe é devido.

Justiniano I Institutiones.

Seja tolerante com os outros e rigoroso consigo mesmo.

Marco Aurélio Meditations: A New Translation (2002).

Amigos, hoje perdi o dia.

(Citado em Suetônio, Vida do Césares, Tito, 8.
Assim disse o imperador uma noite, lembrando-se de não ter feito nenhuma boa ação naquele dia.)

Vamos para onde nos chamam os prodígios dos deuses e a iniquidade dos nossos inimigos. A sorte está lançada.

Júlio César As vidas dos doze Césares: Julio César, Augusto, Tibério, Calígula, Cláudio, Nero, Galba, Óton, Vitélio, Vespasiano, Tito, Domiciano / Suetônio. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2012.

Um bom pastor deve tosquiar o seu rebanho, mas nunca escorchá-lo.

Tibério Nero César As vidas dos doze Césares: Julio César, Augusto, Tibério, Calígula, Cláudio, Nero, Galba, Óton, Vitélio, Vespasiano, Tito, Domiciano / Suetônio. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2012.

⁠Considerando que é possível tu deixares esta vida a qualquer momento, administra cada ato, palavra e pensamento em consonância com isso.

Marco Aurélio Meditações. São Paulo: Edipro, 2019.

É inútil conhecer a lei sem conhecer as pessoas para as quais ela foi estabelecida.

Justiniano I Institutiones.

O Retiro da Alma.
Mas tudo isto revela uma grande simplicidade de espírito, porque podemos, sempre que assim o quisermos, encontrar retiro em nós mesmos. Em parte alguma se encontra lugar mais tranquilo, mais isento de arruídos, que na alma.

Nunca deixe o futuro perturbá-lo. Você vai encontrá-lo, se estiver com as mesmas armas da razão que hoje te armam contra o presente.

A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela.

Se te ocorrer, de manhã, de acordares com preguiça e indolência, lembra-te deste pensamento: "Levanto-me para retomar a minha obra de homem".

Se tens dificuldade em cumprir um intento, não penses logo que seja impossível para o homem; pensa quanto é possível e natural para ele, e que também pode ser alcançado por ti.

Puxar em comum, mas não pensar em comum.

⁠Não é a morte que um homem deve temer, mas nunca ter começado a viver.

Sempre que te vejas obrigado pelas circunstancias a sentir-te confuso, retorne a ti mesmo rapidamente e não te desvies fora de teu ritmo mais do que o necessário. Pois serás mais dono da harmonia graças a teu contínuo retomá-la.

Muito mais respeito temos por aquilo que os nossos vizinhos possam pensar de nós do que por aquilo que pensamos a nosso próprio respeito.

Não te Deixes Ludibriar pela Opinião

Considera que não são as acções dos outros que nos perturbam, pois que pertencem ao domínio das suas vontades, mas a opinião que sobre ela formamos. Suprime-a, pois: trata de anular o juízo que te deixa indignado e a tua cólera se desvanecerá.

Não julgues as coisas ausentes como presentes; mas entre as coisas presentes pondera as de mais preço e imagina com quanto ardor as buscarias se não as tivesses à mão.

Se teu temor não é aquele de algum dia cessar de viver, mas aquele de nunca principiar uma vida em harmonia com a natureza, tu serás uma pessoa digna do mundo que te gerou.

Marco Aurélio
Meditações. São Paulo: Edipro, 2019.
Inserida por pensador

Não julgue alguém pela aparência no primeiro encontro, pois não percebemos as qualidades da alma logo de cara.

Pensamento negativo, gera diálogo interno destrutivo.

Não se entregue aos sonhos de ter o que você não tem. mas reconheça a sorte de bençãos que você possui, e depois lembre-se de como você as desejaria se elas não fossem sua.

Tudo o que acontece é tão normal e já esperado como a rosa na primavera ou o fruto no verão; isto é verdade para a doença, para a morte, para a calúnia, para a intriga e para todas as outras coisas que deliciam ou incomodam os tolos.

⁠Convém que penses que em pouco tempo não estarás em lugar nenhum, nem entre essas coisas que agora vês, nem entre esses seres vivos atualmente existentes.

⁠Certamente, bem aventurada a boca que me julga
Tão falsa e sínica que confundiria com a de Judas;

⁠Se alguém pode refutar-me e provar de modo conclusivo que penso ou procedo incorretamente, de bom grado mudarei minha forma de agir. Pois persigo a verdade, que nunca prejudicou ninguém; o contrário, se prejudica o que persiste em seu próprio engano ou ignorância.

Marco Aurélio
Meditações. São Paulo: Edipro, 2019.

⁠A alma é tingida com a cor de seus pensamentos.