Gostar de Animais
Tanto no circo como na igreja moderna encontramos entretenimento e animais ferozes.
A diferença é que na igreja moderna os lobos estão sempre famintos.
“A beleza está no caráter do homem, nos movimentos e cores dos animais e na simplicidade da criança’.
Chegamos a um estágio, onde temos tudo em abundância, poderíamos ser felizes, iguais aos animais. Mas, a ganância, o egoísmo e a inveja, não deixa essa felicidade acontecer.
“Semear sementes é um trabalho voluntarioso de pássaros, animais e insetos, semear ideias é uma responsabilidade de cada cidadão”.
Brahma Kumaris
Os animais possuem carma? Porque animais sofrem? Até que nível fazem escolhas, pois a inteligência deles existe mas, é menor que a nossa.
Acredito que em parte temos livre-arbítrio mas, muita coisa não temos escolhas, estamos sujeitos ao ambiente e terceiros.
Pense nos animais queimando no pantanal, tiveram escolha? Foi cármico? Ou estão pagando pela consequência de compartilhar o mesmo planeta que os humanos, de nossa irresponsabilidade e egoísmo?
Esse foi o momento que eu quebrei com toda ou qualquer religião.
Segui o Hinduísmo por alguns anos, não o deixo de seguir, acontece que quando seguimos os Hindus, temos que estar preparados para uma alimentação, assunto complexo que aqui não exponho. Primeiramente, quero deixar claro que apesar de meu comentário eu não sou budista. Apenas me interesso por todo tipo de filosofia. Segundo o budismo, os animais tem carma, sim.
Mas essa questão é extremamente complexa. Caso seja do seu interesse, sugiro pesquisar em livros sobre a filosofia budista. Há livros que explicam especificamente a questão do carma.
Terra seca de grande beleza
Onde os animais ali se despejam
Onde o fogo os consome
Onde muitos passam fome
Más o tal do homem
Continua a sassear sua fome
Sem saber que o futuro vai ser duro
Como a pedra que usou para construir seus muros
A leve consciência do ser que não pensa
Os levará a sua própria inexistência.
Para estar aqui hoje, muitos animais foram mortos para me alimentar. Muita árvores deram os seus frutos. Muitas plantas deram suas folhas.
Há algo chamado “distância crítica”. Quando animais encontram intrusos em seu território, eles observam primeiro. Depois atacam quando o intruso chega a uma certa distância.
O consumo de carne envolve morte, separação e desrespeito pelos animais que consumimos. Como seres conscientes, devemos nos perguntar se essa é a energia e a evolução que queremos perpetuar em nossa sociedade e em nossos próprios corpos.
Amar os animais e comê-los é uma contradição com a qual muitos de nós lutam, tanto por motivos éticos quanto de saúde. Devemos confrontar nossa própria consciência e decidir se estamos dispostos a contribuir para prejudicar criaturas inocentes a fim de satisfazer nosso desejo por carne.
Quando optamos por consumir a carne e o sangue de animais, também estamos absorvendo sua energia, que nem sempre é positiva. Por outro lado, quando optamos por consumir alimentos de origem vegetal, estamos absorvendo a energia do sol, da terra e da água, que contribuem para o crescimento e a evolução da vida.
Nós estamos transformando o que resta das florestas em cidades e animais silvestres em animais domésticos, alguns livres outros em cativeiro e todos comem o que nós comemos.
Observar
Observar o mundo, Observar as coisas, observar as pessoas, observar os animais, observar as situações, observar os comportamentos, os sentimentos. Talvez observar de mais, me torne um observador nato, e talvez isso até seja um defeito em mim, por essa parte da minha pessoa transparecer algo que não seja para o outro, por apenas parecer que estou olhando e não observando.
Acho que se os animais falassem não seria conosco que iam bater papo.
Tem raiva de mim e por isso pense que tem o direito de se vingar nas pessoas próximas e nos animais, faz com que você não passa de um covarde, por não ter coragem de me encarar de frente por medo que tomo uma atitude radical na qual não quer que aconteça.
Animais de estimação acabam dando mais atenção do que as pessoas. Criem um cão, um gato, e parem de mendigar atenção das pessoas.
Entendendo oque é viver.
Agora antes de tudo, acredito que uma gama dos animais racionais anseiam sim o purgar e o sofrer...
Não há um se quer, que não tenha em seus relatos matinais, o prazer dos diálogos de suas angústias diárias.
Anseiam a solidez no afago e carinho de outros mediante a carência e o vitimismo!
Somos hospedeiros, ou células de carências.
